Luedji Luna e Xênia França cantam música de abertura de Renascer, Lua Soberana
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Uma força baiana dupla e contemporânea vai ecoar todas as noites da tela da Globo. Com estreia marcada para o próximo dia 22 de janeiro, o remake de Renascer ganha novo tema de abertura. Parte da trilha sonora original de 1993, Lua Soberana, música de Ivan Lins e Vitor Martins, gravada originalmente por Sergio Mendes, desta vez ocupa o papel principal e será interpretada por Luedji Luna e Xênia França, duas cantoras baianas que vem fazendo sucesso na nova MPB e que pela primeira vez têm suas vozes na abertura de uma novela das 21h. Assim como na canção, ambas as artistas têm como pano de fundo de sua história a Bahia e o Candomblé, fatos que contribuíram para uma identificação imediata com a faixa que abre a próxima novela das nove. A seguir, as duas cantoras falam ao Blog do Arcanjo, que acompanha a carreira de ambas desde o começo, sobre este momento tão especial.
Duas baianas no topo
Cantora e compositora do hit Banho de Folhas, Luedji Luna nasceu em Salvador no bairro do Cabula e estudou música na Escola Baiana de Canto Popular. Voz ativa na militância racial e feminista, ela mergulha em sua ancestralidade e traz em sua arte mensagens fortes de luta, crenças, profundidade e amor.
É uma honra imensa cantar a trilha de abertura dessa novela que é um clássico da TV brasileira, Renascer. Mais feliz ainda por fazer isso junto a uma grande artista da minha terra: Xênia França! Vai ser histórico!”.
Luedji Luna
cantora
Nascida em Candeias, na região metropolitana de Salvador, Xênia França foi a única mulher integrante do grupo musical Aláfia ao longo de 5 anos até dar início à sua carreira solo, em 2017, onde encontrou espaço para expressar toda sua potência. Sua música tem referências de tambores de blocos afro, das fanfarras em que tocou na infância, jazz, entre outros. Ela é dona do hit Pra Que Me Chamas?.
É uma grande honra poder cantar essa música Lua Soberana, que faz parte do imaginário popular e que aborda um cenário poético de Salvador, na abertura de Renascer. Estou super feliz e grata de fazer parte de um projeto tão grandioso junto com a Luedji, que também é uma cantora baiana, porque isso traz outra simbologia para a nossa interpretação.”
Xênia França
cantora
Lua Soberana tem produção musical de Victor Pozas, Rafael Langoni e Rafael Luperi e entra como tema de abertura no lugar de Confins, canção que abria a trama original exibida pela Globo em 1993. Na versão original, Lua Soberana era a música que tocava na hora do intervalo comercial do folhetim.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.