Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Uma boa drag queen aprende na vida a fazer do limão uma limonada. E assim foi na estreia do Gongada Drag, o mais novo show de humor da praça sob comando de Bruno Motta que reúne as drags que estão bombando na noite, no streaming e nas redes, participantes dos dois maiores realities do ano dedicados ao gênero: Drag Race Brasil, a versão brasileira do icônico programa criado por RuPaul Charles na Paramount +, e Caravana das Drags, a atração nacional comandada por Íkaro Kadoshi e Xuxa Meneghel na Amazon Prime Video — ambos programas indicados ao Prêmio Arcanjo 2023 na categoria Streaming TV, que tem cerimônia no próximo dia 13 no Teatro Sérgio Cardoso.
Sou comediante há 25 anos e a gente conhece três respostas da platéia: risada, gargalhada e aplauso. O resultado que a gente vê nesse tipo de show que é o Gongada Drag é uma coisa muito única: além de gargalhar o tempo todo, a platéia GRITA, comemora como se fosse um gol! Eu sei que faltava um evento pra esse público que curte drag, humor e não é exatamente o público da balada, até porque eu também sou esse público. Eu tava rindo ali na minha cadeira de apresentador e me divertindo demais com elas.
Bruno Motta
humorista e diretor do Gongada Drag
GONGADA DRAG Compre seu ingresso para 22/11/2023 no Teatro das Artes!
GONGADA DRAG Compre seu ingresso para 21/12/2023 no Clube Barbixas
O humorista Bruno Motta, artista gay pioneiro no ainda tão machista stand up nacional, é o idealizador e produtor do projeto, que realizou primeria apresentação na última terça, 31 de outubro, Dia das Bruxas, no Clube Barbixas. A efeméride não passou incólume. Anunciada como principal atração da noite, Silvetty Montilla, uma das mais lendárias drags brasileiras, não pôde comparecer, devido a problemas de saúde. Enviou um audio pedindo desculpas pela ausência e dizendo sabiamente: “preciso pensar só na minha saúde” neste momento. Ela está coberta de razão e mandamos as melhores energias de pronta recuperação a esta verdadeira lenda da noite nacional.
Se não pôde comparecer, Silvetty teve uma representante afetiva na noite. Sua amiga Iô Iô Vieira de Carvalho, com quem dividiu apartamento por sete anos e verdadeiro ícone do centro de São Paulo, hoje radicada do bairro de Sapopemba, na zona leste paulista, “que ficou melhor depois do monotrilho”, disse ela, engraçadíssima, antes de avisar que precisaria sair mais cedo antes do fechamento do transporte público. A veterana, que prefere ser chamada de transformista em vez de drag, ainda lembrou que seu nome é uma homenagem à avenida mais gay de São Paulo, a Avenida Vieira de Carvalho, que liga o Largo do Arouche à Praça da República, “antes de virar Cracolândia”. Foi aplaudidíssima.
As grandes estrelas da noite foram a classuda Desiree Beck, saída da Caravana das Drags, e inteligente Hellena Malditta, a carismática Shannon Skarllet e a barbie Melusine Sparkle — que deu spoiler involutnário de Hellena Malditta como finalista do reality —, participantes da primeira edição do Drag Race Brasil. Cada uma com sua atmosfera, todas se saíram bem apresentando um afiado texto criado por Motta, com piadas impagáveis e muita gongação. As gongadas à ausente Silvetty Montilla foram mantidas por muitas delas, falando para um trono vazio.
A noite também contou também com o comediante Fernando Pedrosa, que precisou suar diante da agilidada de resposta das drags, sobretudo Shannon Skarllet, e a humorista Babu Carreira, ele abertamente um homem gay e ela uma artista que já se declarou bissexual. A plateia era formada majoritariamente por gays e pessoas da comunidade LGBTQIA+, com direito a nomes famosos aplaudindo como Organzza, também participante do Drag Race Brasil. Teve até gente do público que até subiu ao palco para gongar as rainhas também.
Com tanto sucesso na largada, a Gongada Drag já anunciou duas novas sessões: no dia 22 de novembro no Teatro das Artes do Shopping Eldorado e no dia 21 de dezembro, em apresentação natalina no Clube Barbixas. Certamente lotarão.
O Blog do Arcanjo acompanhou todos os detalhes da noite e mostra as imagens exclusivas.
GONGADA DRAG Compre seu ingresso para 22/11/2023 no Teatro das Artes!
GONGADA DRAG Compre seu ingresso para 21/12/2023 no Clube Barbixas
Gongada Drag: Drags do momento posam no camarim para o Blog do Arcanjo
Gongada Drag: Blog do Arcanjo mostra quem aplaudiu estreia do show de humor no Clube Barbixas
Gongada Drag: Blog do Arcanjo mostra imagens exclusivas da estreia no Clube Barbixas
GONGADA DRAG Compre seu ingresso para 22/11/2023 no Teatro das Artes!
GONGADA DRAG Compre seu ingresso para 21/12/2023 no Clube Barbixas
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.