Maíra Baldaia enfrentou processo de cura do câncer enquanto gravava álbum Obí: documentário narra bastidores
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Maíra Baldaia, uma das cantoras mais talentosas da nova geração, enfrentou um duro período enquanto gravava seu recém-lançado álbum Obí com seu contagiante afro pop mineiro. A artista viveu o processo de cura de um câncer e conta como foi passar por tudo isso no mini-documentário Obí – Frente & Verso, que acaba de ser lançado no Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Sob direção de Tainá Evaristo e codireção da própria cantora e compositora, o filme mostra os bastidores da feitura do disco duplo lançado pelo selo Natura Musical. O trabalho ainda tem depoimentos de nomes como os cantores Mauricio Tizumba e Bia Nogueira, o empresário musical Jorginho Velloso e o jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado. “Eu me desnudo e conto também o processo de cura de um câncer que vivi ao mesmo tempo em que gestava e gravava Obí junto a essa equipe incrível que esteve lado a lado nesta construção”, revela Maíra Baldaia ao Blog do Arcanjo. A artista está com a agênda movimentada nos próximos meses. Em agosto, toca no dia 17 no Hacktown Festival, em Santa Rita do Sapucaí, no interior de Minas, e no dia 18 se apresenta no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, e no dia 20 na Festa de Agosto, em Montes Claros, no norte do estado. Já setembro será a vez de fazer shows em São Paulo, no interior e na capital. O Blog do Arcanjo mostra a seguir o minidoc de Maíra Baldaia e o lyric full álbum Obí.
MINI-DOC OBÍ | FRENTE E VERSO – MAÍRA BALDAIA
Direção e Montagem: Tainá Evaristo Co-Direção e Argumento: Maíra Baldaia Direção de Fotografia: Fernando Leles Lettering: Tainá Evaristo Imagens/ Vídeos: Tainá Evaristo, Fernando Leles, Maíra Baldaia, Lu Diniz, Alice Lobo Fotografia still: Ariane Silva, Lu Diniz Produção Executiva: Alice Lobo Coordenação de produção: Maíra Baldaia, Alice Lobo, Cléber Camargo Gestão financeira: Sérgio Manfrini Designer gráfico: Octávio Cardozzo Assessoria de imprensa: Jorge Velloso/ Alá Comunicação e Cultura Marketing digital: Agência Jangada/ Marina Mattoso Agradecimentos: Filmes de Areia, Nengua Mametu Monasanje, Tata Kamus’ende, Tata Nbele, Cássia Almeida, Cláudia Lage, Lázara dos Anjos, Led, Apartamento 03, Notequal, Spaten, Studio Glow Coworking, Kuenda, Enia Dara Moda Afro, Kace Patrocínio: Natura Musical via Lei Estadual de Incentivo à Cultura Realização: Governo de Minas Gerais Apoio: Nzo Jindanji kuna Nkosi, Espaço DellArt e Prospecção Participações Gravado em Belo Horizonte e Betim, Minas Gerais, 2023.
MAÍRA BALDAIA – LYRIC FULL ALBUM | OBÍ
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.