Olhar de Cinema tem filmes inspirados em livros e escritores
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O cinema sempre andou de mãos dadas com a literatura. Prova disso é a forte presença de filmes inspirados em livros e seus autores que estão entre as mais de 80 produções presentes na programação do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que faz 13ª edição de 12 a 20 de junho de 2024 na capital do Paraná. O Blog do Arcanjo mostra a seguir quatro filmes com essa pegada.
“Mário de Andrade, O Turista Aprendiz”, de Murilo Salles
O longa livremente adapta para o cinema as anotações feitas pelo paulista Mário de Andrade durante viagem realizada pelo Rio Amazonas, que antecedeu sua obra prima “Macunaíma”, de 1928;
“Retrato de um Certo Oriente”, de Marcelo Gomes
O filme de abertura deste ano é uma adaptação do romance Relato de um Certo Oriente do amazonense Milton Hatoum, que ganhou o Prêmio Jabuti.
“Jean Genet Agora”, do diretor argentino Miguel Zeballos
O filme aborda o escritor e ativista francês Jean Genet.
“O Comboio do Medo”, clássico de 1977, do diretor William Friedkin
O filme é uma refilmagem do suspense “O Salário do Medo” (1953), dirigido por Henri-Georges Clouzot, e ambos são baseados no romance do autor francês Georges Arnaud.
+ Olhar de Cinema no Blog do Arcanjo!
- Fringe abre inscrições para peças do Circuito Independente no Festival de Curitiba
- Gaby Spanic, estrela de A Usurpadora, faz show em São Paulo no Carioca Club
- Restaurante Dona Lucinha resguarda o sabor de Minas Gerais em casarão histórico de Belo Horizonte
- Centro de Arte Popular de Minas Gerais tem coleção de rara beleza no Circuito Liberdade em BH
- Museu de Artes e Ofícios SESI é cartão-postal repleto de memória no coração de Belo Horizonte
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.