Ícone do site Blog do Arcanjo

Olhar de Cinema tem três curtas do Paraná em destaque: Adam, Nada Ficou no Lugar e Quarto Vazio

Curtas paranaenses são exibidos no Cine Passeio no Olhar de Cinema: Adam, Nada Ficou no Lugar e Quarto Vazio © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial ao Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba*

A 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba vai de vento em popa até 20 de junho. E é claro que há espaço de destaque para o cinema do Estado que abriga o evento. A mostra Mirada Paranaense contempla produções paranaenses para apresentar ao público um panorama audiovisual local. Com muitos filmes de gênero e experimentais, a seleção da mostra apresenta curtas para todos os gostos. Três se destacam. Adam, que trata de modo profundo a imaginação infantil; Quarto Vazio, dirigido por Julia Vidal, que em uma atmosfera de mistério aborda os traumas do passado de uma mulher; e Nada Ficou no Lugar, de Stefano Lopes, com um diretor e seus irmãos diante de um cenário imprevisto. O Blog do Arcanjo mostra a seguir os detalhes dos três filmes:

Curta Adam é destaque no 13º Olhar de Cinema © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Adam
(Dir. Ana Catarina | Brasil | 2023 | 14’) se passa no campo da imaginação de um menino que, após criar diversas memórias com seus amigos, se encontra sozinho. Dirigido por Ana Catarina, que atualmente, está na pós-produção de seu 1º longa, “Torniquete”, “Adam” aborda temas existenciais na vida de uma criança.
Quando assistir: 18/06 às 18h30 no Cine Passeio Luz (*Este curta será exibido com “Jacu Herói”, “Quarto Vazio” e “Esse Navio vai Afundar”.)

Curta Nada Ficou no Lugar é destaque no 13º Olhar de Cinema © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Nada Ficou no Lugar
(Dir. Stefano Lopes | Brasil | 2023 | 21’)de Stefano Lopes, tem o próprio diretor e seus irmãos como personagens atuando no enredo de sua vida. O curta trata de um  jovem cineasta que vê a possibilidade de futuro desaparecer ao retornar para casa e se deparar com um cenário completamente diferente. O filme é o primeiro diretor, que atualmente estuda a especialidade de Roteiro na Escuela Internacional de Cine y Televisión, em Cuba.
Quando assistir: 19/06 às 18h30 no Cine Passeio Luz (*Este curta será exibido com “Baobab”, “Terra Incognita” e “Prontuário n° 415361”.)

Curta Quarto Vazio é destaque no 13º Olhar de Cinema © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Quarto Vazio
(Dir. Julia Vidal | Brasil | 2024 | 19’)traz uma atmosfera sufocante, abordando os traumas de Paula, uma mulher que, mesmo sendo amparada por pessoas a sua volta, não consegue enfrentar o luto. A decisão de encarar o que restou acaba sendo, neste caso, lidar com uma possibilidade que deixou de existir. O curta é dirigido por Julia Vidal, roteirista e diretora do curta-metragem “Sobre Amizade e Bicicletas”, finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Quando assistir: 18/06 às 18h30 no Cine Passeio Luz (*Este curta será exibido com “Jacu Herói”, “Adam” e “Esse Navio vai Afundar”.)

Os ingressos estão disponíveis pelo site oficial com valores que vão de R$8 (meia-entrada) a R$16. Todas as sessões no Teatro da Vila são gratuitas. Além disso, de 18 de junho a 7 de julho, os curtas-metragens brasileiros que compõem o festival estarão disponíveis gratuitamente na plataforma de streaming Itaú Cultural Play para todo o Brasil. Acompanhe a programação e as novidades pelo site www.olhardecinema.com.br e pelas redes sociais oficiais: Instagram @olhardecinema e Facebook.com.br/Olhardecinema

+ Ohar de Cinema no Blog do Arcanjo!

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Agradecimento: Tip Mídia Curitiba.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:
Sair da versão mobile