Edith Derdyk abre Mostra Alfabeto da Reta no Centro MariAntonia da USP
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A Mostra Alfabeto da Reta, da artista visual Edith Derdyk,chega ao Centro MariAntonia da USP, em São Paulo, dia 25 de junho, às 19h, com visitação grátis até 15 de setembro.
O ponto de partida é uma pesquisa sobre a Geometria Descritiva desenvolvida por Gaspard Monge, no final do século 18: um sistema de desenho projetivo que embasou o desenho técnico para efeito da produção industrial sistematizada. A mostra passeia por temas como reprodução massiva de objetos e exploração dos recursos naturais.
“Quando estava desenvolvendo as peças da série ÉPURA (conjunto de costuras realizadas industrialmente com intervenções manuais), percebi que a máquina não é tão objetiva assim: a mesma imagem é interpretada diferentemente em cada máquina, gerando resultados totalmente distintos”, diz a artista.
Com ensaio crítico de Sylvia Werneck, a exposição tem a instalação-site specific ALFABETO DA RETA; a série ÉPURA, conjunto de costuras realizadas industrialmente com intervenções manuais; um objeto escultórico, ROTA DE COLISÃO que alude ao uso do combustível fóssil (carvão); 1 livro de mesa acompanhado de 3 impressões (60X4 metros) chamado ROTAÇÃO, um livro de artista, LINHA DE TERRA, impresso em serigrafia com tiragem de 100 exemplares.
A exposição terá uma ativação da obra no final da mostra, pelo grupo na qual a artista faz parte – Bookscapes, junto ao vídeo artista Rodrigo Gontijo e o compositor Dudu Tsuda, contemplando 3 apresentações ao vivo interagindo com a obra em si, através de ações performativas envolvendo desenho e manipulação de imagens no modo live cinema, dias 13 (às 17h) e 14 setembro de 2024 (às 11h e às 15h).
No decorrer da exposição haverá uma roda de conversa e uma visita guiada com a curadora Sylvia Werneck e o lançamento do livro “O corpo da Linha”, editada pela Relicário, no dia 17 de agosto de 2024 (sábado), das 11h às 15h.
- Prêmio FITA homenageia Othon Bastos: conheça os vencedores do festival de Angra dos Reis
- Fringe abre inscrições para peças do Circuito Independente no Festival de Curitiba
- Gaby Spanic, estrela de A Usurpadora, faz show em São Paulo no Carioca Club
- Restaurante Dona Lucinha resguarda o sabor de Minas Gerais em casarão histórico de Belo Horizonte
- Centro de Arte Popular de Minas Gerais tem coleção de rara beleza no Circuito Liberdade em BH
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.