★★★★★ ANA CAÑAS CANTA BELCHIOR Avaliação: Ótimo Crítica por Miguel Arcanjo Prado
Ana Cañas vive um dos principais momentos de sua carreira de duas décadas na música com o álbum e a turnê Ana Cañas Canta Belchior, vencedora dos cobiçados Prêmio APCA e do Prêmio Arcanjo de Cultura. Neste trabalho, iniciado como live na sala de sua casa na pandemia e que logo se tornou uma das agendas de shows mais concorridas do país, ela se renovou como artista no encontro com a monumental obra do compositor cearense e dialogou profundamente com o Brasil em apresentações em palcos tradicionais e longínquos, cravando seu nome como representante da nova geração no panteão da música brasileira. O trabalho rendeu três registros audiovisuais, a live, um de estúdio e um gravado ao vivo em Sobral, terra natal de Belchior (1946-2017), no Ceará. Além disso, o álbum também teve lançamento em disco de vinil, como nos velhos tempos, para os fervorosos colecionadores dos bolachudos, que voltaram com tudo. O show fez sua última apresentação grandiosa na cidade de São Paulo, a de número 151, neste domingo, 10 de março de 2024, no Tokio Marine Hall, na zona sul da capital paulista. A apresentação teve como convidado especial Ney Matogrosso, ovacionado pelo público que lotou uma das maiores casas de shows do Brasil. Ney e Ana cantaram em dueto Paralelas e também Como Nossos Pais, dois dos maiores clássicos de Belchior, emocionando os presentes. É impressionante como Ana se apropriou de Belchior e o ressignificou nos corações de seu público durante um dos momentos mais difíceis da história recente do Brasil. A cantora sai gigante desse belíssimo encontro.
Na plateia, dois filhos de Belchior, Camila Belchior e Mikael Belchior, se emocionaram diversas vezes e elogiaram a apresentação em conversa com o Blog do Arcanjo. Camila Belchior estava satisfeita. “Eu enxergo essa turnê Ana Cañas canta Belchior com muita emoção, muita alegria. Eu sempre me lembro dele, então é sempre um momento que mistura muitas emoções. Obviamente a maior delas é o amor. Eu acho que a Ana tem tido um papel maravilhoso nesse espaço, nesse rejuvenescimento mesmo da obra. E eu sempre carrego ele comigo, então para mim é sempre um momento de conexão e de amor”, disse. Mikael Belchior, que é a cara do pai, definiu o show como “Maravilhoso”. E prosseguiu. “É um talento único da Ana Cañas, merecidíssimo o sucesso de todo o trabalho, todo o reconhecimento. Fico muito feliz pelo reconhecimento da obra do meu pai por novas gerações, alcançando mais e mais pessoas. Esse trabalho da Ana pra mim virou uma referência de como homenagear um artista como meu pai, mas fazer isso com a personalidade, com o talento e com amor e carinho próprios. Para mim foi sempre uma emoção muito grande assistir aos shows dela. Me lembra muita coisa da minha vida, do meu pai, da nossa história. E estou sempre na torcida pela Ana, que ela continue aí atingindo corações de todo mundo ao redor do Brasil com todo o seu talento e todo o seu carinho e todo o seu amor”, afirmou.
No show, Ana celebrou a presença da família de Belchior e também de Gracco, compositor de Um Rolê no Céu ao lado de Belchior, canção inédita da década de 1980 que Ana regravou e apresentou aos fãs no show, com poesia tecnológica e futurista que dialoga de forma profunda com os atuais tempos de inteligência artificial. No fim, Ana o dedicou a apresentação à garra de sua produtora Juliana Periscinotto, presente em todo o projeto, e anunciou seu novo empresário, Fernando Furtado. A cantora paulistana de 43 anos ainda segue realizando as últimas apresentações da requisitada turnê pelo país neste ano — ainda há dezenas de shows marcados —, enquanto prepara seu próximo projeto, ainda guardado a sete chaves. Aguardemos ansiosos.
★★★★★ ANA CAÑAS CANTA BELCHIOR Avaliação: Ótimo Crítica por Miguel Arcanjo Prado
Cobertura exclusiva Blog do Arcanjo
Ana Cañas Canta Belchior com participação de Ney Matogrosso na Tokio Marine Hall: Blog do Arcanjo mostra imagens do show
Ana Cañas Canta Belchior na Tokio Marine Hall: Blog do Arcanjo mostra quem aplaudiu cantora