O Retrato do Bob: Ione de Medeiros, 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Foto BOB SOUSA
@bobsousa
Aos 81 anos e há quase meio século à frente do Grupo Oficcina Multimedia – GOM, do qual é fundadora em 1977, Ione de Medeiros merece respeito. Ela recebeu o fotógrafo Bob Sousa no hotel em que está hospedada em São Paulo para este exclusivo O Retrato do Bob no Blog do Arcanjo. Também responsável pelo festival Verão Arte Contemporânea – VAC na capital mineira, onde a juiz-forana vive desde 1967, a diretora celebra o sucesso de público e de crítica da montagem de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, pelo GOM, no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, onde encerra temporada nesta segunda, 18. Como professora e diretora em instituições e eventos como a Fundação Artística de Belo Horizonte, o Centro Pedagógico da UFMG e o Festival de Inverno da UFMG, ela fez história. Recentemente, lançou o livro Grupo Oficcina Multimedia – 45 anos, pelo Selo Lucias, em parceria com a Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça) e SP Escola de Teatro, ambos sob comando de Ivam Cabral. Mulher pioneira na direção, ela está no prumo de um dos mais longevos grupos teatrais do Brasil. Ione de Medeiros é nome fundamental no teatro brasileiro. Merecedora de nossos aplausos de pé.
*Bob Sousa é fotógrafo, mestre em Artes pela Unesp e crítico e jurado de Teatro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e do Prêmio Arcanjo de Cultura. É autor do livro “Retratos do Teatro” (Ed. Unesp) e da exposição Retratos Bob Sousa. Retrata grandes personalidades da cultura no Blog do Arcanjo desde 2012 na coluna O Retrato do Bob com assistência de Daniela Hamazaki.
Siga @bobsousa
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.