Festival de Curitiba reúne 300 atrações de 25 de março a 7 de abril; ingressos estão à venda
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Ele é o maior, o mais concorrido e o mais importante festival de artes cênicas não só do Brasil como da América Latina. Afinal de contas, é gigante e longevo. O Festival de Curitiba chega à 32ª edição de 25 de março a 7 de abril com 300 atrações em uma farta programação. O evento reúne diferentes linguagens e estilos para além do teatro, como dança, circo, humor, música, oficinas, shows, performances e gastronomia. A venda de ingressos começa nesta terça-feira (6), pelo site oficial www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física no ParkShoppingBarigüi (piso térreo), na capital do Paraná. Neste ano, o Blog do Arcanjo completa 15 anos de cobertura do evento in loco.
Claro que não faltam astros e estrelas dos palcos e telas. Marco Nanini, Júlia Rabello, Maria Clara Gueiros, Patricya Travassos, Eduardo Moscovis, Bete Coelho, Georgette Fadel, Luís Melo, Clayton Nascimento, Ranieri Gonzales, Renata Carvalho, Kiko Mascarenhas, Cássia Damasceno, Grupo Galpão, Grupo Magiluth, Gerald Thomas, Fábio Porchat, Deborah Colker, Giovana Soar, Daniela Thomas, Alessandra Maestrini, Danilo Gentili, Ed Gama, Nany People são nomes confirmadíssimos.
Temos a proposta de produzir um ‘Festival para Todos’ no Festival de Curitiba, que abrace todos os tipos de públicos, idades, com acessibilidade, diferentes gêneros e estilos artísticos, mantendo boa parte da programação de forma gratuita e plural, promovendo assim, por meio da arte, a economia criativa e o turismo de Curitiba e região”.
Leandro Knopfholz
diretor e idealizador do Festival de Curitiba
Recebemos com grande expectativa as propostas da curadoria para a nossa 32ª edição, que, juntos, montaram uma grade diversa, com diferentes formatos de textos, linguagens e estilos. Será um Festival de Curitiba marcante, com grandes nomes da nossa dramaturgia, estreias e espetáculos que lotaram as salas de teatro em todas as regiões do país”
Fabíula Passini
diretora do Festival de Curitiba
O Blog do Arcanjo, que cobre o Festival de Curitiba in loco desde 2008, mostra a seguir os detalhes da programação.
Mostra Lucia Camargo
São 22 espetáculos que buscam traçar um panorama da produção teatral nacional a partir de um olhar curatorial do evento.
Estarão em cartaz no Guairão, espetáculos consagrados, como “Traidor”, escrita por Gerald Thomas para Marco Nanini, em que o personagem conduz o espectador por uma espécie de fluxo de sua consciência; como também a estreia nacional de “Agora É Que São Elas”, com direção e texto de Fábio Porchat, em que as atrizes e comediantes Júlia Rabello, Maria Clara Gueiros e Priscila Castello Branco extrapolam a questão de gênero e se transformam em 20 personagens protagonistas de esquetes; bem como o sucesso “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter”, peça encenada em mais de 20 países, com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis; além do mais novo espetáculo de dança de Deborah Colker, “Sagração”, que adiciona sons e ritmos brasileiros à partitura de Igor Stravinsky e conta com a energia, vigor e originalidade da linguagem da premiada companhia.
Já o palco do Guairinha recebe “Mutações”, com Luís Melo, indicado aos Prêmios Shell e APCA, em uma investigação sensível do caos contemporâneo a partir de múltiplas linguagens, como teatro, cinema, música e artes plásticas; o novo espetáculo do Grupo Galpão, “Cabaré Coragem”, que leva o público em uma atmosfera engraçada e delirante e os artistas dançam, cantam e fazem números de variedades em um formato inovador; bem como “Tatuagem”, adaptação do longa-metragem contemplado com o Kikito de melhor filme, peça que já recebeu indicação ao Prêmio APCA como melhor direção e 6 indicações ao Prêmio Bibi Ferreira; e a estreia nacional de “O Fantasma de Friedrich”, da produtora Bife Seco, de Curitiba, em uma obra em parceria com o maestro e compositor Enzo Veiga, mestre em teatro musical pela New York University, com produções feitas na Off-Broadway em Nova Iorque.
