Morre Silvio Santos, maior ícone da TV no Brasil

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Morreu Silvio Santos, neste sábado, 17 de agosto, aos 93 anos, em São Paulo, deixando o país em luto profundo. Senor Abravanel, seu nome de batismo, foi o maior ícone da TV no Brasil, dono de farto carisma e alto poder de comunicação com as massas. Afinal, qual outro apresentador veio da pobreza, atuando como camelô, e construiu um império de comunicação, permanecendo na ativa até os 90 anos de idade em seu próprio canal no qual foi a estrela de maior audiência? Qual outro apresentador demonstrou durante 65 anos esse alto poder de comunicação com o povo e conexão imediata com o Brasil mais profundo? Seu sucesso inquestionável na frente das câmeras se repetiu nos bastidores, na esfera empresarial e comercial, já que construiu um verdadeiro império e uma fortuna que fez dele um dos homens mais ricos não só do Brasil como do mundo. As polêmicas já na etapa final não eclipsam o legado de sucesso arrebatador que construiu. Silvio sempre tratou a imprensa com profundo respeito e carinho, tendo qualquer jornalista como colegas de profissão. O apresentador e dono do SBT deixa a viúva, Íris Abravanel, e seis filhas herdeiras: Cintia, Silvia, Daniela, Patricia, Rebeca e Renata, além de netos e bisnetos. O Blog do Arcanjo envia os sentimentos aos familiares, amigos, funcionários, colegas de auditório e todos nós brasileiros, que, de certa forma, tínhamos Silvio Santos como uma pessoa querida da família. Afinal, Silvio Santos foi o brasileiro que mais famílias teve ao longo da história. E fez história. Que descanse em paz.

Silvio Santos teve trajetória de sucesso e construiu um império

Um dos grandes empresários da televisão, Silvio Santos Santos começou a ganhar a vida como camelô nas ruas do Rio de Janeiro, sua cidade natal, onde nasceu em 12 de dezembro de 1930. De origem judia, o Homem do Baú, como ficou conhecido após a fama, começou sua carreira na Rádio Continental, onde usava o nome de batismo, Senor Abravanel, passando depois para Silvio Abravanel até chegar a Silvio Santos.

Após se mudar para São Paulo, Silvio começou a trabalhar em circos, apresentando espetáculos e sorteios em caravanas de artistas. Em 1962, estreou seu primeiro programa, Vamos Brincar de Forca, na TV Paulista. Dois anos depois, surgiu o Programa Silvio Santos. Dez anos depois, a TV Paulista foi incorporada à Rede Globo, o apresentador quase saiu da emissora, mas o Roberto Marinho o convenceu a ficar e renovou seu contrato por mais quatro anos.

Silvio Santos na Globo

Com o contrato, Silvio não poderia ser acionista ou dono de emissora de televisão, motivo que o fez sair da Globo. Silvio partiu para novos empreendimentos e adquiriu Baú da Felicidade. Em 1976, Silvio começou a comprar horários na Rede Tupi. Em 1975, o presidente Ernesto Geisel assinou um decreto no qual concedeu ao apresentador o canal 11 do Rio de Janeiro. Ele passou a transmitir seus programas simultaneamente na Tupi e na TVS (TV Studios).

SBT

Em 1980, o Programa Silvio Santos foi transferido para a Rede Record. No ano seguinte, Silvio Santos obteve licença para operar o canal 4 de São Paulo, que se tornou a TVS da capital paulista. A partir das emissoras do Rio e de São Paulo, surgiu o embrião do SBT. A emissora se expandiu rapidamente por meio das afiliadas. Na época, o programa Silvio Santos ainda continuava na Record, especialmente para alcançar o interior de São Paulo. A marca SBT passou a ser usada em toda a rede em fins dos anos 1980.

Câncer e canditadura à Presidência

Em 1987, Silvio teve uma suspeita de câncer na garganta e devido ao tratamento, que fez no exterior, ficou algumas semanas sem gravar os seus programas dominicais. No ano seguinte, o também apresentador Gugu Liberato, pupilo de Silvio, passou a apresentar alguns quadros do Programa Silvio Santos. Sua participação cresceu nos anos 1990, com o sucesso da atração Domingo Legal. Outros quadros passaram a ser comandados por Celso Portiolli.

Em 1989, Silvio Santos tentou ser candidato a presidente do Brasil, mas, as brigas entre grupos políticos, acordos e negociações o fizeram desistir. No ano seguinte, Silvio Santos e Paulo Machado de Carvalho venderam a Rede Record para o empresário Edir Macedo, dono da Igreja Universal.

Homenagem no Carnaval

Em fevereiro de 2001, no mesmo ano em que foi homenageado pela escola de samba carioca Tradição, sua filha Patrícia Abravanel foi sequestrada na porta da mansão da família Abravanel, no Morumbi, em São Paulo. Após dias de negociação, o resgate foi pago e Patrícia libertada. Tempo depois, o sequestrador voltou a casa e manteve Silvio e toda sua família como reféns. Ao final, se entregou à polícia e foi preso, mais tarde o sequestrador veio a morrer na prisão.

Grupo Silvio Santos

Silvio Santos criou um verdadeiro conglomerado empresarial, o Grupo Silvio Santos, que chegou a ser formado por 37 empresas, com cerca de 20 mil funcionários, na rede Baú da Felicidade, que contou com as lojas do Baú, a Liderança Capitalização (que opera a Tele-Sena), o Hotel Jequitimar e os cosméticos Jequiti. O banco Panamericano recebeu propostas de compra em 2004 e 2005 por grupos financeiros do Brasil e do exterior, mas Silvio Santos não abriu mão do negócio na época. O Teatro Imprensa também pertence ao Grupo Silvio Santos, mas está fechado desde 2011.

Disputa com Zé Celso

Nas últimas três décadas travou uma disputa pública com o diretor de teatro José Celso Martinez Corrêa, que morreu em 2023, pelo terreno no enorno do Teatro Oficina, pertencente ao Grupo Silvio Santos e onde Silvio queria construir torres que aprisionariam o teatro, que luta para transformar o local em parque. Silvio chegou a visitar o teatro, mas depois a relação entre os dois gigantes das artes piorou outra vez. Até hoje o imbróglio não foi definitivamente solucionado.

Família

Silvio foi casado com Cidinha, que morreu de câncer na década de 1970, com quem teve as filhas Cintia e Silvia. No final dos anos 1970, o apresentador casou-se novamente com Íris, sua atual mulher, que tornou-se novelista do SBT. Com ela teve mais quatro filhas: Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. Ele tem 13 netos, entre eles o ator e cantor Tiago Abravanel, filho da primogênita, Cintia, e quatro bisnetos.

Imagens da vida e carreira de Silvio Santos

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *