Chama a Bebel, de Paulo Nascimento, é ótima pedida no cinema nestas férias de verão
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Nestas férias de verão, que tal ver um filme inspirador e altamente jovem? Chega aos cinemas nesta quinta, 11 de janeiro, Chama a Bebel, longa escrito e dirigido por Paulo Nascimento. Produzido pela Accorde Filmes e distribuído pela Paris Filmes, a produção chega a 252 salas neste fim de semana.”É o meu maior lançamento”, comemora o cineasta gaúcho em conversa com o Blog do Arcanjo.
De pegada jovem, o longa promete renovar o público cinematográfico nacional, atraindo a geração do streaming para as salas ao narrar a história de Bebel, interpretada por Giulia Benite, jovem atriz conhecida do grande público por interpretar Mônica nos filmes da Turma da Mônica. Bebel é uma adolescente PcD, que se muda do interior para a cidade grande e encara os desafios típicos desta fase da vida.
A personagem e seu entorno apresentam um retrato da geração contemporânea, já nascida nos domínios da internet e cada vez mais veloz nas novas tecnologias, sem deixar de se preocupar cada vez mais com temas como diversidade, inclusão e sustentabilidade. “Estamos falando sobre a vida, que é o conjunto de todos estes temas”, pontua Paulo Nascimento.
A primeira função de um filme sempre foi entreter, mas por que não acrescentar aí elementos que façam sair do cinema pensando um pouco? Esta é a missão de Bebel. Temos uma história de ação, de emoção, com grandes atuações, música, colorido”.
Paulo Nascimento
roteirista e diretor do filme Chama a Bebel
“Bebel é uma adolescente que se concentra em soluções”, conta Giulia Benite sobre sua personagem, que luta constantemente “para que as pessoas tenha atitudes melhores”. Ela avisa: “Precisamos de mais pessoas como Bebel”. A atriz afirma estar satisfeita em interpretar uma personagem “que não tolera mais esse tipo de comportamento preconceituoso”.
E Bebel precisa enfrentar temas espinhentos, como bullying e também um inescrupuloso empresário que realiza testes em animais sem qualquer tipo de culpa, além de demonstrar a preocupação de sua geração com a crise climática atual e as soluções individuais que podem retardar o fim iminente da Terra.
Também integram o elenco juvenil Pedro Motta, Flor Gil, Sofia Cordeiro, Antônio Zeni, Gustavo Coelho. Já o elenco adulto traz José Rubens Chachá e Larissa Maciel como o avô e a mãe de Bebel, enquanto que Flavia Garrafa interpreta a tia da menina na cidade grande, para a casa de quem a jovem se muda. Ainda estão no elenco Rafa Muller, o professor que apoia Bebel em suas aventuras, e também Evandro Soldatelli, Marcos Breda, Bele Rezzadori, Laura Souza e Luísa Sayuri.
Corra para os cinemas para ver Chama a Bebel, um filme leve e ao mesmo tempo profundo.
Filme vira livro
Escrito pelo roteirista e diretor Paulo Nascimento, o lançamento do livro homônimo do filme Chama a Bebel, que chega a 252 salas de cinema de todo o Brasil, terá sessão de autógrafos em São Paulo. O evento, que conta com a presença da atriz Giulia Benite, protagonista do longa, e grande elenco, acontece neste sábado (13 de janeiro), às 11h, na Drummond Livraria – localizada no Conjunto Nacional na Av. Paulista, nº 2073 – loja 153. A publicação é do selo Lucens Editorial, da Citadel Grupo Editorial. Estão todos convidados.
Chama a Bebel
Sinopse: “Chama a Bebel” acompanha a jornada de Bebel, uma brilhante garota que se muda do interior para a cidade grande. A personagem enfrenta as adversidades de um ambiente desconhecido, desafia estudantes populares do colégio e até um inimigo poderoso – um empresário da cidade que faz testes laboratoriais em animais – para defender suas causas. Mudar hábitos e comportamentos é sua meta e a sustentabilidade é seu princípio orientador.
Elenco: Giulia Benite, Pedro Motta, Sofia Cordeiro, Antônio Zeni, Gustavo Coelho, Flor Gil, José Rubens Chachá, Flavia Garrafa, Larissa Maciel, Evandro Soldatelli, Marcos Breda, Bele Rezzadori, Laura Souza, Luisa Sayuri e Rafa Muller.
Ficha Técnica:
Direção: Paulo Nascimento
Roteiro: Paulo Nascimento
Direção de Fotografia: Renato Falcão
Direção de Arte: Eduardo Antunes
Direção de Arte Assistente: Cristobal Alvarez
Figurino: Carol Scortegagna
Caracterização: Val Oliveira
Edição de Som: Marcelo Armani, Walther Neto
Montagem: Marcio Papel
Produção Executiva: Marilaine Castro da Costa, Flavio Barboza
Produtores Associados: Giulia Benite
Distribuição: Paris Filmes
Produção: Accorde Filmes
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.