Olhar de Cinema tem estreia em longas de Fernanda Bond e Valentina Homem com Um Dia Antes de Todos os Outros

As cineastas Valentina Homem e Fernanda Bond, diretoras de Um dia Antes de Todos os Outros, que estreia no Olhar de Cinema © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial ao Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba*

As cineastas Fernanda Bond e Valentina Homem celebram a estreia em longas com o filme Um Dia Antes de Todos os Outros. A produção faz sua estreia mundial no 13º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que acontece entre os dias 12 e 20 de junho. O filme será exibido na Mostra Competitiva Brasileira nos dias 18 de junho, às 21h30, no Cinemark Mueller; e no dia 19 de junho, às 14h15, no Cine Passeio Luz. A produção é assinada pela Sempre Viva e pela Ponto de Fuga.

“Esse é nosso primeiro longa-metragem, fruto de mais de duas décadas de colaboração criativa, um trabalho que agrega nossa experiência com teatro, performance, artes visuais e documentário. Um projeto que foi gestado ao longo de muito tempo, tendo sua semente plantada há mais de dez anos e que só se tornou possível graças a um enorme esforço coletivo”, contam as diretoras.

Com roteiro assinado pelas diretoras e Jô Bilac, o filme tem como protagonista Marli (Clarissa Pinheiro), que descobre que o apartamento onde trabalha há 20 anos foi vendido e, a partir do dia seguinte, ela estará desempregada, enquanto Iara (Elvira Helena), sua patroa, irá para um asilo.

O filme explora as relações de cuidado entre mulheres, refletindo sobre a quem pertence a tarefa do cuidado, social e historicamente, em nossa sociedade. Marli cuida de Iara na ausência de seu filho. Iara, por sua vez, ajudou Marli a cuidar de Sofia na falta de um pai. Jane, melhor amiga de Marli, cuida do bebê dos vizinhos e passou a cuidar de Sofia quando Marli foi morar com Iara por conta da pandemia. O filme entrelaça dinâmicas de cuidado e de ausência dele, focando no afeto entre as personagens.

“O conflito central do filme se desenvolve através da relação entre mãe e filha, explorando a complexidade que é criar alguém, especialmente na fase da adolescência. Ao mesmo tempo em que a personagem de Sofia tem a função de trazer as indagações e questionamentos das novas gerações e territórios. UM DIA ANTES DE TODOS OS OUTROS é atravessado por diferentes territórios simbólicos e geográficos: relações entre nordeste e sudeste, contrastes entre zona norte com a zona sul do Rio de Janeiro e dinâmicas de classe e raça são elementos que atravessam a narrative”, explicam as cineastas.

A abordagem cinematográfica do filme está intrinsecamente ligada ao processo de criação colaborativo entre as diretoras/roteiristas e as atrizes. Diante dos inúmeros obstáculos impostos pela realidade brasileira dos últimos anos, e com a decisão de filmar um longa-metragem com um orçamento inicial de menos de 100 mil reais, foi preciso estabelecer dispositivos e obstruções que permitissem viabilizar a realização. A filmagem principal durou apenas 4 dias, além de duas diárias extras para as cenas no Complexo da Maré, mas aconteceu logo depois de longa imersão dentro da locação principal, para que as atrizes pudessem mergulhar no universo da narrativa, se apropriando daquele espaço simbólico.

“Junto com as fotógrafas, optamos por trabalhar com planos-sequência filmados com câmera na mão – cada cena foi realizada para as lentes em tempo contínuo como no teatro, para que o espectador possa se aproximar ao máximo da experiência vivida pelas atrizes. Todo o elenco colaborou na criação do roteiro, o que foi fundamental para uma construção dramatúrgica fundada nas relações e no afeto. A maior parte dos diálogos foi construída a partir de improvisos feitos ao longo das semanas de ensaio, resultando em falas criadas a partir da perspectiva e vivência das atrizes em relação aos universos temáticos atravessados pelo filme”, concluem.

Em sua equipe, o longa conta com produção de Nathalie Felippe e Valentina Homem; Amara Barroso & Louise Botkay, na direção de fotografia; montagem de Alice Furtado; desenho de som de Nicolau Domingues; e trilha sonora de Caio Domingues & Nicolau Domingues.

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*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Agradecimento: Tip Mídia Curitiba.

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Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
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