Rapidinhas: Marília Gabriela, Theodoro Cochrane, Rosana Stavis, Warley Noua, Zélia Duncan e muito mais!
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Vai ter bis
A comédia dramática A Última Entrevista de Marília Gabriela, com Marília Gabriela e Theodoro Cochrane, que esgotou bilheteria por três meses, retorna ao Teatro Unimed, logo após as apresentações no Rio de Janeiro (de 9 a 25 de agosto, no Teatro Prio). A nova temporada paulistana de mãe e filho começa em 30 de agosto e vai até 27 de outubro, no Teatro Unimed. Os ingressos já estão à venda para as sessões sextas e sábados, às 20h; e domingos às 18h. Se não foi ainda, corra pra ver. Porque é imperdível.
Mestre da dança
Brasileiro ícone da dança mundial, o bailarino Thiago Soares estreia nesta sexta-feira (2) seu premiado espetáculo Último Ato (vencedor do Prêmio Arcanjo de Cultura) no Teatro Unimed, em São Paulo, ao lado de Gabriela Sisto, Gab Ribeiro, Tairine Barbosa e Paulo Cristo. Não custa lembrar que ele foi o primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres e principal bailarino convidado pelos mais importantes teatros do mundo. Atualmente, também é coreógrafo residente no Ballet de Monterrey, no México. A temporada é curtinha: até 18 de agosto, sexta e sábado, 20h, e domingo, 18h. Do tipo imperdível.
Retorno a SP
Uma mulher atormentada a caminho do funeral de um amigo do passado. Este é o contexto da peça A Aforista, com a excelente Rosana Stavis em texto e direção de Marcos Damaceno, da companhia curitibana Stavis-Damaceno. A obra que rendeu à atriz indicações aos prêmios Shell, APCA e APTR volta ao cartaz no Teatro Vivo, sob curadoria de André Acioli, no Morumbi, em São Paulo, a partir de 8 de agosto. Estão todos convidados.
Show business
A toxidade da indústria de entretenimento norte-americana é discutida na comédia The Money Shot, de Neil LaBute. A peça dirigida por Eric Lenate faz nova temporada no Teatro Sérgio Cardoso, entre 3 de agosto e 8 de setembro, sábado e domingo, 18h. A peça foi indicada a melhor espetáculo no Prêmio PRIO de Humor. O elenco é formado por Lavínia Pannunzio, Michelle Boecshe, Jocasta Germano e Fernando Billi. A peça ainda tem tradução de Jorge Minicelli, figurinos de João Pimenta, desenho de luz de Aline Santini, trilha sonora original de L. P. Daniel e produção de Luque Daltrozo. Turma boa reunida.
Palco à venda?
Quatro atores encenam uma peça que mais parece um comercial de TV, com uma “família margarina” que anuncia produtos. Este é o enredo do livro Teatro à Venda, do dramaturgo e poeta Pedro Tancini, pelo Coletivo Parêntesis de Teatro. Na visão do autor, tudo pode ser transformado em mercadoria pela lógica capitalista, inclusive a própria arte e os seres humanos. Ele tem razão.
Todo identificado
O artista Warley Noua não costuma passar despercebido. Tal atenção intensa inspira sua música. Em seu novo single, Não me Olhe Assim, ele funde referências que vão de Cazuza a Caetano Veloso. A canção é o quinto lançamento de 2024 da Coletânea Clam, do coletivo e selo musical Projeto Clam, há 17 anos na linha movimentando a cultura de Guarulhos, na Grande São Paulo. Coisa boa.
Festa do cinema
Dira Paes e Toni Garrido vão apresentar o Prêmio Grande Otelo em 28 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A 23ª edição da maior premiação do setor audiovisual nacional conta com a entrega de troféus aos vencedores de 30 categorias, além de uma homenagem ao Cinema Novo. Os filmes com maior número de indicações são Mussum, O Filmis, de Silvio Guindane, e O Sequestro do Voo 375, de Marcus Baldini, ambos finalistas em 12 categorias, seguidos por Aumenta que é Rock’n’Roll, que disputa nove troféus. A cerimônia terá transmissão ao vivo pelo Canal Brasil e pelo Youtube da Academia Brasileira de Cinema. Viva a sétima arte.
