CineBH: Filme paraguaio Guapo’Y vence prêmio do júri e da crítica; conheça os ganhadores

17ª CineBH: vencedores posam após cerimônia de premiação em Belo Horizonte © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Belo Horizonte – MG*

O audivisual brasileiro cada vez mais perto do de nossos vizinhos latino-americanos e em janela aberta para o mundo. Este foi o foco da 17ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e do 14º Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting, eventos que foram encerrados neste domingo, 1º de outubro, em cerimônia de premiação no Cine Theatro Brasil Vallourec, no centro da capital mineira, seguida de festa que reuniu os participantes do evento realizado desde 26 de setembro pela Universo Produção, sob direção de Raquel Hallak. O público total das atividades foi de 15 mil pessoas, segundo a organização.

NÚMEROS
17ª CineBH reuniu mais de 15 mil pessoas com programação gratuita que ocupou 8 espaços em Belo Horizonte, exibiu 93 filmes, realizou 32 debates e 360 encontros de coprodução no 14º Brasil CineMundi, que contou com 60 participantes de 18 países.

No mesmo ano em que o Festival de Gramado abandonou sua mostra competitiva latino-americana, a CineBH inaugurou neste ano sua mostra competitiva com foco em filmes da América Latina.

O longa-metragem Guapo’Y, coprodução entre Paraguai, Argentina e Qatar com direção da paraguaia Sofía Paoli Thorne, foi escolhido o melhor filme da Mostra Território tanto pelo júri oficial quanto pelo júri da crítica.

No primeiro caso, o grupo composto por Sara Silveira (produtora), Mariana Queen Nwabasili (pesquisadora e curadora), Roberto Cotta (crítico e professor), André Novais Oliveira (cineasta) e Carla Italiano (pesquisadora e professora) justificou a escolha apontando o fato de que “a rememoração é uma forma de ressignificar o passado e garantir a existência de futuros possíveis” e exaltou “os elementos articulados com maestria pela diretora desse longa, que soube dosar com precisão o gesto que se aproxima para melhor escutar e o que respeita as violências sofridas na pele das personagens ao saber lhes dar a distância necessária”.

Pelo prêmio do júri oficial, Guapo’Y ganhou o Troféu Horizonte e um prêmio de R$ 10 mil oferecido numa parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Cultura e BH Film Comission.

O júri oficial escolheu ainda a “melhor presença”, prêmio dado à atriz Gisela Yupa por sua performance em Diógenes, filme peruano de Leonardo Barbuy, por identificar no trabalho dela “possibilidades e potências renovadoras para a firmação de indígenas atrizes e atores em diferentes propostas cinematográficas contemporâneas que dialogam com perspectivas decoloniais”.

Outro prêmio foi o destaque do júri para “a força coletiva do povo de Tumaco como uma espécie de personagem complexo e indomável” no filme colombiano “Puentes en el Mar”, de Patricia Ayala Ruiz.

Pelo júri da crítica, formado por Luiz Zanin Oricchio, Pedro Henrique Ferreira e Mariana Mól, a escolha de Guapo’Y se deveu à “delicadeza como o filme expõe fatos tão atrozes e seu gesto que descortina, aos poucos, as memórias apagadas e as duras experiências de uma das mais longas ditaduras da América Latina”.

Público assiste a filme na Praça da Liberdade durante a 17ª CineBH © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2023

Brasil CineMundi

O projeto na categoria Em Desenvolvimento vencedor do prêmio dado pelo Júri Oficial, formado pelos produtores Jamie Weiss (Espanha), Julia Alves (Brasil) e Leonardo Ordoñez (Espanha), foi “Paisagem de Inverno” (MG), com direção de Marco Antônio Pereira e produção dele mesmo junto com Marcelo Lin e Rodrigo Meireles, da empresa produtora Abdução Filmes. O projeto levou o Troféu Horizonte e ganhou prêmios dos parceiros da 17a CineBH e do 14o Brasil CineMundi: DOT (R$ 15.000 em serviços de finalização), MISTIKA (R$ 15.000 em serviços de pós-produção), Parati Films (800 euros em tradução de roteiros para longa-metragem – português para francês) e Naymovie (R$ 15.000 em serviços de locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria).

O júri justificou a escolha por “Paisagem de Inverno” por “abordar uma realidade local que comunica globalmente, olhando para um Brasil que não é visto, por imaginar futuro e existência a uma comunidade em meio às ameaças da exploração de recursos naturais e pela capacidade do diretor de colocar em prática seu método, aflorando a força do seu olhar”.

Profissionais do audiovisual participam de rodada de negócios no BrasilCineMundi durante a CineBH com 18 países representados © Leo Fontes Universo Produção Blog do Arcanjo 2023

Cooperação e intercâmbio

O projeto “Infantaria” (AL), com direção de Laís Santos Araújo e produção de Pedro Krull, da Aguda Cinema, ganhou o Prêmio MAAF (vaga para produtor no Málaga Festival Fund & Co-production Event, na Espanha, em 2024), justificado por apresentar “paisagens pouco vistas no cinema brasileiro, criando um filme que mistura o arco narrativo de seus protagonistas a elementos de realismo mágico baseado no cotidiano do nordeste do país”.
O Prêmio World Cinema Fund (Alemanha) foi para “A Mala da Noite”, direção de Janaina Wagner e produção de Mariana Mól e Luana Melgaço (produtora Anavilhana), por “prever um trabalho de design de público muito multifacetado e com infinitas possibilidades”. O mesmo projeto levou também o Prêmio RIDM – Doc Lab Montreal (logística para participar do RIDM – Festival Internacional de Documentário de Montreal) por sua “proposta de criação coletiva e catártica, na qual são reveladas as contradições entre uma paisagem idílica e a violência que a cerca”.

