Prêmio Cidadania da Parada SP realiza 22ª edição com festa da comunidade LGBTQIA+
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Maior premiação brasileira voltada à comunidade LGBT+, o Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+ organizado pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) realizou sua 22ª edição neste sábado, 2 de dezembro, no Masp, em São Paulo.
Foram premiados destaques em 14 diferentes categorias, em noite sob comando do ator Carmo Della Vecchia e da atriz e cantora Linn da Quebrada.
A noite ainda contou com números musicais de Edson Cordeiro, Bia Ferreira, Amanda Lyra, As Bee e Ella, que arrancou lágrimas da plateia ao cantar uma versão de Sujeito de Sorte, de Belchior.
Na categoria Artes Cênicas, que abriu a noite e da qual Miguel Arcanjo Prado foi jurado neste ano, venceu Brenda Lee e o Palácio das Princesas. Quem recebeu o troféu das mãos da dramaturga e jurada Ave Terrena foi a atriz Leona Jhovs, ao lado do diretor Zé Henrique de Paula.
Outro destaque foi em Audiovisual, com a vitória do documentário Ferro’s Bar, feito com financiamento coletivo e que concorria com a novela Terra e Paixão da Globo e o reality Drag Race Brasil, da Paramount +.
Na categoria Literatura – Ficção, Aline Zouvi levou pelo quadrinho Não Nasci Sabendo. Já Aline Custódio e Alessandra Oliveira foram eleitas as Influenciadoras Digitais do ano pelo perfil Maternidade Sapatão — mas não compareceram à cerimônia. Ex-ministra do Esporte, Ana Moser levou na categoria Esporte e a deputada federal Erika Hilton, na categoria Tema do Ano. Ambas não estiveram presencialmente, mas apareceram no telão, em vídeo de agradecimento. Música teve vitória de Ney Matogrosso sobre Ludmilla e Gloria Groove; o veterano da MPB também enviou vídeo.
A noite foi recheada de depoimentos de gente que fez história na Parada de São Paulo. As drags icônicas Silvetty Montilla e Salete Campari foram homenageadas e ovacionadas. Salete aproveitou para anunciar que será candidata a vereadora, além de dedicar o prêmio à memória de sua mãe drag, Miss Biá, que morreu na pandemia.
Nomes lendários que morreram neste ano como Zé Celso e Kaká Di Polly, além do DJ Pomba foram homenageados. A Parada SP ainda anunciou a data da Parada 2024: 2 de junho.
O Blog do Arcanjo mostra a seguir os vencedores e imagens da noite.
PARADA SP
22º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+
Confira os vencedores
Artes Cênicas
A Herança
Vencedora: Brenda Lee e o Palácio das Princesas
Erupção – O Levante Ainda não Terminou
Audiovisual:
Drag Race Brasil
Vencedora: Ferro’s Bar
Terra e Paixão
Campanha Publicitária
Empreendedorismo LGBTQIPN+ no Shark Tank/HNK
Vencedora: Demissão/Propeg
Tour do Orgulho/GUT
Digital Influencer
Bee40tona/Márcio Rolim
Gay Nerd/Marcel Nadale
Vencedora: Maternidade Sapatão/Aline Custódio e Alessandra Oliveira
Pequena Empresa
Vencedora: Canto Baobá
Torneira Bar
MCI Brasil
Média Empresa
Avenue Code
TozziniFreire Advogados
Vencedora: NIVEA
Grande Empresa
Vencedora: Accor
GE
TIM Brasil
Esportes
Vencedora: Ana Moser
Cris Rozeira
Moises Spilere
Imprensa
Agência Pública
Café da Manhã
Vencedora: Profissão Repórter
Literatura de Ficção
Vencedora : “Não Nasci Sabendo”
“Quarto Aberto”
“Sodomita”
Literatura de Não Ficção
“Direito, linguagem e internet: violência de gênero transfóbica e discurso de ódio no Twitter”,
Vencedor: “Semente de Vida: rejeição e aceitação de filhos/as/es LGBTI+ em lares cristãos”
“Trinta Segundos Sem Pensar no Medo”
Música
Gloria Groove
Ludmilla
Vencedor: Ney Matogrosso
Personalidade Aliada
Déa Lucia
Vencedor: Pastor Henrique Vieira
Rachel Macedo Rocha
Tema do Ano
Aliança Nacional LGBTI+
Duda Salabert
Vencedora: Erika Hilton
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.