No Teatro da Reitoria, o espetáculo “Ana Lívia”, com texto de Caetano Galindo, que marca a volta da respeitada atriz Bete Coelho ao Festival de Curitiba, ao lado de Georgette Fadel, em uma concepção artística limpa, precisa e despida de enfeites; o solo musical “Azira’i”, com quatro indicações ao Prêmio Shell, que aborda a relação entre uma filha e sua mãe; e o Corpo de Dança do Amazonas com “TA | Sobre Ser Grande”, trazendo um dos mais respeitados grupos de dança do Norte do país, mantendo uma programação artística com repertório diverso, como um patrimônio imaterial reconhecido nacionalmente; bem como o drama musical “O Que Nos Mantém Vivos?”, indicado ao Shell de Melhor Direção e ao APCA de Melhor Espetáculo, dá seguimento à montagem ‘’O que Mantém um Homem Vivo?’, que estreou em 1973 no Teatro Oficina, celebrando os 65 anos da companhia que Renato Borghi fundou ao lado de Zé Celso.
O SESC da Esquina recebe o aclamado “Macacos”, que trata sobre a urgência da vida negra no Brasil e que traz o ator Clayton Nascimento junto aos prêmios Shell e APCA por sua atuação; além do musical “Leci Brandão – Na Palma da Mão”, que conta a trajetória de uma das maiores artistas brasileiras, que já foi assistido por um público estimado de mais de 5 mil pessoas em apenas 40 apresentações.
Já o Teatro Paiol será o local de dois dos mais comentados e elogiados espetáculos da atualidade, o teatro documentário de “Meretrizes”, que resulta de um trabalho de quase 1 ano com dezenas de profissionais do sexo, mesclando teatro e piano ao vivo; e o contemporâneo “Minifesto Transpofágico”, que já circulou por 9 países, em que a atriz, diretora e ativista Renata Carvalho faz questionamentos de como as pessoas enxergam o corpo travesti.
No Teatro Zé Maria, a dramédia “Meu Corpo Está Aqui”, um espetáculo baseado nas experiências pessoais de atrizes e atores PCDs, em que, em cena, eles falam abertamente sobre seus relacionamentos, seus corpos, seus desejos; o contemporâneo e elogiado “Todas as Coisas Maravilhosas”, que celebra os 40 anos de carreira do ator Kiko Mascarenhas, em um monólogo de grande sucesso de público e críticas; o drama musical manauara “Cabaré Chinelo”, sucesso que traz relevância política ao falar da outra face da belle époque no Amazonas; e a estreia nacional de “Três Luzes”, monólogo com Cássia Damasceno, escrito pela atriz e o cineasta Aristeu Araújo, marcando a primeira experiência do montador e diretor de filmes na direção teatral.
Ainda, na Mostra Lucia Camargo, os espetáculos “Apenas O Fim do Mundo”, do Grupo Magiluth, que completa 20 anos e será encenado no Palácio Garibaldi, contando a história de um homem que regressa à casa de seus familiares para lhes dar a notícia de sua morte próxima; e a performance-ritual “ÜHPÜ”, no Museu Paranaense, em uma transmutação corporal conduzida pelos xamãs em diálogo com os ancestrais, concebido a partir de experiências xamânicas com os indígenas Ye’pá Mahsã (Tukano) e Huni Kuin, direto do estado do Amazonas.
Fringe
Inspirado no Fringe do Festival de Edimburgo, na Escócia, o Fringe tem parte de sua programação gratuita e acessível a todos os públicos. A mostra ocupa teatros, praças, parques e ruas de Curitiba e Região Metropolitana, com mais de 285 espetáculos, produzidos por aproximadamente 1800 artistas e técnicos vindos de 12 estados do Brasil e de outros países, como Argentina, Peru, Chile e Bolívia, sendo 38 grátis.
