O Retrato do Bob: Achille Mbembe, 2024
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Foto BOB SOUSA
@bobsousa
Convidado de honra e uma das estrelas da nona edição da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo), que começou no dia 1º e vai até 10 de março, o grande intelectual camaronês Achille Mbembe, 66 anos, posou com exclusividade para o fotógrafo Bob Sousa, em sua coluna O Retrato do Bob do Blog do Arcanjo. O historiador e filósofo radicado na África do Sul, que tem uma robusta obra sobre o racismo e é PhD na Sorbonne, na França, deu uma concorrida aula magna no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, nesta segunda, 4. Na atenta audiência, uma intensa presença negra, algo pouco usual naquele espaço de poder. Professor de História e Política na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, na África do Sul, ele também dirige a Innovation Foundation for Democracy. Vencedor do Prêmio Ernst Bloch (2018), tem seu trabalho traduzido em 15 línguas. Um de de seus textos mais conhecidos no Brasil é Necropolítica, de 2018, publicado pela N-1 Edições. Ele ainda é autor de Crítica da Razão Negra (2018, N-1 Edições), Políticas da Inimizade (2017, Antígona) e Brutalismo (2022, N-1 Edições), todos editados no Brasil. Grande pensador contemporâneo.
*Bob Sousa é fotógrafo, mestre em Artes pela Unesp, onde é doutorando, crítico e jurado de Teatro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e do Prêmio Arcanjo de Cultura. É autor do livro “Retratos do Teatro” (Ed. Unesp) e da exposição Retratos Bob Sousa. Retrata grandes personalidades da cultura no Blog do Arcanjo desde 2012 na coluna O Retrato do Bob com produção de Daniela Hamazaki.
Siga @bobsousa
Agradecimentos: Canal Aberto e MITsp.
- Fringe abre inscrições para peças do Circuito Independente no Festival de Curitiba
- Gaby Spanic, estrela de A Usurpadora, faz show em São Paulo no Carioca Club
- Restaurante Dona Lucinha resguarda o sabor de Minas Gerais em casarão histórico de Belo Horizonte
- Centro de Arte Popular de Minas Gerais tem coleção de rara beleza no Circuito Liberdade em BH
- Museu de Artes e Ofícios SESI é cartão-postal repleto de memória no coração de Belo Horizonte
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.