Exposição Novo Poder: Passabilidade reflete sobre corpos negros no mundo das artes no Sesc Avenida Paulista
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Como o mundo das artes e espaços expositivos se comportam diante de um corpo negro? A questão parece ser inspiração para o artista fluminense Maxwell Alexandre, vencedor do Prêmio Pipa 2021 e que faz a exposição Novo Poder: Passabilidade, com 56 obras, no Sesc Avenida Paulista. Sua busca é provocar reflexões sobre a interseção entre identidade, poder e passagem, em um desafio a estereótipos e narrativas dominantes, propondo provocações sobre as realidades socioculturais do Brasil.
A Moda e a Arte são dois campos da cultura hegemônica ocidental que se consolidaram a partir da modernidade, cada um com suas especificidades, tendo como ponto em comum a forte influência que ambos exercem na construção de distinções sociais”.
Maxwell Alexandre
artista visual
Antes de chegar a São Paulo em formato de exposição individual, a mostra foi série realizada em fevereiro de 2023, em Madrid (Espanha), e que ganhou desdobramento no 1º Pavilhão Maxwell Alexandre, localizado no bairro de São Cristóvão (Rio de Janeiro). Agora, ocupa o espaço Arte I (5º andar), no Sesc Avenida Paulista, entre 19 de abril e 29 de setembro de 2024.
A exposição trata da ideia da comunidade preta dentro de galerias, museus, centros culturais e fundações. Em suas obras, o artista dá ênfase a três signos base: as cores preta, branca e parda. A cor preta é manifestada pela representação dos personagens; a cor branca aponta para o espaço expositivo, assim como o conhecimento acadêmico, e a cor parda representa a obra de arte e também faz referência ao próprio papel, que é o suporte principal da série.
Sua obra integra o acervo de coleções como Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte do Rio, Musée d’Art Contemporain de Lyon, Perez Art Museum Miami e Guggenheim Abu Dhabi.
Novo Poder: Passabilidade.
Artista e curadoria: Maxwell Alexandre
Horários de visitação: 19 de abril a 29 de setembro de 2024. Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, das 10h às 19h30. Domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Classificação etária: Livre
Local: Arte I – 5º andar
Recursos de acessibilidade: objetos táteis, libras e audiodescrição
Gratuito – Aberto ao público
SESC AVENIDA PAULISTA
Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo
Fone: (11) 3170-0800
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m
Horário de funcionamento da unidade:
Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, das 10h às 19h30. Domingos e feriados, das 10h às 18h30.
- Fringe abre inscrições para peças do Circuito Independente no Festival de Curitiba
- Gaby Spanic, estrela de A Usurpadora, faz show em São Paulo no Carioca Club
- Restaurante Dona Lucinha resguarda o sabor de Minas Gerais em casarão histórico de Belo Horizonte
- Centro de Arte Popular de Minas Gerais tem coleção de rara beleza no Circuito Liberdade em BH
- Museu de Artes e Ofícios SESI é cartão-postal repleto de memória no coração de Belo Horizonte
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.