O Retrato do Bob: Ymoirá Micall, 2023
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Foto BOB SOUSA
@bobsousa
Ymoirá Micall vem se destacando nos palcos, transitando entre o teatro, a dança e a performance. A multiartista posa com exclusividade para o renomado fotógrafo Bob Sousa na coluna O Retrato do Bob no Blog do Arcanjo. Neste mês, estreou a obra Fracassadas BR, na qual assina dramaturgia e direção com Ave Terrena. Aos 31 anos, se define como “travesti, atriz, diretora de teatro, dramaturga, coreógrafa y fundadora da Cia. Sacana”. Eclética, também fez as obras Distrito T – Cap. 1 (2022), Pindaúna (2020) e O canto de Odé (2017). Entre 2015 e 2019, integrou a Cia. de Teatro Fuerza Bruta, da Argentina, com direito a várias turnês internacionais. Ao som de funk e na energia do ballroom e das quebradas, a nova obra, com elenco LGBTQIA+ e de maioria negra, foca na vida de “bixas, sapatonas e transviadas”, que se refugiam em uma boate para uma espécie de “luta, revolta, baile e manifesto”. Depois da bem sucedida estreia paulistana na sede do IBT, na Bela Vista, Fracassadas BR faz nova temporada de 21 a 30 de setembro no Instituto Pombas Urbanas, na Cidade Tiradentes. E depois emenda terceira temporada de 12 a 29 de outubro aporta no Tusp, na Vila Buarque. Ymoirá Micall é fabulosa.
*Bob Sousa é fotógrafo, mestre em Artes pela Unesp e crítico e jurado de Teatro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e do Prêmio Arcanjo de Cultura. É autor do livro “Retratos do Teatro” (Ed. Unesp) e da exposição Retratos Bob Sousa. Retrata grandes personalidades da cultura no Blog do Arcanjo desde 2012 na coluna O Retrato do Bob com assistência de Daniela Hamazaki.
Siga @bobsousa
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.