Robson Catalunha volta ao teatro em The Boys in the Band – Os Garotos da Banda
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Um dos atores mais talentosos de sua geração, Robson Catalunha está de volta aos palcos e em grande estilo. O artista passa a integrar o elenco do clássico drama gay The Boys in the Band – Os Garotos da Banda, que faz segunda temporada neste verão, no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, sob direção de Ricardo Grasson e produção de Zuza Ribeiro, com a história de um grupo de rapazes gays nova-iorquinos que se reúne para celebrar um tumultuado aniversário.
Nos últimos tempos, Catalunha se dedicou à direção e à produção cultural, se destacando em projetos que dialogam com as novas tecnologias e a inteligência artificial nas artes cênicas, tendo sido indicado ao Prêmio APCA por O Híbrido, obra que se destacou durante a pandemia. Neste ano, ele ainda esteve à frente, ao lado de Dodi Leal, do projeto Senteacena: Gira de Biotecnologias da Cena, no Sesc Pompeia, eleito pelo Blog do Arcanjo o Melhor Projeto de Teatro em Novas Tecnologias em 2023.
Bob Wilson
Não custa lembrar que Robson Catalunha trabalhou com um dos grandes diretores mundiais, o estadunidense Robert Wilson, ou Bob Wilson para os mais íntimos, no musical Garrincha, de 2016, no Sesc Pinheiros, e também fez residência artística em seu prestigiado The Watermill Center, em Nova York.
A presença mais recente de Catalunha nos palcos como ator havia sido em 2019, na peça Mississipi, de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, da Cia. de Teatro Os Satyros, que fez temporada no Teatro Anchieta do Sesc Consolação. No mesmo ano, o sorocabano também dirigiu ao lado de Juan Manuel Tellategui o espetáculo Entrevista com Phedra, de Miguel Arcanjo Prado, sobre a diva cubana trans Phedra D. Córdoba. Em 2020, fez história ao dirigir no Theatro Municipal o espetáculo Divinas Divas, que reuniu trans e transformistas lendárias.
Garoto da banda
Agora, Robson Catalunha pode ser aplaudido ao lado dos atores Mateus Ribeiro, Heitor Garcia, Leonardo Miggiorin, Tiago Barbosa, Caio Paduan, Julio Oliveira, Fabrício di Pietro, Caio Evangelista e Gabriel Santana em The Boys in the Band – Os Garotos da Banda, às quartas, quintas e sextas, 20h30, de 10 de janeiro até 2 de fevereiro de 2024. Se ainda não foi, corra pra ver!
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.