Já o Prêmio Torino Film Lab (vaga para produtor no TFL Meeting Event, na Itália, em 2022) foi para o projeto “Orquestra”, direção de Urânia Munzanzu e produção de Flávia Santana (Acarajé Filmes), justificado por “notáveis habilidades criativas, motivação inabalável e energia única e ilimitada” das realizadoras. Também o Prêmio Nuevas Miradas (Cuba) foi para “Orquestra”, por sua proposta de “quebrar estereótipos com emoção, reflexões e uma narrativa poderosa que desafia as normas estabelecidas”.

“Sal da Noite” (DF), de Vinicius Fernandes e Leonardo Hecht, com produção de Hecht, venceu o Prêmio Encuentros BioBioCine (Chile) por “recuperar a identidade de uma cidade, mudar o rumo e voltar aonde nasceu”. “Turma 101”, direção de Wagner Novais e produção de Sabrina Garcia, Leo Ribeiro Roberto Berliner, levou o Prêmio DocSP (vaga para produtor de documentário da categoria Em Desenvolvimento nas rodadas de negócios na próxima edição do DocSP); e “Cartoleiras”, direção de Juliana Antunes e produção de Laura Godoy, ficou com o DocMontevideo (consultoria).

O Conecta (vaga para produtor de documentário da categoria Em Desenvolvimento no Conecta – International Documentary Industry Meeting, no Chile) foi para “Boy”, direção de Michel Carvalho e produção de Fernando Sapelli. O prêmio CTAV/Edna Fuji para projeto de documentário seguiu para “Depois da Aula”, direção de Pedro Nishi e produção de João Pedro Bim e Lucas Silva Campos, enquanto na categoria Foco Minas o escolhido foi “Zoografias”, direção de Pedro Carvalho e produção de Luna Gomides.

Na categoria WIP – Work in Progress, “O Silêncio das Ostras”, de Marcos Pimentel e produção de Luana Melgaço, levou o prêmio O2 Pós para seção Montagem. Na mesma seção Montagem, o prêmio Mistika (R$ 15.000 em pós-produção) ficou com “Negror em Paisagens”, de Joyce Prado e Sidney Santiago Kuanza, com produção de Joyce Prado. O prêmio Islote Post (Chile), seção Mercado, escolheu “Espelho Cigano”, de João Borges e produção de Carolina Gontijo, enquanto o O2 Pós Mercado foi para “Kasa Branca”, direção de Luciano Vidigal e produção de Bárbara Defanti, Roberto Berliner, Sabrina Garcia e Cavi Borges.

Participantes do Brasil CineMundi na CineBH 2023 © Leo Fontes Universo Produção Blog do Arcanjo 2023

17ª CineBH 2023
VENCEDORES

Mostra Território:

Melhor Filme: “Guapo’Y” (Argentina, Paraguai e Qatar) dirigido por Sofía Paoli Thorne.

Melhor presença: Gisela Yupa por “Diógenes” (Peru).

Destaque do Júri: “Puentes en el Mar” (Colômbia) de Patricia Ayala Ruiz.

Mostra Território (Júri da Crítica Abraccine:
“Guapo’Y” (Paraguai) dirigido por Sofía Paoli Thorne.

Brasil CineMundi:

Projeto em Desenvolvimento Vencedor: “Paisagem de Inverno” (MG) dirigido por Marco Antônio Pereira.
Prêmios dos Parceiros: DOT, MISTIKA, Parati Films, Naymovie.

Prêmio MAAF: “Infantaria” (AL) dirigido por Laís Santos Araújo.

Prêmio World Cinema Fund (Alemanha): “A Mala da Noite” dirigido por Janaina Wagner.

Prêmio RIDM – Doc Lab Montreal: “A Mala da Noite” dirigido por Janaina Wagner.

Prêmio Torino Film Lab: “Orquestra” dirigido por Urânia Munzanzu.

Prêmio Nuevas Miradas (Cuba): “Orquestra” dirigido por Urânia Munzanzu.

Prêmio Encuentros BioBioCine (Chile): “Sal da Noite” (DF) de Vinicius Fernandes e Leonardo Hecht.

Prêmio DocSP: “Turma 101” dirigido por Wagner Novais.

Prêmio DocMontevideo: “Cartoleiras” dirigido por Juliana Antunes.

Prêmio Conecta (Chile): “Boy” dirigido por Michel Carvalho.

Prêmio CTAV/Edna Fuji: “Depois da Aula” dirigido por Pedro Nishi.

Prêmio Foco Minas: “Zoografias” dirigido por Pedro Carvalho.

WIP – Work in Progress:

Prêmio O2 Pós (Montagem): “O Silêncio das Ostras” dirigido por Marcos Pimentel

Prêmio Mistika (Pós-produção): “Negror em Paisagens” dirigido por Joyce Prado e Sidney Santiago Kuanza.

Prêmio Islote Post (Chile, seção Mercado): “Espelho Cigano” dirigido por João Borges.

Prêmio O2 Pós Mercado: “Kasa Branca” dirigido por Luciano Vidigal.

17ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

A 17ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 14º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2022 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite da CineBH e Universo Produção.

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Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
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