Carnaval de Belo Horizonte tem mais de 500 blocos e aguarda 5,5 milhões de foliões
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Os blocos de rua prometem incendiar as ruas da capital mineira no que promete ser o maior Carnaval de Belo Horizonte da história, com 500 blocos e 5,5 milhões de foliões em blocos voltados para todos os perfis, entre eles os públicos infantil, terceira idade, afro, nerd, LGBTQIAP+, tutores de pet e focados no protagonismo feminino, entre outras temáticas relevantespara a sociedade e em prol da diversidade. Os mais de 500 cortejos previstos para 2024 saem nas nove regionais da capital de Minas Gerais. A programação completa dos desfiles está disponível no Portal Belo Horizonte.
Mapa do Carnaval de BH
A Prefeitura de Belo Horizonte disponibiliza o Mapa do Carnaval de Belo Horizonte 2024, guia em que os foliões poderão ver os pontos de concentração dos cortejos e a logística de locomoção dos blocos de rua que desfilarão em todas as regionais da capital. O mapa pode ser conferido no Portal Belo Horizonte.
Abertura afro
A folia será aberta oficialmente com o encontro de blocos afro Kandandu, nesta sexta-feira (9) e sábado (10), no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. No primeiro dia, o bloco se apresenta a partir de 18h. No sábado, o Kandandu continua no palco, com atrações a partir de 16h. A retirada dos ingressos gratuitos deve ser feita na internet. Nove blocos da cultura afros mineiros se apresentarão no Parque Municipal: Afoxé Bandarerê, Arrasta Bloco de Favela, Bloco Afrodum, Magia Negra, Oficina Tambolelê, Samba da Meia Noite, Swing Safado, Batucarte e Saravá Kizomba. A Corte Real Momesca do Carnaval de Belo Horizonte e Seu Vizinho também farão participações especiais no Kandandu. Entre uma atração e outra, o som ficará por conta do DJ Vini Brown.
Drones contra assédio
A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte vai utilizar drones durante o Carnaval 2024 para auxiliar os agentes no combate à importunação sexual. Também durante todo o período da folia, equipes do Grupamento de Proteção à Mulher “Guardiã Maria da Penha” vão circular entre os foliões, para alertar que importunação sexual é crime e que dá cadeia. As agentes femininas realizarão abordagens educativas e utilizar também o microfone dos trios elétricos para estimular as vítimas a denunciarem os autores de qualquer contato físico não autorizado, de cantadas insistentes ou de outras atitudes que tenham causado constrangimento a ela ou a outra mulher. NÃO continua sendo NÃO! Crianças e adolescentes também terão atenção especial na folia.
Água para o povo
A Prefeitura de Belo Horizonte vai disponibilizar oito caminhões-pipa para aliviar o calor dos foliões nos blocos de rua do Carnaval 2024. Os equipamentos ficarão situados em diversos pontos estratégicos da capital. A ação preventiva tem o intuito de mitigar os efeitos das ondas de calor, em especial, em eventos com grandes multidões, pensando no bem-estar e na saúde dos foliões.
Os caminhões-pipa armazenam, em média, 10 mil litros de água, quantidade que será disponibilizada por dia aos foliões. Os veículos serão mantidos em pontos das regiões Centro-Sul e Leste da capital, e na Pampulha. Confira abaixo as datas, horários e endereços em que os caminhões serão disponibilizados:
10/02 – 09h às 13h – avenida Dos Andradas, número 231, Centro (próximo à Praça da Estação).
10/02- 09h às 15h – rua dos Tamoios, próximo ao número 160, Centro.
10/02 – 10h às 17h – avenida dos Andradas, número 4.000, bairro Pompéia.
11/02 – 10h às 16h – avenida Coronel Oscar Paschoal , número 8, Pampulha.
11/02 – 10h às 17h – avenida dos Andradas, número 4.000, bairro Pompéia.
11/02 – 10h às 17h – rua Fernandes Tourinho, número 249, Savassi.
12/02 – 09h às 15h – avenida Afonso Pena, próximo ao número 597, Centro.
12/02 – 10h às 17h – avenida dos Andradas, número 4.000, bairro Pompéia.
12/02 – 10h às 17h – rua Fernandes Tourinho, número 249, Savassi.
13/02 – 10h às 17h – avenida dos Andradas, número 4.000, bairro Pompéia.
13/02 – 10h às 17h – rua Fernandes Tourinho, número 249, Savassi.
18/02 – 09h às 15h – avenida Afonso Pena, próximo ao número 597, Centro.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.