Ed Moraes celebra 20 anos de carreira com Eu Não Sou Harvey em SP e no Rio

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Completar duas décadas de trajetória artística neste país chamado Brasil deve ser motivo de comemoração farta. Pois o ator Ed Moraes chega ao marco de 20 anos de atuação, celebrados com o solo Eu Não Sou Harvey – O Desafio das Cabeças Trocadas, por ele idealizado e com texto e direção de Michelle Ferreira.
A peça de Ed Moraes estreia temporada no Centro Cultural São Paulo em 15 de fevereiro, onde pode ser vista até 3 de março, com sessões de quinta a domingo. Em seguida, o espetáculo engata temporada no Rio de Janeiro, de 8 a 31 de março, no Teatro Municipal Café Pequeno.

No trabalho, o artista interpreta ninguém menos que Harvey Milk (1930-1978), político e ativista norte-americano que já foi interpretado no cinema por Sean Penn, vencedor do Oscar de melhor ator em 2009 pelo desempenho no filme Milk – A Voz da Igualdade, de 2008, também ganhador do Oscar de melhor roteiro original para Dustin Lance Black.

A obra aborda os últimos dias da vida do ícone na luta pelos direitos das pessoas LGBTQIA+ em São Francisco, onde foi brutalmente assassinado em 1978 por um colega político.
Decidi falar do primeiro político assumidamente gay dos EUA a ser eleito, um agente transformador e ícone mundial do movimento LGBTQIA+, que teve apenas 11 meses de mandato e que foi brutalmente assassinado. Não preciso nem dizer que essa era a ponte que ligava São Francisco (Califórnia) de 1970 ao Brasil atual e seu ranking mundial de assassinato à comunidade LGBTQIA+. Não dá pra ver nosso país alcançando esse posto e não fazer nada pra tentar refletir e problematizar sobre isso. Foi então que, anos depois, os caminhos me levaram até Michelle Ferreira, que já tinha escrito outra peça sobre homofobia, Tem alguém que nos odeia, e escreve e dirige Eu Não Sou Harvey.”
Ed Moraes
ator

Ator que já passou por trabalhos na TV como a série Tapas e Beijos, na Globo, Ed Moraes tem presença sempre marcante no teatro paulistano, no qual fez obras talentosas como Limpe Todo o Sangue Antes que Manche o Carpete. Ele também está no streaming nas séries Betinho (Globoplay) interpretando o personagem Herbert Daniel, e em Notícias Populares (Canal Brasil/Globoplay), no qual dá vida ao jornalista Gilbran. E agora protagoniza o solo Eu Não Sou Harvey no teatro.
Eu Não Sou Harvey – O Desafio das Cabeças Trocadas
De 15 de fevereiro a 3 de março – Quinta a sábado 20h, e Domingo 19h. 55 min. 14 anos. No Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Sala Jardel Filho – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso – Metro Vergueiro, São Paulo, SP.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.