Domingo no parque
Este domingo, 4 de agosto, será de corrida e música no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP). A Fan Fest dos Jogos de Paris – Festival Olímpico Parque Time Brasil terá como atrações a ZD 60 – Corra por Uma Causa com Zélia Duncan, seguida de show da cantora. A prova reunirá 2.200 participantes, a partir das 7h30, e Zélia é uma das inscritas. Depois, a partir das 11h, Zélia Duncan fará um show ao lado das cantoras Liniker e Fernanda Abreu. Que trio.
Drags shakespearianas
As drags viraram as queridinhas da cultura pop depois de RuPaul Drag Race. No teatro, não é diferente, e elas começam a ganhar cada vez mais espaço. Em tributo à arte drag queen, a Cia. Extemporânea encena a tragédia Rei Lear, de William Shakespeare no Sesc Consolação até 25 de agosto com drags no elenco. A montagem tem direção de Ines Bushatsky e traz no elenco Alexia Twister, Antonia Pethit, DaCota Monteiro, Ginger Moon, Lilith Prexeva, Maldita Hammer, Mercedez Vulcão, Thelores e Xaniqua Laquisha. O dramaturgo João Mostazo assina a adaptação do texto. Turma danada.
Caminho de vida
A comunicadora Thai de Melo faz sua estreia nos palcos com o espetáculo Como É Que Eu Vim Parar Aqui? no Teatro Unimed dia 7 de agosto. A temporada até 25 de setembro com sessão todas as quartas às 20h. Na peça, ela propõe uma reflexão da trajetória pessoal. Interessante.
Festival em SP
Estão abertas as inscrições para o MIACENA – Mostra Internacional de Artes Cênicas em Espaços Não Convencionais e Alternativos, que acontecerá em São Paulo, em setembro. Podem participar obras artísticas de teatro, dança, circo e performance. Grupos, artistas e produtores de todo o Brasil são convidados a enviar suas propostas para compor a programação do festival. Período de inscrição só até 10 de agosto pelo site www.miacena.com. Mande sua proposta!
Rima na veia
Também estão abertas as inscrições para o 4º Slam CI, uma das atrações do 27º Cultura Inglesa Festival. O evento reúne poetas de diversos estados brasileiros para uma batalha criativa, promovendo a diversidade cultural e a expressão poética. Interessados podem se inscrever no link: https://forms.gle/VoTDVegLkkEkjUBm6. Os participantes concorrerão a prêmios em dinheiro, bolsas de estudos e vales-presentes. A competição é coordenada por Roberta Estrela D’Alva, referência na área.
Clássico na Luz
O aclamado maestro João Carlos Martins e a Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP farão uma apresentação especial na Sala São Paulo. O concerto Histórias de Uma Vida é em 24 de agosto, às 20h30 e será de graça, com convites distribuídos a partir do dia 19 de agosto. Programe-se!
Quatro paredes
Clássico que passou quase duas décadas interditado pela polícia, a tragédia Álbum de Família, de Nelson Rodrigues, tem nova montagem pelo diretor Jorge Farjalla. O espetáculo está em cartaz no novíssimo Teatro Estúdio, em São Paulo, até 18 de agosto com sessões sextas e sábados, 20h, e domingos, 18h. O elenco é formado por Agmar Beirigo, Alexandre Galindo, Daniel Marano, Fernanda Gidali, Helena Cury, Iuri Saraiva, Jullia Leite, Lakís Farias, Lara Paulauskas, Lídia Engelberg, Mariana Barioni e Roberto Borenstein. Corra que dá tempo.
- Fringe abre inscrições para peças do Circuito Independente no Festival de Curitiba
- Gaby Spanic, estrela de A Usurpadora, faz show em São Paulo no Carioca Club
- Restaurante Dona Lucinha resguarda o sabor de Minas Gerais em casarão histórico de Belo Horizonte
- Centro de Arte Popular de Minas Gerais tem coleção de rara beleza no Circuito Liberdade em BH
- Museu de Artes e Ofícios SESI é cartão-postal repleto de memória no coração de Belo Horizonte
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.