Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O teatro é uma arte tão efêmera que fotógrafos, jornalistas e críticos são parte da constituição de sua história. Afinal, se não sobram imagens ou palavras que contem o que foi uma peça, não resta muita coisa dela para o futuro. Prova disso é o livro Festival de Teatro de Curitiba, que a fotógrafa Lenise Pinheiro lançou em São Paulo nesta terça, 16, no Sesc Pompeia — o tomo teve lançamento prévio no Sesc Paço da Liberdade, no 32º Festival de Curitiba, cidade onde foram criadas suas imagens. O livro reúne 30 anos do maior evento das artes cênicas da América Latina, o qual Lenise cobre fielmente desde a primeira edição e ajudou a tornar célebre nacionalmente com suas fotos, a maioria delas publicadas na Folha de S.Paulo. Ao falar sobre seu trabalho para um público teatral seleto tanto em Curitiba quanto em São Paulo, Lenise testemunhou o tempo que viveu nos bastidores dos palcos curitibanos, eternizados por sua insistente lente que captura o efêmero para a eternidade. Por fim, este jornalista que vos escreve lembra que cobriu seu primeiro Festival de Curitiba, em 2008, então como repórter da Ilustrada na Folha de S.Paulo, tendo Lenise Pinheiro como sua dupla na fotografia. Uma honra.
Blog do Arcanjo mostra lançamento do livro Festival de Teatro de Curitiba de Lenise Pinheiro em fotos de Annelize Tozetto e Humberto Araujo
- Fringe abre inscrições para peças do Circuito Independente no Festival de Curitiba
- Gaby Spanic, estrela de A Usurpadora, faz show em São Paulo no Carioca Club
- Restaurante Dona Lucinha resguarda o sabor de Minas Gerais em casarão histórico de Belo Horizonte
- Centro de Arte Popular de Minas Gerais tem coleção de rara beleza no Circuito Liberdade em BH
- Museu de Artes e Ofícios SESI é cartão-postal repleto de memória no coração de Belo Horizonte
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.