Leda Maria Martins conversa com o público antes de ganhar exposição no Itaú Cultural
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Ela é uma das grandes pesquisadoras negras do Brasil. O Itaú Cultural realiza no dia 19 de junho (quarta-feira), às 19h, Ocupação Aberta, ação que convida o público a participar de um encontro com Leda Maria Martins, poeta, ensaísta e dramaturga, cuja trajetória será tema da 66ª exposição da série Ocupação, prevista para abrir em dezembro, na sede do IC. Para esse mergulho nos caminhos percorridos pela escritora, que tanto darão base às pesquisas para a Ocupação quanto ao conhecimento maior do público sobre ela, foram convidadas a atriz e diretora Lucelia Sergio e a encenadora, dramaturga e pesquisadora Telma Fernandes para fazer a interlocução da conversa. A programação é gratuita, como todas as atividades do Itaú Cultural. A reserva de ingressos deve ser feita pela plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br. Nesse encontro, Leda abordará aspectos de sua biografia – entrelaçada por poesia, teatro e pesquisa –, lugares por onde passou e as influências que foram importantes para a construção de sua obra, que será abordada na Ocupação. Ao longo desse processo, ela escreveu livros importantes, como Cantigas de amares (1983, poemas) e Performance do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela (2021, ensaio), e, 2022, foi uma das contempladas no Prêmio Milú Villela – Itaú Cultural 35 anos, vencendo a categoria Aprender. Leda ainda dá nome ao Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras, realizado por Denilson Tourinho em Belo Horizonte e do qual o jornalista Miguel Arcanjo Prado, diretor do Blog do Arcanjo, foi agraciado.
Leda Maria Martins
Leda Maria Martins é pesquisadora das áreas de teatro, performance, literatura e culturas populares. Passou por instituições de ensino de Minas Gerais, Nova York e Rio de Janeiro, tendo como foco de seu trabalho o reconhecimento e a valorização da arte e dos saberes negros nas mais variadas expressões.Autora de obras essenciais sobre os dramaturgos Qorpo Santo (José Joaquim de Campos Leão, 1829-1883) e Abdias do Nascimento (1914-2011), sua produção e pensamento são indispensáveis à investigação do teatro contemporâneo e na percepção da cultura no Brasil. Não à toa, a sua atuação no campo do teatro a fez também dar nome ao Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras de Belo Horizonte, com cinco edições e cujas categorias refletem conceitos de seu pensamento. Leda carrega, ainda, o título de rainha de Nossa Senhora das Mercês, vindo da Irmandade Nossa Senhora do Rosário do Jatobá, em Belo Horizonte (MG). Durante os estudos fora do Brasil, quando era apenas princesa, distanciou-se por anos, mas acabou sendo coroada como rainha em sua volta, após a morte da mãe, Alzira Germana Martins (1930-2005), que ocupava o posto.
SERVIÇO
Ocupação aberta: Leda Maria Martins
Com Leda Maria Martins. Interlocução: Telma Fernandes e Lucelia Sergio
Dia 19 de junho (quarta-feira), às 19h
Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 120 minutos
Classificação Indicativa: Livre, segundo autodefinição
Entrada gratuita. As reservas de ingressos têm início sempre na quarta-feira da semana anterior às sessões, a partir das 12h, através plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br
- Gaby Spanic, estrela de A Usurpadora, faz show em São Paulo no Carioca Club
- Restaurante Dona Lucinha resguarda o sabor de Minas Gerais em casarão histórico de Belo Horizonte
- Centro de Arte Popular de Minas Gerais tem coleção de rara beleza no Circuito Liberdade em BH
- Museu de Artes e Ofícios SESI é cartão-postal repleto de memória no coração de Belo Horizonte
- Natal em Minas Gerais tem luzes, atrações especiais e 350 mil turistas nas cidades históricas
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.