O Retrato do Bob: Orlando Caldeira, 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Foto BOB SOUSA
@bobsousa
O ator e diretor Orlando Caldeira celebra a vida na temporada do espetáculo Angu, em cartaz no Sesc Ipiranga, em São Paulo, até 23 de junho, dentro do Festival Sesc Culturas Negras, com histórias de pessoas pretas e gays. Foi lá que ele posou com exclusividade para o fotógrafo Bob Sousa, crítico e jurado de Teatro da APCA e do Prêmio Arcanjo de Cultura, para a prestigiada coluna O Retrato do Bob no Blog do Arcanjo. Indicado ao Prêmio Shell pela direção do espetáculo Pelada-A Hora da Gaymada, e ganhador do Prêmio Prio de Humor na categoria direção pela mesma montagem, ele é conhecido do grande público por ter atuado na bem sucedida novela Vai na Fé, onde deu vida ao jornalista de fofocas Anthony Verão, que lhe rendeu indicação de ator revelação no Melhores do Ano do Domingão. Ele esteve ainda em Verão 90 e I Love Paraisópolis, todos folhetins na Globo. Entre outros trabalhos, atuou no filme Os Aventureiros e a Origem e ainda apresenta a série Libertarix na TV Cultura. Não bastasse tudo isso, o moço é premiado na Europa, onde abocanhou os prêmios Compassio Di Latta Italiano com a peça Cidade das Donzelas, apresentada em Nápoles, e Lukas – The Air Europa UK Awards com a peça Holoclownsto, apresentada em Londres. Orlando passou um susto no último verão. Ele sofreu um acidente de moto em Salvador da Bahia, que lhe rendeu 20 dias de hospitalização. Agradecido pelas orações e refeito, o artista retoma a carreira cheio de fôlego novo. Renascido.
*Bob Sousa é fotógrafo, mestre em Artes pela Unesp, onde é doutorando, crítico e jurado de Teatro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e do Prêmio Arcanjo de Cultura. É autor do livro “Retratos do Teatro” (Ed. Unesp) e da exposição Retratos Bob Sousa. Retrata grandes personalidades da cultura no Blog do Arcanjo desde 2012 na coluna O Retrato do Bob com produção de Daniela Hamazaki.
Siga @bobsousa
- Festival de Curitiba recebe ícone do teatro brasileiro Mário Bortolotto
- Festival de Curitiba aposta em formação teatral e intercâmbio cultural com ações formativas
- Homens Pink coloca reflexão sobre envelhecimento gay no palco do Festival de Curitiba
- In on It repete parceria de 15 anos atrás de Emílio de Mello e Fernando Eiras no Festival de Curitiba
- Festival de Curitiba propõe autoaceitação com peça Carta ao Meu Corpo
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.