O Fringe é uma mostra que não passa pela curadoria do Festival, nela, companhias de teatro, circo, música, dança e outras vertentes artísticas participam por meio de cadastro voluntário, separadas por “Mostras”, “Espetáculos de Rua” e pelo “Circuito Independente”. Neste ano, o Fringe contará com atrações vindas de todas as cinco regiões do Brasil e promoverá a sua segunda edição da “Rodada de Conexões”, que reúne e aproxima curadores e programadores de festivais e salas de teatro de todo o Brasil com companhias presentes no Fringe e, também, grupos radicados em Curitiba.
A Mostra Lucia Camargo e o Fringe são apresentados por Sanepar e Tradener – Comercialização de Energia, com patrocínio de EBANX, Banco CNH Industrial e New Holland, ClearCorrect, Copel – Pura Energia, Brose, UNINTER e GRASP.
Mostra Temporada de Musicais
Outra grande novidade na 32ª edição do Festival de Curitiba é a “Mostra Temporada de Musicais”, que ocupará o Teatro Positivo com quatro grandes montagens. Entre algumas das atrações já confirmadas, estão os sucessos “Ney Matogrosso – Homem com H – O Musical”, espetáculo com texto de Emílio Boechat e Marília Toledo, que homenageia o cantor camaleônico Ney Matogrosso, vivido no palco por Renan Mattos, que venceu o prêmio Destaque Imprensa Digital 2022 e foi indicado ao APCA, ambos na categoria de melhor ator; como também “Silvio Santos Vem Aí”, que homenageia o maior apresentador da TV brasileira, com a participação de personagens icônicos como Gugu Liberato, Hebe, Elke Maravilha, Wagner Montes, Bozo, Pedro de Lara entre outros, com músicas que marcaram essas décadas e animaram os programas de auditório. Outras duas grandes atrações serão divulgadas em breve.
A Mostra Temporada de Musicais é apresentada pelo Instituto J. Malucelli e pela Universidade Positivo.
Mostra Surda de Teatro
Outra novidade na edição de 2024, seguindo a importante acessibilidade à arte é a “Mostra Surda de Teatro”, que celebra o protagonismo de artistas surdos, apresentando a cultura e expressão artística em Libras. A mostra foi convidada para apresentar sete atrações no TUC – Teatro Universitário de Curitiba -, com espetáculos e performances como os dramas “Sede de Sangue”, do Recife – PE; “Dois Perdidos: A Língua Não Dita Numa Relação”, de São Carlos – SP; e “Surdo, Logo Existo”, de Curitiba; além das comédias “UFC UNIÃO FORÇA DA COMÉDIA: Mimico Putz x Palhaço Surddy”, de Macapá – AP e Recife – PE; “Um Perfume Pra Te Conquistar”, de Florianópolis – SC; bem como as experimentais curitibanas “Espaços” e “Visualinguas”.
Guritiba
Projeto cultural e social que ocorre durante todo o ano e tem seu pontapé durante o Festival de Curitiba, tem como foco a democratização do acesso à arte para crianças, adolescentes, educadores e famílias. Em 2024, o programa acontece de 26 de março até 7 de abril, com uma programação especial com espetáculos para toda a família.
Nesta edição, no Teatro Bom Jesus, o premiado espetáculo “Valentim Valentinho”, ganhador do Prêmio APCA 2023 de Melhor Direção na categoria Infanto-juvenil, que narra a história de um menino prestes a completar 11 anos e que sonha em ganhar ‘coragem’ de presente de aniversário; e “Itan e Tal”, do Grupo Baquetá, premiado como Melhor Iluminação em 2023 com o Troféu Gralha Azul, que conta a história de uma menina preta que adora cantar, brincar e cria um jogo chamado “Mundo Invertido das Palavras”, em que descobre que seu nome ao contrário é itaN. Antes dos espetáculos, o “Muralzinho de Ideias” traz brincadeiras e atividades artísticas para todos. Além disso, durante o período do Festival de Curitiba diversas ações levarão cultura, divertimento e educação de forma lúdica à diversas instituições sociais da região, com os espetáculos “Rádio Girolê”, “O Terreno Baldio”, “No Armário não Cabe Ninguém” e “Ynari: A Menina das Cinco Tranças”.
