Festival de Curitiba espera 200 mil pessoas em 300 atrações em 13 dias do maior evento das artes cênicas na América Latina

32º Festival de Curitiba começa com mais de 300 peças em 13 dias, entre elas o musical Silvio Santos Vem Aí © Adriano Doria Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial ao Festival de Curitiba*

Ele é o maior da América Latina no campo das artes cênicas. E não fica só nos palcos teatrais: abraça a gastronomia, a música, a dança, as crianças e outros gêneros artísticos que conversam entre si em uma ampla programação que abre nesta segunda, 25 de março, e vai até 7 de abril, em 13 dias de festa da cultura na capital do Paraná. Estamos falando do 32º Festival de Curitiba.

Tudo começa nesta noite com a inédita apresentação “Duelo da Amazônia”, o auto do Boi Garantido e do Boi Caprichoso do tradicional Festival Folclórico de Parintins (AM), que chega pela primeira vez à Região Sul do país. A força da floresta abre o maior e mais concorrido festival de teatro do Brasil. A expectativa de público para a edição é de 200 mil pessoas, com cerca de 300 atrações em 13 dias de programação, informou a organização ao Blog do Arcanjo, que cobre o evento in loco desde 2008, portanto, há 16 anos.

Será um Festival de Curitiba marcante, com grandes nomes da nossa dramaturgia, estreias e espetáculos que lotaram as salas de teatro em todas as regiões do país

Fabíula Passini
diretora do Festival de Curitiba

Nossa proposta é produzir um ‘Festival para Todos’, que abrace todos os tipos de públicos, idades, com acessibilidade, diferentes gêneros e estilos artísticos, mantendo boa parte da programação de forma gratuita e plural, promovendo assim, por meio da arte, a economia criativa e o turismo de Curitiba e região”.

Leandro Knopfholz
diretor do Festival de Curitiba
Nany Paople comanda a abertura do 32ª Festival de Curitiba © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Nany People comanda a abertura do Festival de Curitiba

A mestra da cerimônias da abertura será a comediante Nany People. Além da presença na abertura, a peça “Duelo da Amazônia” terá duas apresentações com venda de ingresso aberta ao público nos dias 26 e 27 de março, às 20h30, no Teatro Positivo. Neste ano, o Festival recebe outros três espetáculos de companhias vindas da região Norte do país, como o musical “Cabaré Chinelo”, o espetáculo de dança “Ta – Sobre Ser Grande” e a performance ritual “Üh-Pü”.

Além desta inédita integração regional, a programação da 32ª edição do Festival reúne entre suas 300 atrações, estreias nacionais de peças como “Agora É Que São Elas”, novo espetáculo dirigido por Fábio Porchat. Há também atrações premiadas como “Macacos” e “Azira’I” e peças com nomes consagrados como “Traidor”, escrita e dirigida por Gerald Thomas e estrelada por Marco Nanini. E muitos espetáculos gratuitos e para todos os gostos no Fringe, além de eventos com dança, circo, humor, música, oficinas, shows, performances e gastronomia.

Mais da metade das peças da Mostra Lucia Camargo já estão com a lotação esgotada e algumas delas, como “Mutações”, com o paranaense Luís Melo, abriram sessões extras. Os ingressos para todos os eventos estão disponíveis pelo site oficial e na bilheteria física no ParkShoppingBarigüi (piso térreo).

Alex Bartelli, Luís Melo e Andréia Nhur estão em Mutações no Festival de Curitiba © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Mostra Lucia Camargo e Fringe

Em 2024, a curadoria da Mostra Lucia Camargo está novamente a cargo da produtora e pesquisadora Daniele Sampaio, da atriz e diretora Giovana Soar e do dramaturgo e crítico teatral Patrick Pessoa, que selecionaram 22 espetáculos que representam a diversidade do atual cenário do teatro nacional.

Uma das tradições do Festival de Curitiba é o Fringe, que não passa pela curadoria do Festival, do qual as companhias de teatro, circo, música, dança e outras vertentes artísticas participam por meio de cadastro voluntário. 

Como parte de sua programação gratuita e acessível a todos os públicos, a mostra ocupa teatros, praças, parques e ruas de Curitiba e Região Metropolitana, com mais de 285 espetáculos, produzidos por aproximadamente 1800 artistas e técnicos vindos de 12 estados do Brasil e de outros países, como Argentina, Peru, Chile e Bolívia, sendo 38 deles apresentados de forma gratuita.

A Mostra Lucia Camargo e o Fringe são apresentados por Ourocard, Sanepar e Tradener – Comercialização de Energia, com patrocínio de EBANX, Banco CNH Industrial e New Holland, ClearCorrect, Copel – Pura Energia, Brose, UNINTER e GRASP.

Musical Silvio Santos Vem Aí! - Foto: Adriano Doria/Divulgação - Blog do Arcanjo
Musical Silvio Santos Vem Aí! está no Festival de Curitiba © Adriano Doria/Divulgação – Blog do Arcanjo

Mostra Temporada de Musicais

Outra grande novidade na 32ª edição é a “Mostra Temporada de Musicais”, que ocupará o Teatro Positivo com quatro grandes montagens. São eles, além do espetáculo de abertura, os sucessos “Ney Matogrosso – Homem com H – O Musical”, espetáculo com texto de Emílio Boechat e Marília Toledo, que homenageia o cantor camaleônico Ney Matogrosso, vivido no palco por Renan Mattos, que venceu o prêmio Destaque Imprensa Digital 2022 e foi indicado ao APCA, ambos na categoria de melhor ator; também “Silvio Santos Vem Aí”, que destaca o maior apresentador da TV brasileira, com a participação de personagens icônicos como Gugu Liberato, Hebe, Elke Maravilha, Wagner Montes, Bozo, Pedro de Lara entre outros, com músicas que marcaram essas décadas e animaram os programas de auditório. E “Carmen – A Grande Pequena Notável”, que conta a história da cantora Carmen Miranda, desde sua chegada ao Brasil ainda criança, passagem pelas rádios, suas primeiras gravações em disco, pelo cinema brasileiro e o Cassino da Urca, até o estrelato nos filmes de Hollywood.  A Mostra Temporada de Musicais é apresentada pelo Instituto J. Malucelli e pela Universidade Positivo.

Surdo, Logo Existo está no 32º Festival de Curitiba © Giuliano Robert Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Mostra Surda de Teatro

Outra novidade na edição de 2024 é a “Mostra Surda de Teatro”, que celebra o protagonismo de artistas surdos, apresentando a cultura e expressão artística em Libras. A mostra foi convidada para apresentar sete atrações no TUC – Teatro Universitário de Curitiba -, com espetáculos e performances como os dramas “Sede de Sangue”, do Recife – PE; “Dois Perdidos: A Língua Não Dita Numa Relação”, de São Carlos – SP; e “Surdo, Logo Existo”, de Curitiba; além das comédias “UFC UNIÃO FORÇA DA COMÉDIA: Mimico Putz x Palhaço Surddy”, de Macapá – AP e Recife – PE;  “Um Perfume Pra Te Conquistar”, de Florianópolis – SC; bem como as experimentais curitibanas “Espaços” e “Visualinguas”.

Guritiba reúne programação especial para as crianças no Festival de Curitiba – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Guritiba

Projeto cultural e social que ocorre durante todo o ano e tem seu pontapé durante o Festival de Curitiba, tem como foco a democratização do acesso à arte para crianças, adolescentes, educadores e famílias. Em 2024, o programa acontece de 26 de março até 7 de abril, com programação especial  para toda a família. 

Nesta edição, no Teatro Bom Jesus, o premiado espetáculo “Valentim Valentinho”, ganhador do Prêmio APCA 2023 de Melhor Direção na categoria Infanto-juvenil, que narra a história de um menino prestes a completar 11 anos e que sonha em ganhar ‘coragem’ de presente de aniversário; e “Itan e Tal”, do Grupo Baquetá, premiado como Melhor Iluminação em 2023 com o Troféu Gralha Azul, que conta a história de uma menina preta que adora cantar, brincar e cria um jogo chamado “Mundo Invertido das Palavras”, em que descobre que seu nome ao contrário é itaN. Além disso, durante o período do Festival de Curitiba diversas ações levarão cultura, divertimento e educação de forma lúdica à diversas instituições sociais da região, com os espetáculos “Rádio Girolê”, “O Terreno Baldio”, “No Armário não Cabe Ninguém” e “Ynari: A Menina das Cinco Tranças”.

Programa Guritiba é apresentado por BRFértil Fertilizantes, Banco CNH Industrial e New Holland, Peróxidos do Brasil e Sanepar, com patrocínio de Neovia Engenharia, Mili, Ritmo Logística, Tradener Comercialização de Energia, Grupo Barigüi e Schattdecor, com apoio da Impextraco.

O palhaço Alípio (Rafel Barreiros), astro da MishMash – Foto: Annelize Tozetto/Festival de Curitiba Arquivo Blog do Arcanjo

MishMash 

Mostra de variedades artísticas e performáticas que diverte famílias inteiras com números de malabarismo, mágica, mímicas, circo, palhaçaria, música, entre outras vertentes, ocorrerá 6 e 7 de abril, no Viasoft Experience – Universidade Positivo, com direção do experiente Ricardo Nolasko e curadoria de Pedro de Freitas e Rafael Barreiros, o Palhaço Alípio, que já confirmam a presença como Mestra de Cerimônias da cantora e atriz Alessandra Maestrini. O MishMash é apresentado por Arotubi, Thales Group e Sanepar, com patrocínio de Tintas Darka, Universidade Positivo, Vianmaq Equipamentos, Gelopar, Itambé e Neovia Engenharia.

