Mostra de Cinema de Tiradentes colore ruas da cidade histórica mineira com Cortejo da Arte

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Tiradentes – MG*
Teve festa e parabéns para Tiradentes, em seus 306 anos de emancipação, na passagem do Cortejo da Arte pela Rua Direita para celebrar a Mostra de Cinema de Tiradentes. A celebração com clima de Carnaval é um dos momentos mais aguardados pelo público do evento.
As mulheres artesãs tiradentinas do projeto social Toque de Mãos abriram o cortejo, logo após o “Parabéns pra Você”. Saindo da Igreja do Rosário com destino ao Cine Copasa na Praça, no Largo das Forras, o Cortejo da Arte fez um passeio musical pelas ruas tricentenárias tiradentinas embalado pelo Batucada das Minas, um coletivo de mulheres que se empoderam através da música e da cultura popular. O grupo conta atualmente com 45 mulheres, moradoras de Tiradentes, São João Del Rei e entorno.
E elas não foram as únicas. A Babadan Banda de Rua acompanhou o Cortejo com repertório de músicas autorais e releituras de renomados músicos brasileiros, com ritmos afromineiros, toques sagrados do candomblé, samba, afrobeat, afro-cubano, jazz, funk, soul, dentre outros.
A Guarda de Moçambique de Ouro Preto foi um dos pontos altos do desfile, entoando melodias e cantos singulares que transmitem a essência e a riqueza da tradição ancestral das Guardas de Congo, patrimônio imaterial mineiro. As crianças se divertiram com o Cortejo Brincante, com o Palhaço Alegria, e a tradicional Turma do Pipoca, grupo de bonecos formado por personagens que representam elementos que remetem ao universo do cinema: o Pipoca, O Lanterninha, a Baleira, o Projecionista, o Diretor, O Produtor, O Ator, A Artista e Assistente de Produção. As personagens foram interpretadas pelo grupo local Oficina de Teatro Entre & Vista. Foi uma festa que só.
O Blog do Arcanjo mostra a seguir as imagens do Cortejo da Arte.










*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite da Mostra de Cinema de Tiradentes e da Universo Produção.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.