FIT Rio Preto começa sob fortes aplausos a Fênix – Onde Nascem os Sonhos
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) começou sua 55a edição nesta quinta-feira, 18/7, às 20h, no Anfiteatro Nelson Castro, na Represa Municipal. O espetáculo de abertura foi com a Clarin Cia de Dança, que apresentou Fênix – Onde Nascem os Sonhos, com integrantes das duas maiores cidades brasileiras. Com 14 dançarinos das comunidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, a montagem venceu o Prêmio APCA 2023 de melhor direção musical e foca em corpos periféricos em busca da felicidade, com direito a toques africanos que passeiam entre o acústico e o sampler, unindo passado e presente. Depois do espetáculo, os artistas ferveram com o público no Graneleiro, point noturno do evento, com a oficina Passinho Phoda, misturando movimentos de diversos estilos, como break, frevo, samba, capoeira e dança afro ao ritmo do funk carioca.
Intitulada Curando a MEM{ÓRÌ}A, a curadoria do FIT Rio Preto 2024 é assinada pelo mestre em Educação, pós-graduado em Estudos Brasileiros e graduado em Ciências Sociais, Diego Ferreira Valladares Soares; pela artista, pesquisadora, produtora e gestora cultural Monique Cardoso e pela atriz, cantora, diretora e compositora, Naruna Costa. O festival de 2024 foca na celebração dos 80 anos de fundação do Teatro Experimental Negro (TEN), criado por Abdias do Nascimento (1914-2011) – um teatro de resistência, de grupo, de formação e de memória. O FIT Rio Preto é uma realização da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e do Sesc São Paulo. Confira a programação completa no site fitriopreto.com.br.
Uma edição histórica promete marcar 55 anos do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) de 18 a 27 de julho de 2024. São 37 espetáculos de dez estados brasileiros – contemplando todas as regiões do país – e cinco países, ocupam teatros e espaços públicos com 70 apresentações.
FIT RIO PRETO
Números
37 obras, sendo 18 com entrada gratuita
70 apresentações, sendo 34 gratuitas
5 países, 10 estados brasileiros, todas as regiões do país
20 espaços
450 artistas, seus produtores e técnicos
41 atrações no Graneleiro gratuitas
25 ações [per]formativas gratuitas
Mais de 130 horas de programação
Cerca de 140 pessoas trabalhando diretamente e mais de 200 pessoas indiretamente
- Fringe abre inscrições para peças do Circuito Independente no Festival de Curitiba
- Gaby Spanic, estrela de A Usurpadora, faz show em São Paulo no Carioca Club
- Restaurante Dona Lucinha resguarda o sabor de Minas Gerais em casarão histórico de Belo Horizonte
- Centro de Arte Popular de Minas Gerais tem coleção de rara beleza no Circuito Liberdade em BH
- Museu de Artes e Ofícios SESI é cartão-postal repleto de memória no coração de Belo Horizonte
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.