Cia Manopla leva Mamulengo: A História do Forró a vários espaços culturais de São Paulo

Mamulengo: A História do Forró tem sessões com a Cia Manopla de graça em espaços culturais paulistanos © Weslei Soares Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A Cia. Manopla apresenta a circulação do projeto gratuito Mamulengo: A História do Forró em espaços culturais paulistanos. Com música ao vivo e bonecos do Museu do Mamulengo, de Pernambuco, o espetáculo celebra e explora diversos aspectos da rica cultura nordestina. O Blog do Arcanjo mostra a seguir as datas das apresentações gratuitas a seguir.

AGOSTO

Dia 16/08 (Sexta-feira) às 14h
Fábrica de Cultura Brasilândia
Av. General Penha Brasil, 2508 – Brasilândia,
São Paulo – SP

Dia 22/08 (Quinta-feira) às 15h
Biblioteca Érico Veríssimo
R. Diógenes Dourado, 101 – Parada De Taipas,
São Paulo – SP

SETEMBRO

Dia 04/09 (Quarta-feira) às 14h
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Rua Gen. Jardim, 485 – Vila Buarque, São Paulo – SP

Dia 26/09 (Quinta-feira) às 13h30
Centro Cultural Grajaú
R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 –
Parque América, São Paulo – SP

NOVEMBRO

Dia 06/11 (Quarta-feira) às 10h
CEU Guarapiranga
Estr. da Baronesa, 1120 – Parque Bologne, São Paulo

Dia 29/11(Sexta-feira) às 14H
Biblioteca Afonso Schmidt
Av. Elísio Teixeira Leite, 1470 – Vila Cruz das Almas, São Paulo – SP

DEZEMBRO

Dia 08/12 (Domingo) às 15h
Centro Cultural Vila Itororó
Final da Rua Maestro Cardim, rua sem saída, n° 60 – Bela Vista, São Paulo – SP

Embarque em uma viagem cultural com Mamulengo: A História do Forró, um espetáculo de mamulengo que revela a emocionante história de amor entre Seu Oliveira e Julieta. Através de uma narrativa envolvente criada pela Cia. Manopla, a partir de uma história real, público descobrirá a fascinante jornada do forró em sua vinda a São Paulo. A dramaturgia do espetáculo foi inspirada na verdadeira jornada de Seu Oliveira, que veio para São Paulo em busca de melhores oportunidades, deixando para trás a sua esposa Julieta e os seus filhos. Sua trajetória reflete a experiência de muitos nordestinos que enfrentaram o mesmo caminho. Anos depois, parte dos filhos de Seu Oliveira seguiu o legado cultural da família, contribuindo para a preservação e disseminação das tradições nordestinas com a Banda “Ó do Forró”. As composições da Banda compõem a trilha sonora do espetáculo que será apresentada ao vivo.

Sobre o Projeto

O projeto “Circulação – Mamulengo: A História do Forró” nasceu na 2ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Forró. O grupo voltou a ser contemplado nesta 4ª Edição e começou as suas 12 apresentações pela cidade de São Paulo no dia 16 de agosto, 14h, na Fábrica de Cultura Brasilândia. Todos os espetáculos serão gratuitos. “Mamulengo: A História do Forró”, celebra e explora diversos aspectos da rica cultura nordestina, incluindo dança, arte, culinária, linguajar e vestimenta. É uma iniciativa dedicada a preservar e promover as tradições que moldaram a nossa identidade cultural e reconhecer a significativa contribuição nordestina para nossa cidade.

A magia do mamulengo combinada com o ritmo vibrante do forró proporciona uma experiência cultural inesquecível, encantando e emocionando o público a cada apresentação. Além dos espetáculos serão oferecidas cinco oficinas gratuitas de “Papelogravura”, técnica parecida com a xilogravura mas que utiliza o papel com suporte ampliando a acessibilidade para todas as idades. Para maior acessibilidade 5, das 12 apresentações terão tradução em LIBRAS.

Serviço

MAMULENGO: A HISTÓRIA DO FORRÓ
CONCEPÇÃO: Cia Manopla
DRAMATURGIA: Alessandra Siqueyra
DIREÇÃO: Nilton Marques
ELENCO: Alessandra Siqueyra, Nilton Marques, Sandro Gattone e Tita Azevedo
STAND IN: Théofila Lima
TRILHA SONORA: Adan Oliveira
CENÁRIO: Sandro Gattone
PAINEL: Alessandra Siqueyra
BONECOS: Museu do Mamulengo – PE
ADEREÇOS: Tita Azevedo e Nilton Marques
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Tita Azevedo
SONOPLASTIA: Henrique Ramos
MÚSICOS CIRCULAÇÃO AO VIVO:
Nanda Guedes – Zabumba e Voz
Dicinho Areias – Sanfoneiro e Voz
Ronaldo Liano – Triângulo e Voz
MÚSICOS: Nanda Guedes – Zabumba e Voz / Dicinho Areias – Sanfoneiro e Voz / Ronaldo Liano – Triângulo e Voz
DURAÇÃO: 40min
CLASSIFICAÇÃO: Livre

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *