Festival de Curitiba abriga musical Tatuagem em passagem avassaladora e libertária

Musical Tatuagem faz passagem avassaladora pelo Festival de Curitiba © Humberto Araujo Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial ao Festival de Curitiba*

Tatuagem, espetáculo musical da Cia. da Revista dirigido por Kleber Montanheiro a partir do filme de sucesso homônimo de Hilton Lacerda, fez passagem avassaladora pelo 32º Festival de Curitiba. O espetáculo teve concorridas sessões no tradicional Teatro Guairinha nos dias 27 e 28 de março, trazendo a exuberância de seu elenco libertário para as terras paranaenses. Premiada, a montagem foi vencedora do Prêmio Arcanjo de Cultura 2022. O Blog do Arcanjo mostra imagens da peça pelo olhar do fotógrafo Humberto Araujo.

Blog do Arcanjo mostra imagens de Tatuagem no Festival de Curitiba por Humberto Araujo

*O jornalista e critico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite do Festival de Curitiba.

Artistas falam sobre Tatuagem no Festival de Curitiba

Por TIAGO LIRA
Especial para o Blog do Arcanjo
Estudante do 1º período de Jornalismo da Universidade Positivo, sob supervisão da professora e jornalista Katia Brembatti

O grupo Cia da Revista trouxe para o 32º Festival de Curitiba o musical Tatuagem. A peça soma a música, dança e o teatro de revista – Flexão de Linguagem -, trazendo uma releitura do longa-metragem homônimo para os palcos. O espetáculo se passa na capital pernambucana do século XX, em plena ditadura militar, retratando um grupo de teatro , o “Chão de Estrelas”, que vive a liberdade de expressão à flor da pele.

Em coletiva de imprensa, a artista Bia Rezende argumentou que a peça é “é sobre coletividade, é sobre o bem-viver, é sobre essa utopia de se viver uma liberdade coletiva”. O sincronismo da música e as expressões faciais levam o público a ser arrebatado para dentro de um filme, assistido dos bastidores, podendo perceber a profundidade de palco, o toque da pele na pele, o suor que rola com a emoção de receber o calor do plateia.

A sensibilidade que é usada na potência vocal mostra o cuidado ao passar sentimentos. A interação com o público e a liberdade dos atores ao complementar as falas chega a ser gracioso e leve. Toda informação de linguagem se unifica em experiência fragmentada de cada momento vivido.

Resistir por cultura e por liberdade é o que o espetáculo mostra. É viver um amor fora dos padrões daquela época. Fininha, um garoto que cai de paraquedas em um novo mundo ditatorial tendo que se descobrir, e um líder de grupo teatral que sempre está ali por todos.

Tatuagem, de acordo com o dicionário, é “o processo de registrar sobre a pele, marcar, sinal ou cicatriz visível e permanente.” Personagens que demostram marcas, o poder de se expressar é o que os torna livres. Liberdade expressada na nudez, nas falas e expressões e que traz uma linguagem clara e política sobre quantos cadeados serão necessários arrebentar para conquistar um espaço cultural de libertação sem precisar passar pelo cárcere.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *