Alameda Cia Teatral ocupa Teatro Zé Maria em Curitiba com três peças de seu repertório

Alumia © Juliana Luz Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

São mais de 24 espetáculos em 27 anos de trejetória, na qual conquistou prêmios como Gralha Azul e do Festival de Pinhais. Para celebrar, a Alameda Cia Teatral faz uma Mostra de Repertório no Teatro Zé Maria em Curitiba entre os dias 20 e 30 de junho. São três peças: Cafés Malditos, Eba! A extraordinária biblioteca de Alexandria e Alumia.

A Mostra Alameda traz a força e garra de nossa Cia. que está fazendo até agora toda essa movimentação com recursos próprios e sem patrocínio de nenhuma empresa de Curitiba, apesar de nossos esforços incansáveis. A principal coisa é consolidarmos a relação com o público que vem acompanhando nosso trabalho, especialmente desde 2023. Queremos difundir nossa linguagem e nossa identidade artística. Além disso, desejamos fortalecer nossas redes de colaboração com a comunidade artística, a fim de desenvolvermos projetos mais plurais”

Galvani Carraro Junior e Cristóvão de Oliveira
diretores

O evento marca a trajetória do grupo em Curitiba e suas diversas ações para além dos espetáculos. 15 minutos antes das sessões do espetáculo Cafés Malditos, artistas que participaram das diversas oficinas de criação da Cia se apresentarão cenas curtas diversificadas.

 Cafés Malditos é uma comédia dramática adulta que estreou em 2023 e já realizou 24 apresentações. O espetáculo trata da vida de Rute que é uma clássica mãe brasileira que cuida de absolutamente tudo para sua família. Desde encher as formas de gelo até a organização das festas de fim de ano. Mas ela não aguenta mais. Rute está cansada. Então decide planejar seu próprio velório. Somente desta forma, terá uma despedida digna e organizada. Ela chama a família e amigos. Todos aceitam, como sempre aceitaram suas regras. Rute inicia o ensaio de seu velório com a esperança de finalmente conquistar o descanso eterno. O problema é que, às vezes, nem tudo sai conforme planejado.

Já para o público infantil, a Cia traz Alumia, que no lusco-fusco, entre o dia e a noite, a menina Antônia se encanta com um vagalume piscando e o segue até o bosque. Sua curiosidade a leva para um universo que a fascina: o dos bichos!

Lá, a Dona Aranha conta e reconta sempre a mesma história, mas convive em harmonia com Tixa, uma lagartixa fashionista. Muito boa-praça, o Sapão vive por ali vigiando tudo enquanto Mustique e Pelotí, pernilongos franceses, fazem suas viagens. No entanto, acontece que os vagalumes Pisca-Pisca, Pisca-Alerta e Lamparina não conseguem resolver um grande problema: a falta de luz que assombra Antônia.

Já Eba! A Extraordinária biblioteca de Alexandria acompanha a jornada de Nico. Um duende desgarrado que se perdeu de sua aldeia quando estava em uma missão mundial: preservar o hábito da leitura! Sem conseguir voltar para casa, foi morar na Biblioteca de Alexandria onde passou a proteger os livros. Lá, ele conhece Ritinha, uma ratinha muito simpática que é grande admiradora da literatura. Só que Ritinha vive um dilema: sendo aluna do severo Professor Ratón na “Escola Superior de Roedores Especializados”, ela precisa roer livros para se formar! Mas ainda bem que a barata Doroteia, como guardiã de todas as histórias, está lá para encontrar outras soluções e evitar que algo ruim aconteça!

PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA

Cafés Malditos

20 a 23 e 27 a 30 de junho – de quinta a sábado às 20h e domingo às 19h

Eba! A Extraordinária biblioteca de Alexandria

21 a 23 de junho às 15h

Alumia

28 a 30 de junho às 15h

FICHA TECNICA DOS ESPETÁCULOS:

Cafés Malditos: Elenco: Cristóvão de Oliveira; Daphne Garcez; Heleno Rohn; Jeff Franco; Leandro Oliveira; Simone Klein; Vanessa Strelow. Músico: Ariel Rodrigues. Direção: Max Reinert. Dramaturgia: Amande Macedo. Iluminação: Nádia Luciani. Assistente de Iluminação: Rafael Araújo. Figurino e Cenografia: Paulo Vinícius. Cenotécnico: Jesmiel Leite. Assistente de Montagem da Cenografia: Alisson Lopes e Alexandre Luft. Costureiras: Cidinha Alves e Rose Matias. Retrato do Cenário: Vitor Dias (fotografia)  Mayara Nassar (Makeup). Maquiagem: Cristóvão de Oliveira. Identidade Visual: Daniel Olivetto. Fotografia: Juliana Luz/ Chico Nogueira. Produção: Galvani Júnior. Realização: Alameda Cia Teatral.

Alumia: Elenco: Dani Machado, Patrícia Barros, Giovana Rodrigues, Helmann Padilha, Larissa Prestes, Victor Truccolo, Duda Tyzskouski, Wind Junior, Kellyn Bethania e Ianna Nogueira. Direção: Cristóvão de Oliveira. Dramaturgia: Alameda Cia. Teatral a partir do argumento de Kellyn Bethania. Trilha Sonora: Larissa Prestes – composição | Ariel Rodrigues – arranjos. Direção Musical: Larissa Prestes. Sonoplastia: Kellyn Bethania. Iluminação: Rafael Araújo. Cenografia: Dani Balhuk. Cenotécnico: Jesmiel Leite. Coreografia: Dani Machado. Figurinos (Concepção e Confecção): Cristóvão de Oliveira. Maquiagem: Patrícia Barros e Cristóvão de Oliveira. Ilustração: Johnny Peter. Produção: Galvani Júnior. Realização: Alameda Cia. Teatral

Eba! A extraordinária biblioteca de Alexandria: Elenco: Jeff Franco, Larissa Prestes, Juliana Luz. Direção: Cristóvão de Oliveira. Direção Musical: Mel Maia. Caracterização: Cristóvão de Oliveira. Confecção de Figurino e Adereços: Máscaras e Fantasias (Marcello Salles e André Posselt). Iluminação: Nadia Luciani. Cenografia: Max. Operação de Som: Galvani Junior

SERVIÇO:

Mostra Alameda Cia Teatral
Quando: 20 a 30 de junho de 2024
Onde: Teatro Zé Maria –  R. Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba – PR
Quanto: R$15,00 meia e R$30,00 inteira
Compre seu ingresso através do link.
Siga a Alameda nas redes sociais: @alamedateatral

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *