19ª CineOP esquenta Ouro Preto com preservação do audiovisual e homenagem à animação brasileira

Abertura da 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Com o termômetro na casa dos 10º em uma típica noite de inverno ouro-pretana que ficou mais calorosa por meio da arte, começou em Minas Gerais a 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, na cidade histórica, na noite desta quinta, 20 de junho de 2024, com programação robusta de 153 filmes exibidos de graça.

Abertura da 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2024

A Praça Tiradentes, com seu Cine-Praça instalado em frente ao Museu da Inconfidência, ficou lotada para a abertura do evento organizado pela Universo Produção, sob direção de Raquel Hallak, dentro do projeto Cinema sem Fronteiras, que também realiza a Mostra de Cinema de Tiradentes, CineBH e Brasil CineMundi.

Raquel Hallak discursa na abertura da 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2024

“O audiovisual é um arquivo vivo de experiências humanas. O Brasil desenvolveu uma vasta e significativa tradição no campo do desenvolvimento de imagens e sons, mas não soube trabalhar sua preservação”, recordou Raquel Hallak, coordenadora geral da CineOP, que criou o evento justamente para focar na preservação da história do nosso audiovisual em conjunto com ações educativas que o valorizem. Afinal, memória importa. “Antes de filmar, é preciso pensar em preservar”, pontuou, sendo fortamente aplaudida.

Angelo Oswaldo e Raquel Hallak na abertura da 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2024

Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, marcou presença na cerimônia e discursou em nome da cidade anfitriã, destacando a força cultural de Ouro Preto. A performance artística sob direção de Chico de Paula focou na animação. “O intuito foi acender no público a capacidade de desejarem, imaginarem e construírem o mundo que quisessem”. Tudo para celebrar o homenageado da edição, o cineasta e animador brasileiro Alê Abreu.

Alê Abreu é o homenageado da 19º CineOP Mostra de Cinema de Ouro Preto © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2024
Titane e Rodrigo Negão na abertura da 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2024

Com música, teatro, luzes e projeções, capitaneada pelas vozes de Rodrigo Negão e Titane, além de diversos outros artistas, as performances empolgaram o público, que buscou se esquentar com a arte do vento gélido das montanhas mineiras. Para concluir a abertura, foram exibidos vários curtas-metragens que, dentro da Temática História, apresentaram ao público um panorama da animação brasileira.

Colaborou Solange Correia

Ministra Cármen Lúcia do STF participa da 19ª CineOP © Foto: Leo Fontes Universo Produção Blog do Arcanjo 2023

Ministra do STF

A ministra do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia, chega a Ouro Preto nesta sexta-feira, dia 21. Ela estará presente, como convidada especial, no primeiro momento do debate do Encontro de Arquivos, marcado para às 16h30 no Centro de Convenções. Na sequência, integrantes do Ministério da Cultura (MinC) vão discutir as “Políticas públicas para o patrimônio e a preservação audiovisual”. Participarão os convidados Daniela Fernandes, diretora de preservação e difusão da Secretaria Nacional de Audiovisual (Sav); Fernanda Coelho, conservadora audiovisual e consultora do MinC; Graziela Sant’Anna, chefe de divisão SAv/MinC e Jéssyca Paulino, coordenadora geral de políticas para preservação audiovisual da SAv/MinC.

MinC

O Ministério da Cultura através da Secretaria do Audiovisual irá apresentar as recomendações do Grupo de Trabalho interinstitucional (Portaria MinC nº 98/2023) que tratou acerca das políticas públicas para patrimonialização de bens culturais audiovisuais e para a preservação do audiovisual brasileiro, a estrutura de governança da Rede Nacional de Arquivos e Acervo.

153 filmes

A cidade Patrimônio Histórico da Humanidade recebe de 19 a 24 de junho a 19a edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. Com toda a programação gratuita, serão exibidos 153 filmes em pré-estreias e mostras temáticas (15 longas, 1 média e 122 curtas-metragens) em 31 sessões de cinema divididas no Cine-Praça, em plena praça Tiradentes, e no Cine-Teatro, Centro de Convenções; Encontro de Arquivos, Encontro da Educação, debates, rodas de conversa e lançamentos de livros; e atividades artísticas, como exposições, apresentações musicais e festa junina.

Blog do Arcanjo mostra abertura da 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto

+ CineOP no Blog do Arcanjo

*O Blog do Arcanjo viaja a convite da CineOP e Universo Produção.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *