Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Com 23 anos de trajetória, o Grupo Gattu representa o Brasil, pelo segundo ano consecutivo, no 76º Festival Internacional de Edimburgo, o mais importante evento do teatro do mundo, realizado na capital da Escócia, Reino Unido, neste mês de agosto. O Blog do Arcanjo cobre com exclusividade os detalhes desta viagem.
Veja como foi Grupo Gattu em Edimburgo e Dublin!
Antes de aportar na última semana do concorrido evento, a atriz e diretora Eloisa Vitz e as atrizes Mariana Fidelis e Miriam Jardim fizeram uma rápida e produtiva parada em Londres. Elas aproveitaram o último fim de semana para ver o bom e velho teatro londrinho.
A primeira sala que estiveram foi o Garrick Theatre, no West End, para ver The Crown Jewels, uma divertida história de uma gangue que tenta roubar as joias da coroa britânica, sob direção de Sean Foley e texto de Simon Nye.
A segunda obra foi no icônico Harold Pinter Theatre, no West End, onde viram Dr. Semmelweis, peça de Stephen Brown com o ator Mark Rylance dirigido por Tom Morris. “É uma das melhores peças que já vi. Trata de uma impactatente e verídica história de um médico revolucionário, que descobre as bactérias. O texto não vai numa narrativa linear e usa muito flashbacks. A direção do Tom Morris é emocionante, com mulheres em cena na pele de bailarinas e musicistas, criando uma encenação poética”, conta Eloisa Vitz.
A terceira peça em Londres foi Oklahoma!, musical de Rodgers & Hammerstein, no Wyndham Theatre, que não provocou tanta empolgação nas atrizes brasileiras. “É um musical que foi montado em 1946 sobre o velho oeste norte-americano e que ganha uma nova roupagem que tem sido elogiada nos jornais londrinos”, relata Eloisa Vitz.
Já a quarta peça, dessa vez bem mais apreciada pelas atrizes do Grupo Gattu em Londres, foi Tina – The Tina Turner Musical, no belíssimo Aldwych Theatre.
“Um musical com uma história muito potente, com essa mulher negra que viveu a violência familiar desde pequena e depois no casamento, mas que nasceu com o dom divino da voz. Várias questões estão presentes, como o empoderamento feminino e a força da mulher negra. A atriz que faz a Tina, Aisha Jawando, é impressionante! O elenco também é maravilhoso. A obra traz importantes discussões, sobretudo por pensar que a plateia em Londres é majoritariamente branca. É um musical que tenho certeza que os brasileiros iriam amar”, opina Eloisa Vitz.
A quinta e última peça que o Grupo Gattu viu em Londres foi As You Like It, no Globe Theatre, reconstrução fiel ao teatro no qual William Shakespeare encenou suas obras. “É uma experiência mágica estar sentando em um teatro como Shakespeare concebeu e vale muito a visita, sobretudo porque fomos no anoitecer e foi lindo assistir à mudança de luz. É importante dizer que os atores interpretam de um jeito desprentensioso e a plateia vai ao delírio. Creio que os inglesese estão acostumados a ver Shakespare sempre tão formal e por isso valorizam essa despretensão”.
Após a rápida e proveitosa passagem por Londres, Eloisa Vitz, Mariana Fidelis e Miriam Jardim embarcaram para Edimburgo. Em breve, novidades por aqui.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.