Rapidinhas do Miguel Arcanjo: Othon Bastos, Marina Sena, Belchior, Gianecchini, Satyros e muito mais!
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Mestre da atuação
Coisa linda é ver o grande ator Othon Bastos, 91 anos de vida e 70 de carreira, fazendo uma coisa diferente na atuação. Ele estreia seu primeiro monólogo, Não me Entrego, Não!, com texto e direção de Flávio Marinho, a partir de um calhamaço de 600 páginas feito pelo ator sobre sua vida. A estreia será em 14 de junho, 20h, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea, no Rio. Mas a coluna descobriu que haverá ensaios abertos com público nos dias 7, 08 e 09 de junho. Ou seja, neste fim de semana. Imperdível que fala, né?
Palhaço em SP
O artista Pedro Caroca, intérprete do palhaço Seu Cocó, está feliz da vida. Afinal, seu espetáculo O Violinista Mosca Morta circulará gratuitamente por quatro cidades brasileiras – São Paulo (SP), Brasília (DF), João Pessoa (PB) e Salvador (BA) ainda em 2024. A turnê em São Paulo, com quatro apresentações no Espaço Sobrevento, acontecerá nos dias 15 e 16 de junho, às 11h e às 16h. Vai, gente.
Raízes
Após brilhar com a turnê Vício Inerente 2.0 no Rio e em São Paulo, a cantora Marina Sena passa um merecido descanso em família em Taiobeiras, no Norte de Minas, sua cidade natal. Uma de suas predileções é brincar com as galinhas. Faz muito bem.
Só no lyp sinc
O ator Reynaldo Gianecchini, ultimamente todo trabalhado na purpurina, chamou a atenção da imprensa na passagem de cenas para divulgação de Priscilla, A Rainha do Deserto, que estreia no Teatro Bradesco neste fim de semana. O motivo foi um só: ele não fez um solo vocal sequer. E ainda dublou. Então, tá.
Livro na praça
Os Satyros: Teatricidades Experimentalismo, Arte e Política é o novo livro das Edições Sesc, sob organização de Marcio Aquiles e com a história da Cia. de Teatro Os Satyros, fundada em 1989 por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez. A obra celebra os 35 anos do lendário grupo da Praça Roosevelt, centro de São Paulo. Entre os articulistas convidados está o humilde autor desta coluna. O livro já está à venda. Não deixe de garantir seu exemplar. Combinado?
Rapaz latino americano
Belchior – O Musical marcou estreia para 4 de julho no Teatro Bravos, em São Paulo. O ator e cantor Pablo Paleologo dá vida ao cantor cearense, enquanto o ator Bruno Suzano interpreta o Cidadão Comum, personagem recorrente nas canções de Belchior e de certa forma seu alter ego. A obra já foi vista por 20 mil pessoas. A temporada é de 4 a 21 de julho. Quintas, sextas e sábados, às 21h, domingos, às 19h. Convidaram a Ana Cañas para a estreia?
Peça viral
Você também já está cansado de passar horas e horas nas redes sociais? Pois olha só essa dica. O espetáculo Exausta, Em Cena volta ao cartaz nesta sexta, 7 de junho, às 20h, no Teatro Horus – Centro Cultural OCA, na Mooca, em São Paulo. Sob idealização, concepção e atuação Carolina Romano, a peça tem direção e concepção de Victoria Ariante, além de coordenação dramatúrgica de Maria Giulia Pinheiro. Em foco, a influência das redes sociais sobre a vida real, a partir de Exausta, uma mulher que viralizou nas redes e abraçou a ansiedade digital. As novas sessões são nos dias 7, 14 e 21 de junho, às 20h. Anotou?
Coisas de Chico
A Studio3 Cia. de Dança apresenta, nos dias 12 e 13 de junho, o espetáculo Francisco(s), uma homenagem a dois ícones da MPB: Chico Buarque e Francis Hime, cuja parceria de longa data gerou obras-primas Vai Passar e Meu Caro Amigo. Com coreografia deAnselmo Zolla, direção teatral de William Pereira e direção musical de Wagner Polistchuk, a obra aposta na carga poética para evocar os compositores celebrados. Não custa lembrar que Chico Buarque faz 80 anos em 19 de junho agora. A coluna antecipa os parabéns.
Mudança de ares
A cantora Clara Castro acaba de lançar a canção Hora de Acordar, que compôs durante a pandemia. O lançamento marca a mudança de Clara de Juiz de Fora para São Paulo, reunindo uma série de perspectivas sobre a metrópole, se desdobra ainda em um registro audiovisual, disponível no canal de YouTube da cantora. Ouça aqui e assista aqui. Depois me conta o que achou.
