Olhar de Cinema exibe primeiro longa dirigido por pessoa negra no Sul do Brasil: Um É Pouco, Dois É Bom

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba*
Festivais de cinema não feitos só de estreia e glamour. Mas também de resgate da história do audiovisual. E, neste quesito, o filme Um É Pouco, Dois É Bom, de Odilon Lopez, faz toda a diferença na programação da 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, de 12 a 20 de junho. Trata-se do primeiro longa dirigido por uma pessoa negra no Sul do Brasil, com data de lançamento em 1970. Ou seja, é o trabalho de um pioneiro que merece ser apreciado e aplaudido na Mostra Olhares Clássicos, em cópia remasterizada e em alta definição. O filme traz dois contos em diálogo como Luiz Fernando Veríssimo, na vida urbana de Porto Alegre, onde o racismo e marginalização dos personagens são mostrados. A restauração da película uma parceria entre a Cinemateca Capitólio, Plataforma INDETERMINAÇÕES e Mnemosine Serviços Audiovisuais, a partir dos negativos originais de imagem e som em 34mm, depositados na Cinemateca Brasileira. As sessões de Um é Pouco, Dois é Bom (Dir. Odilon Lopez | Brasil | 1970 | 94’) ocorrem nos dias 13 de junho, às 19h45, no Cine Passeio, e 16 de junho, às 16h30, no Cinemark Mueller. Os ingressos estão disponíveis pelo site oficial com valores que vão de R$8 (meia-entrada) a R$ 16. Acompanhe a programação e as novidades pelo site www.olhardecinema.com.br e pelas redes sociais oficiais: Instagram @olhardecinema e Facebook.com.br/Olhardecinema.
Veja mais Ohar de Cinema no Blog do Arcanjo!
*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Agradecimento: Tip Mídia Curitiba.
- WB Produções celebra 18 anos de espetáculos de qualidade que impactaram 2 milhões de pessoas
- FIGA quer movimentar teatro nordestino no segundo semestre em Salvador; inscrições estão abertas
- Peça escrita e dirigida por Fábio Porchat, Agora É Que São Elas chega ao Teatro das Artes em SP
- Cante Comigo celebra Páscoa na Praça da Liberdade em Belo Horizonte com entrada grátis
- Grupo Somos faz apresentação grátis em praça de Belo Horizonte
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.