O Programa Guritiba é apresentado por BRFértil Fertilizantes, Banco CNH Industrial e New Holland, Peróxidos do Brasil e Sanepar, com patrocínio de Neovia Engenharia, Mili, Ritmo Logística, Tradener Comercialização de Energia, Grupo Barigüi e Schattdecor, com apoio da Impextraco.
MishMash
Mostra de variedades artísticas e performáticas que diverte famílias inteiras com números de malabarismo, mágica, mímicas, circo, palhaçaria, música, entre outras vertentes, ocorrerá 6 e 7 de abril, no Viasoft Experience – Universidade Positivo, com direção do experiente Ricardo Nolasko e curadoria de Pedro de Freitas e Rafael Barreiros, o Palhaço Alípio, que já confirmam a presença como Mestre de Cerimônias da cantora e atriz Alessandra Maestrini.
O MishMash é apresentado por Arotubi, Thales Group e Sanepar, com patrocínio de Tintas Darka, Universidade Positivo, Vianmaq Equipamentos, Gelopar, Itambé e Neovia Engenharia.
Risorama | 20 anos
Mantendo sua tradição em formato de um grande comedy club com os maiores nomes do humor do país, em apresentações com serviço de bar ao público, cujo anfitrião é Diogo Portugal, um dos precursores do stand-up no Brasil, o Risorama chega em sua comemorativa 20ª edição, trazendo humoristas de destaque da televisão, da internet e dos palcos. O mais tradicional festival de humor nacional ocorre de 28 de março a 2 de abril, no Viasoft Experience – Universidade Positivo, com nomes já confirmados como Danilo Gentili, Marlei Cevada, Igor Guimarães, Patrick Maia, Diguinho Coruja, Dra. Rosangela, Ed Gama, Nany People, Afonso Padilha, Matheus Ceará, entre outros.
O Risorama é apresentado por Grupo Potencial, Electra, Havan, Você + Seguro, Grupo Barigüi, com patrocínio de Uni Lubrificantes, Helisul Aviação, Universidade Positivo, Grupo Risotolândia, Balaroti, Porto a Porto, Therezópolis e Coca-Cola – FEMSA, com o apoio de Neovia Engenharia e Grupo Vellore.
Gastronomix
O primeiro evento artístico e gastronômico ao ar livre do país, que une programação de música instrumental, artes cênicas e gastronomia, com curadoria do estrelado Chef Celso Freire. Com a participação de restaurantes nacionais e internacionais, o evento utiliza gastronomia sustentável e fornecedores locais para diminuir ao máximo os impactos ambientais. Na programação, aulas-show e atividades para toda a família. O Gastronomix ocorre nos dias 6 e 7 de abril, das 11h às 18h, na Universidade Positivo, anexo ao lago e ao Espaço de Eventos.
O Gastronomix é patrocinado por Chocolates Weissburg, Thales Group, Universidade Positivo, Banco CNH Industrial e New Holland, Therezópolis e Coca-Cola – FEMSA.
Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.
32º Festival de Curitiba
Data: De 25/3 a 7/4 de 2024
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85 (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no ParkShoppingBarigüi – piso térreo – (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville), de segunda a sábado, das 10h às 21h, e, domingos e feriados, das 12h às 20h.
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.
Valores de ingressos:
Mostra Lucia Camargo – De R$00 a R$85 (entrada inteira), + taxa adm.
Risorama – De R$42,50 a R$85 (entrada inteira) + taxa adm.
Fringe – De R$0 a R$75 (entrada inteira) + taxa adm.
Interlocuções – Gratuito
Mostra Temporada de Musicais – De R$42,50 a R$85 (entrada inteira) + taxa adm.
MishMash – De R$30 a R$60 (entrada inteira) + taxa adm.
Programa Guritiba – De R$30 a R$60 (entrada inteira) + taxa adm.
Gastronomix – De R$15 a R$30 (entrada inteira) + taxa adm.
*Estudantes de teatro e artistas profissionais contam com ingressos promocionais de R$36 e R$18, somente na bilheteria física. Verifique as condições especiais para colaboradores de empresas apoiadoras.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.