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Tiradentes em Cena reúne o melhor do teatro na cidade histórica mineira: ‘Vê-lo consolidado me emociona’, diz Aline Garcia

Aline Garcia, idealizadora e diretora do Tiradentes em Cena em Minas Gerais: 11ª edição entre 2 e 5 de maio de 2024 com programação diversa e plural © Helena Leão Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Todos os sentidos da produtora cultural Aline Garcia estão voltados para a 11ª edição da Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena, evento que atrai cada vez mais olhares do teatro nacional e internacional para a charmosa cidade histórica mineira de 10 mil habitantes. “Vê-lo consolidado me emociona”, diz. Com pré-estreia em 1º de Maio, com a peça Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, da melhor diretora pelo Prêmio APCA Ione de Medeiros com seu grupo Oficcina Multimédia no Teatro Municipal da vizinha São João del Rei, o evento é realizado em Tiradentes de 2 a 5 de maio de 2024, em quatro dias de pura efervescência teatral em meio ao casario colonial. O evento vencedor do Prêmio Arcanjo de Cultura vem com novidades imponentes como o Palco Instituto Cultural Vale e Palco Sesc, no Largo da Rodoviária. E reúne grandes artistas e companhias, além de lançamentos de livros, rodas de conversa, oficinas formativas, experiências gastronômicas e musicais, sob o tema Celebração e Encontros. As atrizes Christiane Torloni e Monah Delecy, filha e mãe, são as homenageadas. Em meio aos preparativos finais para o começo do festival, realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, pelo Ministério da Cultura do Governo Federal, e com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Cemig, além de parceria cultural com o Sesc, a idealizadora e diretora geral conversou com o Blog do Arcanjo. Leia a entrevista exclusiva a seguir.

Miguel Arcanjo Prado – Qual a expectativa para o 11º Tiradentes em Cena?
Aline Garcia –
A novidade e maior expectativa são os palcos no Largo da Rodoviária (Palco Instituto Cultural Vale e Palco Sesc). É uma novidade desafiadora e empolgante para esta edição. Lá terão os musicais, as peças maiores e, no palco menor, circo, teatro e também música. Além desses dois palcos, seguimos com uma variedade de espaços, como o Museu Padre Toledo, o Sobrado Quatro Cantos, o Centro Cultural Yves Alves, Igreja do Rosário e outros locais. Essa diversidade de espaços e ambientes do Tiradentes em Cena é fundamental para enriquecer a experiência do público e promover uma verdadeira imersão na arte teatral e na cultura local.

Aline Garcia, idealizadora e diretora do Tiradentes em Cena em Minas Gerais © Helena Leão Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Essa diversidade de espaços e ambientes do Tiradentes em Cena é fundamental para enriquecer a experiência do público e promover uma verdadeira imersão na arte teatral e na cultura local.”

Aline Garcia
diretora do Tiradentes em Cena

Miguel Arcanjo Prado – Neste ano o Tiradentes em Cena recebe programadores de outros festivais, tornando-se uma vitrine ainda maior?
Aline Garcia –
Um sonho antigo e agora realizado é trazer programadores para fortalecer ainda mais a cena cultural e proporcionar possibilidades que grupos locais sejam vistos por outros olhares. A internacionalização ganha corpo com a presença Marcelo Castillo, diretor GIRART [produtora internacional cultural com sede em Córdoba, Argentina], com enfoque na internacionalização, e em trazer ferramentas práticas para impulsionar a presença nos mercados internacionais.

Miguel Arcanjo Prado – O teatro em Minas Gerais é um dos mais respeitados do País, como você enxerga a produção cênica mineira contemporânea?
Aline Garcia –
Minas Gerais possui grande expressão nacional e internacional no campo das artes cênicas. É uma produção com muita vitalidade, criatividade e relevância, vejo como uma grande potência, e os festivais e mostras têm o poder de contribuir com essa circulação. Minas tem grupos e companhias de dança, teatro e circo reconhecidos pela alta qualidade de seus profissionais e espetáculos. Pelo Tiradentes em Cena já passaram nomes e grupos mineiros: Grupo Galpão, Officina Multimédia, Zap 18, Teatro da Pedra, Armatrux, Quatroloscinco, Pedro Paulo Cava e Jota Dangelo, Cia. de Dança Palácio das Artes, entre tantos outros.

