Luiz Antônio Pilar é destaque no Festival de Curitiba como diretor do musical sobre Leci Brandão
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Festival de Curitiba*
Com reportagem de Sandoval Matheus
O diretor Luiz Antônio Pilar, que dirigiu novelas como Xica da Silva, é um dos destaques do 32º Festival de Curitiba, onde encena o aclamado musical Leci Brandão – Na Palma da Mão. A obra estreou nesta segunda, 1º de abril, no Sesc da Esquina, onde faz sessão derradeira nesta terça, 2. A montagem venceu recentemente o Prêmio Shell. “Foi legal, mas no outro dia precisei continuar escovando os dentes e pagando contas”, lembrou o artista em conversa com a imprensa da qual o Blog do Arcanjo participou. Ele conta também que Leci ficou emocionada ao ver sua relação com a mãe retratada. “No final, ela disse: ‘Vocês, com todo respeito, conseguiram falar tudo aquilo que eu nunca tive coragem de falar pra minha mãe’. Eu sabia o que ela queria dizer”, lembra o diretor, fazendo uma referência à homossexualidade da sambista. A peça ainda aborda a religiosidade da cantora e compositora. “A Leci, quando estava no fundo do poço, foi consultar um caboclo, que falou pra ela segurar, aguentar o tranco, as coisas iam melhorar. E logo depois melhoraram. Se você parar pra ouvir, todos os discos dela terminam com um canto em homenagem aos orixás”, chamou a atenção. Pilar, que é pioneiro na representatividade negra no audiovisual, fala que ainda é preciso evoluir neste quesito. “Eu não consigo entender atualmente espetáculos que não tenham pessoas negras na equipe. Ou LGBTQIA+. Essa é uma luta minha. Não existe a possibilidade de uma identidade nacional sem a inclusão de todos. Se tem alguma coisa nova na dramaturgia nacional, seja no teatro, na TV ou no cinema, é falar de preto”, concluiu.
Blog do Arcanjo mostra fotos de Leci Brandão – Na Palma da Mão no 32º Festival de Curitiba pelo olhar do fotógrafo Maringas Maciel
*O jornalista e critico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite do Festival de Curitiba.
Acompanhe o Festival de Curitiba no Blog do Arcanjo!
- Fringe abre inscrições para peças do Circuito Independente no Festival de Curitiba
- Gaby Spanic, estrela de A Usurpadora, faz show em São Paulo no Carioca Club
- Restaurante Dona Lucinha resguarda o sabor de Minas Gerais em casarão histórico de Belo Horizonte
- Centro de Arte Popular de Minas Gerais tem coleção de rara beleza no Circuito Liberdade em BH
- Museu de Artes e Ofícios SESI é cartão-postal repleto de memória no coração de Belo Horizonte
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.