Manas se destaca com elenco feminino na MoiM – Mostra de Improvisação Teatral do Festival de Curitiba

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Festival de Curitiba*
Com reportagem de ELISA SPAGNOLLO
Estudante de Jornalismo da Universidade Positivo, sob supervisão da professora e jornalista Katia Brembatti
A segunda edição da Mostra de Improvisação Teatral (MoiM) brilhou mais uma vez durante o 32º Festival de Curitiba, com o espetáculo “Manas”, na Caixa Cultural, em Curitiba. Essa improvável e cativante performance foi concebida, dirigida e protagonizada, exclusivamente, por mulheres, destacando o talento e a criatividade feminina no mundo da improvisação teatral.
O espetáculo “Manas” não apenas capturou a essência vibrante e inesperada da improvisação, mas também explorou temas e narrativas únicas, que ecoavam as perspectivas das mulheres. Com uma mistura habilidosa de humor, drama e reflexão, as artistas transportaram a plateia para um universo de possibilidades infinitas, na qual cada cena era tecida com a magia do momento presente.
O MoiM estreou na última edição do Festival de Curitiba e conquistou grande sucesso na mostra Fringe. Suas sessões esgotaram rapidamente, e o público se engajou nas atividades do pequeno festival. Desde então, a expectativa para a segunda edição só cresceu. A peça “Manas” prometia superar as expectativas já elevadas.
Além de sua qualidade artística inegável, “Manas” também se destaca como um marco na busca pelo reconhecimento do talento feminino no cenário da improvisação teatral. Em um campo que historicamente tem sido dominado por homens, “Manas” é uma produção pioneira que desafia as normas e estereótipos de gênero, bem como oferece um espaço vital para as vozes das mulheres serem ouvidas e valorizadas. Ao colocar em destaque o talento, a versatilidade e a criatividade das improvisadoras, o espetáculo entrega uma performance memorável, mas também inspira uma nova geração de mulheres a conquistarem seu lugar nos palcos da improvisação.
O elenco de “Manas” incluiu as artistas Ju Herculano, Thays Teixeira, Anne Celli, Jéssica Fronza, Ester Graf, Larissa Lima e Carol Mascarenhas, além das musicistas Má Ribeiro e Bi Bruel, que brilhantemente fizeram a sonoplastia das cenas ao vivo. Cada uma contribuiu com sua própria energia e perspectiva em criar uma experiência inesquecível para o público.
O grande diferencial do teatro de improvisação é que as apresentações são exclusivas. Todo espetáculo é uma experiência única, mesmo que o tema seja o mesmo, nunca se assistirá a uma peça idêntica, pois a improvisação traz consigo a magia da criação espontânea.
A Mostra de Improvisação Teatral é mais do que um simples espetáculo. É uma celebração da espontaneidade, colaboração e momento. Em sua segunda edição, o evento reafirmou seu lugar como uma das atrações mais emocionantes e imperdíveis do Festival de Curitiba, deixando uma marca indelével na memória de todos os espectadores sortudos o suficiente para testemunhar sua magia.
*O jornalista e critico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite do Festival de Curitiba.
Acompanhe o Festival de Curitiba no Blog do Arcanjo!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.