Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo convoca verde e amarelo junto ao arco-íris
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Colaborou Tiago Lira
Retomar o símbolo que é de todos os brasileiros. A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo aproveitou o embalo de Madonna envolta na bandeira do Brasil com Pabllo Vittar no mega show do último sábado para convocar que os participantes usem verde e amarelo junto às cores do arco-íris no desfile. O objetivo é ressignificar a nossa bandeira e apropriá-la pela diversidade.
A Parada está marcada para o domingo 2 de junho, na Avenida Paulista, com expectativa de reunir 3 milhões de pessoas. Na quinta, 31 de maio, terá a tradicional Feira Cultural da Diversidade LGBT+. E no dia 7 de dezembro já está marcada mais uma edição da Premiação Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+.
A convocação “verde e amarela” quer mostrar que bandeira e as cores do Brasil pertencem a todos os brasileiros e não só a determinados grupos sociais que se apropriaram das cores pátrias para disseminar discursos de ódio.
Madonna trouxe a mensagem de que é preciso se unir e que as cores brasileiras são de todos. Como diz o hino: “Brasil, de amor eterno seja símbolo, o lábaro que ostentas estrelado, e diga o verde-louro dessa flâmula, paz no futuro e glória no passado”.
Que assim seja.
- Fringe abre inscrições para peças do Circuito Independente no Festival de Curitiba
- Gaby Spanic, estrela de A Usurpadora, faz show em São Paulo no Carioca Club
- Restaurante Dona Lucinha resguarda o sabor de Minas Gerais em casarão histórico de Belo Horizonte
- Centro de Arte Popular de Minas Gerais tem coleção de rara beleza no Circuito Liberdade em BH
- Museu de Artes e Ofícios SESI é cartão-postal repleto de memória no coração de Belo Horizonte
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.