Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A APTI, Associação de Produtores Teatrais Independentes, acaba de lançar um programa de orientação gratuita para produtores culturais de todo o Brasil que necessitam de consultoria em diversas áreas, como inscrição em editais até os caminhos para apresentação de um projeto no mercado, captação de recursos, divulgação e prestação de contas. A consultoria será focada nas particularidades de cada proposta, e os consultores são membros profissionais de referência no mercado em cada uma das áreas abordadas. Os produtores culturais interessados deverão inscrever seus projetos pelo site https://www.apti.org.br/. Não custa lembrar que a APTI criou o Fundo Marlene Colé para apoiar técnicos e artistas cênicos do Estado de São Paulo durante a pandemia e distribuiu 970 cartões de Vale Refeição e mais de 6,4 mil cestas básicas, beneficiando 7.380 famílias de profissionais da cultura. O Blog do Arcanjo conta quem são os mentores:
André Acioli – Formado como ator, atualmente realiza trabalhos como curador artístico, gestor de equipamentos culturais (Teatro Vivo e Teatro Porto), direção e produção teatral. Desde 2021, está como presidente da APTI.
Dani Angelotti – Diretora da Cubo Produções e vice-presidente da APTI. Além de suas produções em mais de 50 espetáculo teatrais, trabalha com gestão de projetos para outras produtoras, realizando inscrição em Leis de Incentivo à Cultura e editais, coordenação administrativa e prestação de contas. É parecerista e membro de comissão de diversas leis de incentivo e editais no Brasil.
Henrique Benjamin – Diretor da Benjamin Produções, com 13 anos de experiencia, tem como foco divulgar o teatro como agente cultural e informativo, incentivando a cultura nas suas mais diversas formas, levando à cena textos inteligentes e instigantes através de montagens cuidadosas, cercado de profissionais qualificados.
Cenne Gots – Produtora, administradora, gestora financeira e consultora de projetos culturais há mais de 20 anos. Está à frente da MCG Produções desde 2005, trabalhou em mais de 40 projetos culturais realizados com diversas companhias e Instituições culturais. É graduada em ciências econômicas, especializou-se em Leis de Incentivo à Cultura. Por 4 anos foi titular da bancada de artes cênicas da CNIC. Fez parte da diretoria da Cooperativa Paulista de Teatro e da Associação dos Produtores Teatrais Independentes.
Sonia Kavantan – Produtora Cultural, Socióloga e Pedagoga com mais de 35 anos de experiência. É sócia da Kavantan & Associados – Projetos e Eventos Culturais Ltda e da LS – Gestão e Comunicação Cultural Ltda. Trabalha com consultoria, formação, coordenação, execução, programação e produção cultural. Ministra inúmeros cursos, oficinas e palestras sobre incentivos fiscais à cultura e produção. Atua ainda como analista de projetos para a área pública e privada.
Adriana Balsanelli – Graduada em Comunicação Social, atua como assessora de comunicação em projetos focados em cultura/entretenimento. Atualmente é responsável pela assessoria de imprensa do Teatro Porto, possui experiência em gestão de projetos culturais em instituições como; British Council Brasil, Casa das Caldeiras, Sesi-SP, em festivais como; FilteBahia – Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia, Boca do Céu – Encontro Internacional de Contadores de Histórias, Phenomena Festival de Cinema, Bienal Sesc de Dança, FIT Rio Preto, e grupos de teatro como; Grupo Tapa, Grupo XIX de Teatro, além de inúmeros espetáculos teatrais.
Claudio Fontana – Ator e produtor teatral. Estreou na Globo em Deus nos Acuda, de Sílvio de Abreu (1992) e logo despontou na emissora. Também esteve em Fera Ferida (1993), As Pupilas do Senhor Reitor (1994), gravou Ciranda de Pedra (2008), entre outros trabalhos. Depois foi para Record e participou de Rei Davi, entre 2011 e 2012. Atualmente tem focado seu trabalho como produtor teatral, além de atuações nos palcos.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.