Ícone do site Blog do Arcanjo

Musical Para Não Gritar celebra Caio Fernando Abreu na SP Escola de Teatro

Musical Para Não Gritar celebra a vida e a obra de Caio Fernando Abreu na SP Escola de Teatro © Caio Gallucci Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Um dos grandes escritores do Brasil, Caio Fernando Abreu (1948-1996) é tema de Para Não Gritar, um espetáculo musical que celebra sua vida e obra na SP Escola de Teatro a partir desta sexta, 5 de julho, com a jovem Cia A Flor da Pele. A concorrida temporada vai até 28 de julho, com sessões sexta e sábado, 20h30, e domingo, 18h, com ingressos pela Sympla a preços populares.

Lembranças do passado

Para Não Gritar é uma idealização da Cia A Flor da Pele com a diretora Erika Altimeyer. Na trama, Caio retorna ao sobrado onde viveu os últimos anos de sua vida, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, após um longo período distante.

Mergulhado em lembranças difusas e imprecisas, o escritor contará com a ajuda de suas icônicas personagens, cartas e histórias para entender como e por que chegou até ali, para onde deve ir e, acima de tudo, porque os cães não param de latir lá fora.

Para Não Gritar faz curta temporada na SP Escola de Teatro com nomes poderosos dos musicais © Caio Gallucci Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Time criativo poderoso

A peça traz grandes nomes dos musicais em sua ficha técnica. Com direção de Erika Altimeyer, músicas e letras originais de Alfredo Del-Penho, dramaturgia de Fabio Brandi Torres, direção musical de Guilherme Gila e direção de movimento de Gabriel Malo, o espetáculo promete emocionar o público com a trajetória do brilhante autor que carrega em seus escritos uma ótica única sobre os aspectos mais sombrios e, também, mais belos da nossa condição universal: nossa humanidade. Estão no elenco os atores Raphael Mota, Rua, Silvano Vieira, Victor Barreto e Cláudio Ribeiro.

Escritor atemporal

Dono de uma obra atemporal, o brilhante autor Caio Fernando Abreu foi três vezes ganhador do Prêmio Jabuti, e carrega em seus escritos uma ótica única sobre os aspectos mais sombrios e, também, mais belos da nossa condição universal: nossa humanidade.

Brasil sem memória

Em julho de 2022, a casa onde viveu os últimos anos de sua vida, em Porto Alegre, foi demolida, sob os protestos da comunidade, que pressionava o poder público para que o local fosse transformado em um museu dedicado à sua vida e obra. “Infelizmente, como tem sido cada vez mais comum em tempos recentes, a especulação imobiliária venceu, e o casarão histórico foi demolido. Essa perda, embora dolorida, não apaga nem enfraquece o legado de Caio. Ao contrário: nos motiva a manter a chama de suas palavras ainda mais acesa, incendiando corações e mentes mundo afora. Nos motiva a contar e cantar suas histórias através deste espetáculo. Se uma casa vai ao chão, palavra é monumento”, afirmam os artistas da Cia A Flor da Pele.

Ficha técnica
Idealização: Cia A Flor Da Pele e Erika Altimeyer
Realização: BeMM Produções
Direção Geral: Erika Altimeyer
Músicas e Letras Originais: Alfredo Del-Penho
Dramaturgia e Letras Originais: Fabio Brandi Torres
Direção Musical e Arranjos: Guilherme Gila
Direção de Movimento: Gabriel Malo
Elenco: Raphael Mota, Rua, Silvano Vieira, Victor Barreto e Cláudio Ribeiro
Figurinos: Marcio Vinícius
Cenografia e Cenotecnia: Diego Rodda
Iluminação: Aline Santini
Operação de Luz: Caio Maciel
Design de Som: LABSOM
Operação de Som e Microfonação: Julia Mauro e Kleber Marques
Pianista e Assistência Musical: Samir Alves
Direção de Palco e Cenotecnia: Nalin Junior
Produção: Jorge Monteiro
Identidade Visual: Monet Comunicação
Fotografia de Estúdio: Felipe Quintini
Fotografia de Espetáculo: Caio Galucci

SP Escola de Teatro – Residências Artísticas
Direção Executiva: Ivam Cabral
Curadoria e Coordenação de Extensão Cultural e Projetos Especiais: Miguel Arcanjo Prado
Assistentes de Extensão Cultural e Projetos Especiais: David Godoi, Rodrigo Barros e Solange Correia
Gerência de Produção: Ricardo Pettine

Serviço
Espetáculo musical: Para Não Gritar
Cia Teatral: Cia A Flor da Pele
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt (Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação) 
Data:  De 05 a 28 de julho – Sextas e sábados às 20h30; Domingos às 18h
Ingressos: R$50 inteira / R$25 meia
Vendas somente pela internet: Sympla SP Escola de Teatro – www.sympla.com.br/produtor/spescoladeteatro
Lotação: 60 lugares 
Duração: 80 minutos 
Gênero: Musical 
Classificação: 16 anos

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:
Sair da versão mobile