O Retrato do Bob: Marina Esteves, 2024
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A atriz Marina Esteves é um dos nomes potentes da cena contemporânea paulistana. Ela está em cartaz na peça Bom Dia, Eternidade, do Coletivo O Bonde, do qual é cofundadora, até 25 de fevereiro, no tradicional palco do Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, em São Paulo. Foi lá que ela posou com exclusividade para a coluna O Retrato do Bob, do fotógrafo Bob Sousa para o Blog do Arcanjo. A artista também é diretora, bailarina e pesquisadora do teatro negro, com reverberações e intersecções de gênero e raça na cena. Ainda esteve no musical de sucesso Gota D’Água {PRETA}, dirigido por Jé Oliveira a partir do clássico de Chico Buarque, espetáculo vencedor do primeiro Prêmio Arcanjo de Cultura, em 2019, no Theatro Municipal de São Paulo. Atuou ainda nos grupos Cia La Mínima e Núcleo Atômico. É também diretora e idealizadora de Zebra sem Nome, indicado a melhor espetáculo infanto-juvenil pelo Prêmio APCA de 2023. Pura potência.
*Bob Sousa é fotógrafo, mestre em Artes pela Unesp, onde é doutorando, e crítico e jurado de Teatro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e do Prêmio Arcanjo de Cultura. É autor do livro “Retratos do Teatro” (Ed. Unesp) e da exposição Retratos Bob Sousa. Retrata grandes personalidades da cultura no Blog do Arcanjo desde 2012 na coluna O Retrato do Bob com produção de Daniela Hamazaki.
Siga @bobsousa
Bom Dia, Eternidade conta a história de quatro irmãos idosos que sofreram um despejo quando crianças e recebem a restituição do terreno após quase 60 anos e se encontram para decidir o que fazer. Entre cafés e sambas, a peça descortina a realidade do passado olhando para o presente. Compre seu ingresso.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.