★★★★ Crítica: Camus e o Teólogo é teatro que aguça a inteligência e respeita o livre pensar

Com Fernando Alves Pinto e Alexandre Barros, Camus e o Teólogo – Um Encontro Improvável aguça inteligência do público © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Camus e o Teólogo – Um Encontro Improvável
Avaliação: Muito Bom ★★★★

Camus e o Teólogo – Um Encontro Improvável é daquele tipo de peça que nos provoca cócegas na cabeça com perguntas sem respostas fáceis. Ou seja, aguça nossa inteligência. Em um mundo cada vez mais imediatista, só de provocar dúvidas a quem tem tantas certezas já faz desta uma produção merecedora de tirar-nos do conforto de uma série do streaming debaixo de cobertas para ir ao teatro. No caso, o Teatro Aliança Francesa, que admiravelmente mantém sua elegância enquanto seu entorno sucumbe diante do descaso das autoridades públicas com o centro paulistano. Mas, voltemos à peça. Ela nos apresenta o encontro real de Albert Camus, filósofo existencialista franco-argelino, e Howard Mumma, ministro da Igreja Americana de Paris. A obra tem estofo dramatúrgico, já que é baseada no livro Albert Camus and the Minister, escrito pelo próprio religioso que se aproximou do filósofo ateu e influenciou seu pensamento. Cássio Junqueira e Cassio Scapin fazem a adaptação do texto para a cena teatral, que encontra uma sutil encenação de Clarisse Abujamra, na qual a cena serve ao texto, sem deixar de criar belas e poéticas imagens. A impossibilidade do homem diante da guerra, a existência ou não de Deus e discussões acerca da liberdade, do poder, do amor, da vida e da morte perpassam o diálogo entre os dois, com Alexandre Barros na pele de Mumma e Fernando Alves Pinto como Camus, ambos em atuações sofisticadas e condizentes com a proposta minimalista deste espetáculo, com luz de Ivan Abujamra, figurino de Roberto Alencar, cenografia de Daniela Galli e trilha original de André Abujamra, com Daniel Torrieri Baldi na direção de produção. Completa o elenco, na pele da filósofa Simone Weil, a atriz Amazyles de Almeida, que constrói um respiro interessante ao embate masculino central. Em um mundo contemporâneo repleto de antagonismo e velocidade, é interessante ver dois homens discutindo civilizadamente e calmamente suas diferentes visões de mundo, sem que um precise exterminar o outro. Nada é mais inteligente e sofisticado.

Camus e o Teólogo – Um Encontro Improvável
Avaliação: ★★★★ Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
No Teatro Aliança Francesa. Rua General Jardim 182, Vila Buarque, São Paulo, tel. 11 3572-2379. Sex. e sáb., 20h. Dom., 18h. R$ 60,00. Até 6/8/2023.

Blog do Arcanjo mostra cenas da peça Camus e o Teólogo – Um Encontro Improvável no Teatro Aliança Francesa

Blog do Arcanjo mostra atores de Camus e o Teólogo no camarim do Teatro Aliança Francesa

Ficha Técnica

Camus e o Teólogo – Um Encontro Improvável

Livre adaptação do livro “Albert Camus and The Minister”, de Howard Mumma
Idealização: Alexandre Barros.
Adaptação: Cássio Junqueira e Cassio Scapin.
Direção Geral: Clarisse Abujamra.
Direção: Clarisse Abujamra e Amazyles de Almeida.
Elenco: Alexandre Barros e Fernando Alves Pinto.
Participação Especial: Amazyles de Almeida.
Direção de Produção: Daniel Torrieri Baldi.
Cenografia: Daniela Galli.
Figurino: Roberto Alencar.
Iluminação: Ivan Abujamra.
Trilha Sonora Original: André Abujamra.
Preparação Corporal: Suzana Mafra.
Preparação Vocal: Edi Montecchi.
Coordenação de Projeto: Érika Braga.
Produção Executiva: Fernanda Lorenzoni.
Assistente de Produção: Gabrielle Ventura.
Assistente de Iluminação e Operação: Rodrigo Sawl.
Contrarregra: Felipe Caiafa.
Cenotécnica: Armazém Cenográfico.
Assessoria Contábil: Contabilizi: Gestão Contábil.
Assessoria Jurídica: Maristela Bueno.
Administração: Alexandre Barros.
Design Gráfico: Emerson Brandt.
Fotografia Artística: Rinaldo Martinucci.
Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes.
Redes Sociais: Talyta Follow.
Produção: Desembuxa Entretenimento.
Realização: Alexandre Barros.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *