Rapidinhas do Miguel Arcanjo: Othon Bastos, Marina Sena, Belchior, Gianecchini, Satyros e muito mais!

Othon Bastos estreia monólogo Não me Entrego, Não! aos 91 anos de vida e 70 de carreira © Beti Niemeyer Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Mestre da atuação

Coisa linda é ver o grande ator Othon Bastos, 91 anos de vida e 70 de carreira, fazendo uma coisa diferente na atuação. Ele estreia seu primeiro monólogo, Não me Entrego, Não!, com texto e direção de Flávio Marinho, a partir de um calhamaço de 600 páginas feito pelo ator sobre sua vida. A estreia será em 14 de junho, 20h, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea, no Rio. Mas a coluna descobriu que haverá ensaios abertos com público nos dias 7, 08 e 09 de junho. Ou seja, neste fim de semana. Imperdível que fala, né?

Palhaço em SP

O artista Pedro Caroca, intérprete do palhaço Seu Cocó, está feliz da vida. Afinal, seu espetáculo O Violinista Mosca Morta circulará gratuitamente por quatro cidades brasileiras – São Paulo (SP), Brasília (DF), João Pessoa (PB) e Salvador (BA) ainda em 2024. A turnê em São Paulo, com quatro apresentações no Espaço Sobrevento, acontecerá nos dias 15 e 16 de junho, às 11h e às 16h. Vai, gente.

Raízes

Após brilhar com a turnê Vício Inerente 2.0 no Rio e em São Paulo, a cantora Marina Sena passa um merecido descanso em família em Taiobeiras, no Norte de Minas, sua cidade natal. Uma de suas predileções é brincar com as galinhas. Faz muito bem.

Só no lyp sinc

O ator Reynaldo Gianecchini, ultimamente todo trabalhado na purpurina, chamou a atenção da imprensa na passagem de cenas para divulgação de Priscilla, A Rainha do Deserto, que estreia no Teatro Bradesco neste fim de semana. O motivo foi um só: ele não fez um solo vocal sequer. E ainda dublou. Então, tá.

Livro na praça

Os Satyros: Teatricidades Experimentalismo, Arte e Política é o novo livro das Edições Sesc, sob organização de Marcio Aquiles e com a história da Cia. de Teatro Os Satyros, fundada em 1989 por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez. A obra celebra os 35 anos do lendário grupo da Praça Roosevelt, centro de São Paulo. Entre os articulistas convidados está o humilde autor desta coluna. O livro já está à venda. Não deixe de garantir seu exemplar. Combinado?

Rapaz latino americano

Belchior – O Musical marcou estreia para 4 de julho no Teatro Bravos, em São Paulo. O ator e cantor Pablo Paleologo dá vida ao cantor cearense, enquanto o ator Bruno Suzano interpreta o Cidadão Comum, personagem recorrente nas canções de Belchior e de certa forma seu alter ego. A obra já foi vista por 20 mil pessoas. A temporada é de 4 a 21 de julho. Quintas, sextas e sábados, às 21h, domingos, às 19h. Convidaram a Ana Cañas para a estreia?

Peça viral

Você também já está cansado de passar horas e horas nas redes sociais? Pois olha só essa dica. O espetáculo Exausta, Em Cena volta ao cartaz nesta sexta, 7 de junho, às 20h, no Teatro Horus – Centro Cultural OCA, na Mooca, em São Paulo. Sob idealização, concepção e atuação Carolina Romano, a peça tem direção e concepção de Victoria Ariante, além de coordenação dramatúrgica de Maria Giulia Pinheiro. Em foco, a influência das redes sociais sobre a vida real, a partir de Exausta, uma mulher que viralizou nas redes e abraçou a ansiedade digital. As novas sessões são nos dias 7, 14 e 21 de junho, às 20h. Anotou?

Coisas de Chico

Studio3 Cia. de Dança apresenta, nos dias 12 e 13 de junho, o espetáculo Francisco(s), uma homenagem a dois ícones da MPB: Chico Buarque e Francis Hime, cuja parceria de longa data gerou obras-primas Vai Passar e Meu Caro Amigo. Com coreografia deAnselmo Zolla, direção teatral de William Pereira e direção musical de Wagner Polistchuk, a obra aposta na carga poética para evocar os compositores celebrados. Não custa lembrar que Chico Buarque faz 80 anos em 19 de junho agora. A coluna antecipa os parabéns.

Mudança de ares

A cantora Clara Castro acaba de lançar a canção Hora de Acordar, que compôs durante a pandemia. O lançamento marca a mudança de Clara de Juiz de Fora para São Paulo, reunindo uma série de perspectivas sobre a metrópole, se desdobra ainda em um registro audiovisual, disponível no canal de YouTube da cantora. Ouça aqui e assista aqui. Depois me conta o que achou.

Nova vegana

A atriz Mel Lisboa revelou no podcast Sencientes, apresentado por Ricardo Laurino e Valentina Bulc, que adotou o veganismo em sua vida, inspirada pela cantora Rita Lee, a quem interpreta em Rita Lee Uma Autobiografia Musical, com ingressos esgotados no Teatro Porto. Conhecida por sua defesa dos animais e por adotar o veganismo como propósito de vida, Rita Lee teve uma influência significativa na decisão de Mel Lisboa. Ela foi acompanhada de Guilherme Samora, autor do espetáculo e amigo de Rita Lee. Durante os ensaios, Mel buscou uma conexão maior com a lendária cantora e decidiu seguir seus passos. “Se eu posso fazer algo que era muito importante para a Rita, é me tornar vegana! Estou vegana pela Rita!”, declarou a atriz. Que lindo.

Lendária

Com o objetivo de celebrar a obra de uma das figuras mais icônicas do cinema nacional e a sua importância histórica mundial, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo apresenta a mostra inédita “Léa Garcia – 90 anos“, que acontece até 23 de junho com exibição de 15 longas protagonizados pela atriz. A curadoria é assinada por Leonardo Amaral e Ewerton Belico. Ela merece.

Clássico dos palcos

De 6 a 9 de junho – quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 19h – o Itaú Cultural recebe o espetáculo Pega, Mata e Come: 60 anos de Opinião, uma releitura do clássico dos anos de 1960, é dirigida por Jé Oliveira, com Ellen Oléria, Xis, Alessandra Leão, Paulo Tó e Xeina Barros no elenco. Não custa lembrar que original lançou Maria Bethânia ao estrelato, depois que esta foi convocada por Nara Leão para substituí-la. Vai ser sucesso.

Quinto disco

A Nômade Orquestra lança seu quinto álbum de estúdio, Terceiro Mundo (ouça aqui). Não tem nada a ver com o aclamado álbum Tercer Mundo, do argentino Fito Páez em 1990. O repertório dos brasileiros mistura sonoridades que navegam pelo funk, soul, ethno grooves, rock e jazz. O show de estreia acontece no Sesc Pinheiros, em São Paulo, no dia 16/06, às 18h com ingressos aqui. Estão todos convidados.

Casa movimentada

O Museu Casa de Portinari está cheio de novidades no mês de junho. A instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em Brodowski, no interior paulista, promove visitas a escolas de ensino básico do município e recebe uma palestra sobre as festas populares na obra do grande pintor brasileiro. A tradicional Feira de Artesanato, o projeto Família no Museu e uma exposição de objetos antigos no Galpão das Artes também fazem parte da programação. Coisa boa.

Filmes prisioneiros

Canal Brasil vai exibir na próxima terça, dia 11 de junho, um compilado de filmes que se passam em presídios. A mostra Cinema Atrás das Grades será composta por nove títulos clássicos do cinema brasileiro com essa temática, que entram na programação em formato de maratona, a partir das 13h30, quando exibe Nazinha, Olhai por Nós (2020) (88′), de Belisario Franca; às 15h é a vez de Flores do Cárcere (2019) (72′), de Paulo Caldas e Bárbara Cunha; às 16h15, passa A Gente (2017) (91’), de Aly Muritiba; às 17h45, O Prisioneiro da Grade de Ferro (2003) (124′), de Paulo Sacramento; às 19h50 Encarcerados (2021) (74’), de Pedro Bial, Fernando Grostein Andrade e Claudia Calabi; às 21h05, Carandiru (2003) (146′), de Hector Babenco; às 23h30, Tropa de Elite 2 (2010) (112′), de José Padilha; à 1h25, Memórias do Cárcere (1984) (188’), de Nelson Pereira dos Santos; e 4h35, Desvio (2019) (92’), de Arthur Lins. Vai maratonar?

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *