Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Tiradentes – MG*
Uma noite de emoção e de defesa do audiovisual brasileiro em tempos de reconstrução da cultura na esfera federal. Assim foi a cerimônia de abertura da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, nesta sexta, 19, na cidade histórica barroca mineira, sob o tema As Formas do Tempo.
Repleta de poesia e reflexões filosóficas sobre o tempo e o audiovisual, com variadas referências à cultura mineira, a cerimônia teve roteiro de Raquel Hallak e Chico de Paula e direção do último, além de Lira Ribas como mestre de cerimônias e apresentações dos músicos Marcus Viana, Augusto Rennó, João Viana, Lais Lacôrte e Robert Frank, além do DJ Fê Linz na trilha.
Ao lado dos sócios Quintino Vargas e Fernanda Hallak, Raquel Hallak, diretora da Universo Produção, realizadora do evento, se emocionou em seu discurso de boas-vindas, lembrando a dificuldade que é, a cada ano dos últimos 27, realizar um evento deste porte e agradeceu aos apoiadores.
Quintino Vargas lembrou que a Mostra de Cinema de Tiradentes colocou a cidade barroca no mapa do turismo cultural brasileiro, sendo o primeiro grande evento da cidade, que hoje abriga 26 eventos anuais, segundo contou o prefeito Nilzio Barbosa no palco. A noite ainda teve parabéns para a cidade, que completou 306 anos de emancipação no mesmo dia.
A cada edição da Mostra de Cinema de Tiradentes são mais de 2.500 empregos gerados de forma direta e indireta e mais de 250 empresas mineiras na execução do maior evento do cinema brasileiro realizado no País. São mais de R$ 10 milhões injetados na economia local e mais de 35 mil pessoas beneficiadas”.
Raquel Hallak
diretora da Mostra de Cinema de Tiradentes e da Universo Produção
Centenas de personalidades culturais se reuniram no Cine Tenda, montado no Largo da Rodoviária de Tiradentes, para presenciar a abertura do calendário audiovisual brasileiro. Entre as autoridades estava Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual, que representou a ministra da Cultura, Margareth Menezes, que chegou a Tiradentes no sábado, 20, para abrir a segunda edição do Fórum de Tiradentes.
Homenageados
A noite celebrou as trajetórias de dois artistas mineiros do audiovisual: o diretor André Novais Oliveira e a atriz Bárbara Colen, conhecida do grande público por ter protagonizado o filme Bacurau.
Joelma Gonzaga celebrou seu retorno ao evento pelo segundo ano consecutivo como secretária do setor no Ministério da Cultura, elogiou a resiliência da Mostra em estar forte com quase 30 anos e relembrou momentos de sua própria trajetória como produtora executiva. “Trabalhei no filme ‘Breve Miragem do Sol’ (de Eryk Rocha) e testemunhei o teste de elenco da Bárbara Colen. Fiquei encantada com a entrega dela”, disse Joelma, em referência a uma das homenageadas da noite.
Pouco depois foi realizado o tributo ao cineasta André Novais Oliveira e à atriz Bárbara Colen, dupla mineira este ano sendo celebrada na Mostra por suas carreiras. Ambos subiram ao palco acompanhados de amigos e familiares para receberem o Troféu Barroco.
“Receber uma homenagem em Tiradentes nesse palco com essas pessoas e do lado desse cara (André)… Nem tenho palavras. Sempre tive paixão pelo cinema, mas demorei a me reconhecer como a atriz que eu sou”, disse Bárbara. “Essa homenagem é uma maneira de reafirmar um lugar de valor daquilo que eu faço e da presença e lugar que eu ocupo graças ao esforço de tantas mulheres da minha vida”.
Em seguida, André Novais também se mostrou emocionado pela homenagem, dedicou a noite aos sócios na produtora Filmes de Plástico, fez brincadeiras com a própria trajetória humilde e arrematou: “Ser preto de periferia e ter passado por tudo que passei e aí estar aqui hoje sendo homenageado por trabalhar com o que eu amo não é uma coisa que acontece sempre”.
André lembrou que 2024 marca duas décadas em que ele está ligado ao cinema e que a Filmea de Plástico completa 15 anos em abril. Dois novos filmes de André, “Roubar um Plano” (codirigido por Lincoln Pericles) e “Quando Aqui”, feito no mês de janeiro para estar na abertura da Mostra.
Blog do Arcanjo mostra abertura da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes
*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite da Mostra de Cinema de Tiradentes e da Universo Produção.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.