Nova vegana
A atriz Mel Lisboa revelou no podcast Sencientes, apresentado por Ricardo Laurino e Valentina Bulc, que adotou o veganismo em sua vida, inspirada pela cantora Rita Lee, a quem interpreta em Rita Lee Uma Autobiografia Musical, com ingressos esgotados no Teatro Porto. Conhecida por sua defesa dos animais e por adotar o veganismo como propósito de vida, Rita Lee teve uma influência significativa na decisão de Mel Lisboa. Ela foi acompanhada de Guilherme Samora, autor do espetáculo e amigo de Rita Lee. Durante os ensaios, Mel buscou uma conexão maior com a lendária cantora e decidiu seguir seus passos. “Se eu posso fazer algo que era muito importante para a Rita, é me tornar vegana! Estou vegana pela Rita!”, declarou a atriz. Que lindo.
Lendária
Com o objetivo de celebrar a obra de uma das figuras mais icônicas do cinema nacional e a sua importância histórica mundial, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo apresenta a mostra inédita “Léa Garcia – 90 anos“, que acontece até 23 de junho com exibição de 15 longas protagonizados pela atriz. A curadoria é assinada por Leonardo Amaral e Ewerton Belico. Ela merece.
Clássico dos palcos
De 6 a 9 de junho – quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 19h – o Itaú Cultural recebe o espetáculo Pega, Mata e Come: 60 anos de Opinião, uma releitura do clássico dos anos de 1960, é dirigida por Jé Oliveira, com Ellen Oléria, Xis, Alessandra Leão, Paulo Tó e Xeina Barros no elenco. Não custa lembrar que original lançou Maria Bethânia ao estrelato, depois que esta foi convocada por Nara Leão para substituí-la. Vai ser sucesso.
Quinto disco
A Nômade Orquestra lança seu quinto álbum de estúdio, Terceiro Mundo (ouça aqui). Não tem nada a ver com o aclamado álbum Tercer Mundo, do argentino Fito Páez em 1990. O repertório dos brasileiros mistura sonoridades que navegam pelo funk, soul, ethno grooves, rock e jazz. O show de estreia acontece no Sesc Pinheiros, em São Paulo, no dia 16/06, às 18h com ingressos aqui. Estão todos convidados.
Casa movimentada
O Museu Casa de Portinari está cheio de novidades no mês de junho. A instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em Brodowski, no interior paulista, promove visitas a escolas de ensino básico do município e recebe uma palestra sobre as festas populares na obra do grande pintor brasileiro. A tradicional Feira de Artesanato, o projeto Família no Museu e uma exposição de objetos antigos no Galpão das Artes também fazem parte da programação. Coisa boa.
Filmes prisioneiros
O Canal Brasil vai exibir na próxima terça, dia 11 de junho, um compilado de filmes que se passam em presídios. A mostra Cinema Atrás das Grades será composta por nove títulos clássicos do cinema brasileiro com essa temática, que entram na programação em formato de maratona, a partir das 13h30, quando exibe Nazinha, Olhai por Nós (2020) (88′), de Belisario Franca; às 15h é a vez de Flores do Cárcere (2019) (72′), de Paulo Caldas e Bárbara Cunha; às 16h15, passa A Gente (2017) (91’), de Aly Muritiba; às 17h45, O Prisioneiro da Grade de Ferro (2003) (124′), de Paulo Sacramento; às 19h50 Encarcerados (2021) (74’), de Pedro Bial, Fernando Grostein Andrade e Claudia Calabi; às 21h05, Carandiru (2003) (146′), de Hector Babenco; às 23h30, Tropa de Elite 2 (2010) (112′), de José Padilha; à 1h25, Memórias do Cárcere (1984) (188’), de Nelson Pereira dos Santos; e 4h35, Desvio (2019) (92’), de Arthur Lins. Vai maratonar?
- Fringe abre inscrições para peças do Circuito Independente no Festival de Curitiba
- Gaby Spanic, estrela de A Usurpadora, faz show em São Paulo no Carioca Club
- Restaurante Dona Lucinha resguarda o sabor de Minas Gerais em casarão histórico de Belo Horizonte
- Centro de Arte Popular de Minas Gerais tem coleção de rara beleza no Circuito Liberdade em BH
- Museu de Artes e Ofícios SESI é cartão-postal repleto de memória no coração de Belo Horizonte
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.