Festival Crossroads consagra Curitiba como a capital do rock no Brasil
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Em pleno Dia Mundial do Rock, neste sábado (13), Curitiba se consagra como a capital do rock’n’roll no Brasil ao receber na Pedreira Paulo Leminski a sétima edição do Festival Crossroads, o maior festival dedicado ao Dia Mundial do Rock do Sul do Brasil e um dos mais importantes do País.
Na frenética programação que promete esquentar o friorento dia curitibano, com garoa e temperatura entre 9° e 13°, quatro palcos especiais serão montados na Pedreira Paulo Leminski. Neles subirão 30 atrações musicais, com destaques nacionais como a banda Far From Alaska, o grupo carioca Autoramas, a Relespública, com show comemorativo de 35 anos de trajetória, homenagem especial a um dos mais importantes artistas paranaenses, Ivo Rodrigues, entre outras atrações.
O line-up completo está disponível nas redes oficiais do Festival Crossroads. Para promover o espírito rock n’roll, o Festival Crossroads também contará com experiências radicais, em que o público poderá colocar à coragem à prova e ativar a adrenalina. Uma das atividades é a tirolesa, que atravessa a área da Pedreira Paulo Leminski em uma altura de mais de 30 metros. Há também a parede de escalada e o skyfall, um balanço nas alturas com uma queda livre há 15 metros do chão.
Curitiba é a cidade que mais escuta rock n`roll na plataforma Deezer
De acordo com o último levantamento da plataforma de streaming em áudio Deezer, os curitibanos, quando buscam uma música para ouvir nos aplicativos de streaming, preferem o gênero rock. A capital paranaense desbancou todas as demais capitais e cidades do país, deixando inclusive Brasília longe do pódio. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília completam o top 5.
Câmara Municipal de Curitiba cria o PL de “Cidade Mais Rock n`roll do Brasil”
O vereador Bruno Pessuti (Pode) protocolou, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), um projeto de lei que declara a capital do Paraná como a “Cidade Mais Rock and Roll do Brasil”. Pessuti e mais seis vereadores assinam a iniciativa, que é o resultado de uma sugestão cadastrada no Banco de Ideias Legislativas. O projeto deverá ser colocado em votação em prática nos próximos meses.
Rock n`roll movimenta a economia de Curitiba
Curitiba recebeu 256 shows de rock de 1985 até 2023. Além disso, são 76 bares do gênero, 16 barbearias de temática rock’n’roll, 9 casas de shows, mais de 20 lojas de roupas especialistas, além de cervejarias, hamburguerias e escolas de música e estúdios de gravação.
Curitiba está entre as 3 cidades brasileiras com mais bandas de rock compostas por mulheres
Uma pesquisa conduzida pelo coletivo União das Mulheres do Underground Brasil revelou que, “entre março de 2017 e março de 2021, a presença feminina em bandas de rock e suas vertentes na cena independente brasileira tem sido significativa. Por exemplo, Curitiba está entre as três cidades brasileiras com mais bandas compostas por mulheres, totalizando 35 grupos, o que representa 5,3% do total nacional. Essa estatística coloca Curitiba atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Agradecimento: Tip Mídia Curitiba.
- Fringe abre inscrições para peças do Circuito Independente no Festival de Curitiba
- Gaby Spanic, estrela de A Usurpadora, faz show em São Paulo no Carioca Club
- Restaurante Dona Lucinha resguarda o sabor de Minas Gerais em casarão histórico de Belo Horizonte
- Centro de Arte Popular de Minas Gerais tem coleção de rara beleza no Circuito Liberdade em BH
- Museu de Artes e Ofícios SESI é cartão-postal repleto de memória no coração de Belo Horizonte
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.