Detalhe de Tiradentes, em Minas Gerais, cidade que abriga o Tiradentes em Cena, mostra de artes cênicas que faz 11ª edição de 2 a 5 de maio de 2024 © Douglas Mendes on Pexels.com Blog do Arcanjo 2024

Miguel Arcanjo Prado – Quais foram os maiores desafios na produção desta edição e o que espera do público e dos artistas neste ano?
Aline Garcia –
A inclusão dos dois palcos no Largo da Rodoviária traz uma novidade desafiadora e empolgante para esta edição. No entanto, é importante destacar que não temos jamais o objetivo de centralizar a programação do evento. Desde sua criação, o DNA da mostra tem sido justamente ocupar espaços diversos, espalhando-se pela cidade de Tiradentes e garantindo uma programação rica e diversificada. Mas acaba sendo também um grande desafio adaptar os espetáculos para espaços fora da caixa cênica tradicional. Envolve muita logística, equipe, financeiro, rider itinerante. Não é simples. Mas, é lindo e relevante ser um eficaz instrumento de ocupação cultural de espaços públicos e históricos emblemáticos da cidade de Tiradentes.

Miguel Arcanjo Prado – A diversidade é carro chefe na curadoria?
Aline Garcia –
O público vai se alegrar com uma programação tão diversa e plural, e os artistas têm a oportunidade de estarem no interior de Minas, mostrando sua arte, provocando reflexão, entretenimento e engajamento com o público presente. E, assim, desenvolver e colocar na cena as artes cênicas, promovendo intercâmbio cultural entre artistas e espectadores.

Miguel Arcanjo Prado – Em um país com apoio irregular à cultura como o Brasil não é fácil manter um festival deste porte.
Aline Garcia –
Sim. A falta da continuidade de patrocínio é complicada, a cada ano recomeçamos do zero. Isso é um problema que praticamente todos os gestores culturais passam. Neste ano, preciso agradecer imensamente aos nossos patrocinadores: temos o Instituto Cultural Vale como nosso patrocinador máster, além de patrocínio da Cemig e parceria cultural com o Sesc e promoção cultural de O Tempo. A realização é pela Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, via Ministério da Cultura do Governo Federal. Sem eles e tantos outros apoiadores locais, como a Prefeitura de Tiradentes, o Instituto Rouanet, o Iepha, a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, o Campus Cultural UFMG em Tiradentes, o Centro Cultural Yves Alves, Espaço Cultural Aimorés e o Iphan, nada disso seria possível. E também agradeço à minha gestora cultural Nina Capel, minha grande parceira na gestão administrativa deste grande evento.

Aline Garcia, idealizadora e diretora do Tiradentes em Cena em Minas Gerais © Helena Leão Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Miguel Arcanjo Prado – Voltando a falar da curadoria, como você pensou a curadoria para esta edição?
Aline Garcia –
O curador é, antes de tudo, um espectador atento, curioso e cuidadoso. E sempre tenho como ideal juntar a cidade e as possibilidades dos espaços com as produções cênicas, criar relações, com o alvo de promover encontros, discursos e reflexões. A minha curadoria é bastante colaborativa, levando em consideração diversos aspectos, como a disponibilidade de espaços, as características do público, as tendências artísticas e a diversidade de propostas culturais que recebemos ao longo do ano pelo nosso banco de propostas.

Miguel Arcanjo Prado – Como adaptam as peças aos espaços?
Aline Garcia –
O desafio de adaptar as apresentações para espaços ao ar livre ou locais alternativos necessita de uma abordagem criativa e adaptável; só temos um teatro na cidade. Fico sempre ligada no diálogo com o público e com a cidade, e uma atenção para possibilidades de reflexões, diálogos, por meio da experiência estética. Minha função como curadora é colocar o artista, obra e público em relação, criando vínculos entre eles e também com os espaços escolhidos.

Aline Garcia, idealizadora e diretora do Tiradentes em Cena em Minas Gerais © Helena Leão Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Miguel Arcanjo Prado – E o que você destaca nesta programação?
Aline Garcia –
Destaco o clássico do teatro brasileiro Vestido de Noiva, texto de Nelson Rodrigues com direção Ione de Medeiros, que ganhou o  prêmio de melhor direção da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes). Também Auto da Compadecida, com o Grupo Maria Cutia, com direção de Gabriel Vilela, e ainda temos o privilégio de reunir mãe e filha, Christiane Torloni e Monah Delacy, na Cena Encontro da Mostra. Temos ainda o Grupo In-Cena de Teófilo Otoni, o espetáculo de dança  ELO – T.F. Cia de Dança, além do Grupo Teatro da Pedra, da vizinha São João del Rei, e de Paulo Betti no solo Autobiografia Autorizada, entre outros.

Aline Garcia, idealizadora e diretora do Tiradentes em Cena em Minas Gerais © Helena Leão Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Miguel Arcanjo Prado – O que o Tiradentes em Cena significa na sua vida? Como é vê-lo consolidado com mais de uma década de vida nesta 11ª edição?
Aline Garcia –
A Mostra Tiradentes em Cena uniu minhas duas paixões: a cidade de Tiradentes e as artes cênicas. Nasci aqui e percebi que, apesar da existência de vários festivais incríveis, ainda faltava um evento dedicado exclusivamente às artes cênicas. Consciente dos desafios que enfrentaríamos – tanto em termos de esforço quanto de recursos financeiros – sabia que era crucial para o estado de Minas Gerais contar com um festival desse porte no interior. O teatro, por sua própria natureza, é uma arte coletiva. Vê-lo consolidando me emociona. Quem trabalha com cultura sabe como é ver um “filho” dessa magnitude crescer, expandir fronteiras, gerar conexões e somar com a cidade, incluir as pessoas. É de arrepiar fazer da Mostra cada vez mais um espaço de encontro entre os criadores e os apreciadores das artes cênicas, especialmente num contexto em que a circulação de peças teatrais pelo interior do país é limitada, e proporcionar oportunidades para artistas locais e de outras regiões do Brasil apresentarem seus trabalhos, além de promover a troca de experiências para fortalecer a cena teatral brasileira. Este sonho, que já completou 11 anos, tem sido realizado com maestria, impulsionando o desenvolvimento cultural não apenas da cidade de Tiradentes, mas de toda região.

*O jornalista Miguel Arcanjo Prado viaja a convite do Tiradentes em Cena.

Veja a cobertura do Tiradentes em Cena no Blog do Arcanjo!

Tiradentes em Cena
Mostra de Artes Cênicas
11ª Edição

@tiradentesemcena

Ficha ténica

Idealização e direção geral: Aline Garcia

Curadoria artística: Aline Garcia

Coordenação administrativa e gestão financeira: Nina Capel

Direção artística e Produção Cenas Curtas: Vinicius Cristóvão

Produção executiva: Mariana Caputo

Produção técnica: Rogério Sette Camara

Direção criativa: Filipe Lima / Lima Design

Equipe de produção:  Yasmine Rodrigues, Kaue Rocha,  Carina Marques,  Eleonora Schmidt, Amora Pinheiro, Ricardo Ribeiro, Luiza Cassano e Rogério Sette Camara.

Coordenadora Internacional: Carolina Correa

Assessoria de Imprensa: Luz Comunicação

Equipe comunicação: Daniela Santana e Sarah Resende, Lucas Reis, Liv Fernandes e Geovane Carvalho

Cobertura fotográfica: Thais Andressa, Thyago Andrade e Marlon de Paula

Cobertura Audiovisual: André Frade, Rodrigo Maia e Rodrigo Parobé

Identidade Visual: Gina Mesquita

Apresentador: Rodrigo Rosado

Projeto visual: Bruno Grossi Begê e Daniele Muffato

Intérprete de libras: Daiane Bispo e Andréa Nascimento

Audiodescrição: Vanessa Oliveira

Website Criação: Technosupport

Detalhe do casario colonial barroco de Tiradentes, cidade que abriga o Tiradentes em Cena, que faz 11ª edição de 2 a 5 de maio de 2024 © Douglas Mendes on Pexels.com Blog do Arcanjo 2024

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Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
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