Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Neste dia 25 de maio de 2024, o Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, será palco de uma comemoração inédita dedicada ao Dia do Orgulho Nerd. O evento, organizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, marca a inclusão do Dia no calendário paulista com uma programação extensa e totalmente gratuita, como desfile de cosplay, exibição de animes e tokusatsu, shows e mais, das 10h às 22h.
A comemoração simboliza a valorização e o reconhecimento da diversidade cultural nerd e geek. Como destaca a secretária da Cultura, Marília Marton, “este será um dia dedicado a celebrar e incentivar a criatividade, a imaginação e a paixão por explorar novos mundos e ideias em todas as suas formas”.
Ricardo Cruz e Larissa Tassi, famosos no segmento, prometem encantar o público com suas interpretações de músicas de animes. O evento, que conta com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), terá, também, a participação dos Metais de São Caetano, criando um mix de música clássica e popular. Para saber as últimas novidades da programação, entre no site www.orgulhonerd.sp.gov.br.
Concurso de cosplay
Quem estiver presente, poderá, ainda, dar vida aos seus personagens favoritos em um concurso de cosplay. As inscrições estão abertas e podem ser feitas via formulário online.
Dia do Orgulho Nerd
Também conhecido como “O Dia da Toalha”, o Dia do Orgulho Nerd é comemorado mundialmente no dia 25 de maio em homenagem ao escritor Douglas Adams, criador do “Guia do Mochileiro das Galáxias”. Em seus livros, uma sátira à sobrevivência no espaço, o autor defende que o item mais importante para se aventurar em uma viagem pela galáxia é uma toalha. O marco é, também, o mesmo da estreia do filme Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança, lançado em 1977. Essa data não apenas representa um momento icônico do mundo nerd, mas também uma celebração mundial que transcende barreiras.
- Fringe abre inscrições para peças do Circuito Independente no Festival de Curitiba
- Gaby Spanic, estrela de A Usurpadora, faz show em São Paulo no Carioca Club
- Restaurante Dona Lucinha resguarda o sabor de Minas Gerais em casarão histórico de Belo Horizonte
- Centro de Arte Popular de Minas Gerais tem coleção de rara beleza no Circuito Liberdade em BH
- Museu de Artes e Ofícios SESI é cartão-postal repleto de memória no coração de Belo Horizonte
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.