Risorama é sucesso há 20 anos no Festival de Curitiba © Rodrigo Leal Arquivo Blog do Arcanjo

Risorama | 20 anos 

Mantendo sua tradição em formato de um grande comedy club com os maiores nomes do humor do país, em apresentações com serviço de bar ao público, cujo anfitrião é Diogo Portugal, um dos precursores do stand-up no Brasil, o Risorama chega em sua comemorativa 20ª edição, trazendo humoristas de destaque da televisão, da internet e dos palcos. O mais tradicional festival de humor nacional ocorre de 28 de março a 2 de abril, no Viasoft Experience – Universidade Positivo, com nomes já confirmados como Danilo GentiliMarlei Cevada, Igor Guimarães, Patrick Maia, Diguinho Coruja, Dra. Rosangela, Ed Gama, Nany People, Afonso Padilha, Matheus Ceará, entre outros.

Risorama é apresentado por Grupo Potencial, Electra, Havan, Você + Seguro, Grupo Barigüi, com patrocínio de Uni Lubrificantes, Helisul Aviação, Universidade Positivo, Grupo Risotolândia, Balaroti, Porto a Porto, Therezópolis e Coca-Cola – FEMSA, com o apoio de Neovia Engenharia e Grupo Vellore.

Pai e filho aproveitam o fim de semana de sol no Gastronomix – Foto: Diego Pisante/Clix Arquivo Blog do Arcanjo

Gastronomix 

O primeiro evento artístico e gastronômico ao ar livre do país, que une programação de música instrumental, artes cênicas e gastronomia, com curadoria do estrelado Chef Celso Freire. Este ano, além do novo e bucólico endereço, à beira do lago do belo complexo da Universidade Positivo,  o Gmix terá cardápio especial para as crianças, entre as 27 opções de pratos que poderão ser conhecidas antecipadamente, pelas redes do Gastronomix (@gastronomixoficial). 

Preparos salgados e doces criados por alguns dos melhores restaurantes brasileiros participarão da edição 2024, nos dias 6 e 7 de abril, das 11h30 às 18h, na UP Experience – Sala de Eventos: Caxiri, Babbo Osteria, Sichóu, Xapuri, Accademia Gastronômica, Asu, Tierra del Fuego, DUQ Quintana, Kazuo, Gelataio, Roberta Schwanke Gastronomie, Damarate, Buffet Brigadeiro. São cardápios com referências asiáticas, orientais, italianas, argentinas e brasileiras – um verdadeiro passeio gastronômico por diferentes culturas.

E o Gmix também está dentro do eixo amazônico que é um destaque do Festival de Curitiba este ano. “Também temos um chef que trouxe a Amazônia na bagagem”, adianta Celso Freire, o criador e curador do Gastronomix. Do restaurante Caxiri, a chef Débora Shornik traz de Manaus o “Pirarucu Puquecado” e o “Desfiado de Pato com Tucupi”. O cardápio terá também três opções vegetarianas e uma vegana, além das sobremesas.

Gastronomix é patrocinado por Chocolates Weissburg, Thales Group, Universidade Positivo, Banco CNH Industrial e New Holland, Therezópolis e Coca-Cola – FEMSA.

Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.

*O jornalista e critico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite do Festival de Curitiba.

Serviço

32.º Festival de Curitiba
Data: De 25/3 a 7/4 de 2024
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85  (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no ParkShoppingBarigüi – piso térreo – (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville), de segunda a sábado, das 10h às 21h, e, domingos e feriados, das 12h às 20h.
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clientes Banco do Brasil, clubes de desconto e associações.

Valores:

Mostra Lucia Camargo – De R$00 a R$85 (entrada inteira), + taxa adm.
Risorama – De R$42,50 a R$85 (entrada inteira) + taxa adm.
Fringe – De R$00 a R$75 (entrada inteira) + taxa adm.
Mostra Surda de Teatro – Gratuita
Mostra Temporada de Musicais – De R$42,50 a R$85 (entrada inteira) + taxa adm.
MishMash – De R$30 a R$60 (entrada inteira) + taxa adm.
Programa Guritiba – De R$30 a R$60 (entrada inteira) + taxa adm.
Gastronomix – De R$15 a R$30 (entrada inteira) + taxa adm.

*Estudantes de teatro e artistas profissionais contam com ingressos promocionais de R$36 e R$18, somente na bilheteria física. Verifique as condições especiais para colaboradores de empresas apoiadoras.

Hashtags oficiais – #festivaldecuritiba #festcuritiba #fringe #risorama20 #mishmash #gastronomix #interlocuções #mostrasurda #temporadademusicais

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *