A MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo abriu sua nona edição, na qual celebra seus dez anos de história, nesta quinta, 29 de fevereiro, com o espetáculo Broken Chord [Acordo Rompido], de Gregory Maqoma e Thuthuka Sibisi, da África do Sul.
Misturando dança, canto [poderoso] e teatro em uma intensa dramaturgia do corpo e voz e sob recursos do teatro pós-dramático, o espetáculo foi fortemente aplaudido pelos brasileiros.
A obra conta com sensível recado decolonial, com um particular olhar para o que o colonialismo e o racismo advindo dele deixaram como marcas profundas não só na África do Sul como também no Brasil e em tantos outros lugares que vivenciaram a violência colonizadora na face da Terra.
Na exuberância de cinco décadas vividas, Maqoma dança com força e graça, peso e glória, unindo a quatro solistas execpcionais, donos não só de soberbas vozes como também de uma intensa presença cênica que a todo instante dialoga com o exímio bailarino, tal qual o coral pungente que abraça a cena com o estofado de suas vozes.
Nesta sexta, 1º, performer, coreógrafo e diretor Gregory Maqoma, um dos grandes bailarinos do mundo, demonstrou ser só satisfação diante da forte acolhida do público brasileiro, como revelou em entrevista exclusiva ao Blog do Arcanjo.
A noite passada foi incrível, fiquei emocionado com o amor que foi derramado sobre mim e a equipe. A partilha das lágrimas e a recepção por parte do público fizeram-nos sentir em casa. Nos sentimos seguros naquele palco e ainda mais seguros quando conhecemos e abraçamos o público que compartilhou conosco seu apreço pelo trabalho. Mal posso esperar para voltar ao palco nesta sexta e sábado. Muito obrigado”.
Gregory Maqoma bailarino e coreógrafo sul-africano
O espetáculo Broken Chord [Acorde Rompido] faz mais duas sessões, nesta sexta, 1º, e sábado, 2, às 21h, no Teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros.
O Blog do Arcanjo cobriu a estreia da 9ª MITsp com exclusividade e mostra quem aplaudiu os sul-africanos em fotos de Bruno Poletti.