Olhar de Cinema abre com ovação a Retrato de Um Certo Oriente de Marcelo Gomes baseado em livro de Milton Hatoum
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba*
Com mais de 60 filmes em uma programação marcada pela diversidade, o 13º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba começou nesta quarta, 12 de junho de 2024 e vai até o dia 20. A cerimônia de abertura lotou a Ópera de Arame, importante marco da arquitetura cênica brasileira, com 1.500 pessoas que ovacionaram a primeira sessão no Brasil do excelente filme Retrato de Um Certo Oriente, de Marcelo Gomes inspirado no livro Relato de Um Certo Oriente de Milton Hatoum. O diretor do festival, Antonio Gonçalves Junior, celebrou a casa cheia e a potência do filme de abertura ao lado do cineasta e do escritor. A atriz brasileira Rosa Peixoto, uma das estrelas do longa, representou o elenco, que conta com ainda com os libaneses Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel e Zakaria Kaakour, além do italiano Eros Galbiati, além de participação especial da brasileira Tuna Dwek. Com fotografia monumental em preto e branco, o filme narra a saga de dois irmãos que decidem deixar o Líbano para imigrar ao Brasil, mais precisamente para a Amazônia, na década de 1940. Ao final da sessão, o público ovacionou o longa por vários minutos. Depois, os admiradores e profissionais da sétima arte se confraternizaram na festa de abertura do festival. O Blog do Arcanjo acompanhou de perto a noite e mostra que prestigiou o evento em fotos de Lina Sumizono.
+ Ohar de Cinema no Blog do Arcanjo!
*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Agradecimento: Tip Mídia Curitiba.
Blog do Arcanjo mostra quem prestigiou abertura do 13º Olhar de Cinema em fotos de Lina Sumizono
- Fringe abre inscrições para peças do Circuito Independente no Festival de Curitiba
- Gaby Spanic, estrela de A Usurpadora, faz show em São Paulo no Carioca Club
- Restaurante Dona Lucinha resguarda o sabor de Minas Gerais em casarão histórico de Belo Horizonte
- Centro de Arte Popular de Minas Gerais tem coleção de rara beleza no Circuito Liberdade em BH
- Museu de Artes e Ofícios SESI é cartão-postal repleto de memória no coração de Belo Horizonte
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.