★★★★ Crítica: Nada, série argentina com Luis Brandoni, Robert De Niro e Majo Cabrera, declara amor a Buenos Aires

Luis Brandoni e Robert De Niro na ótima série Nada, no Disney + © Disney + Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

★★★
NADA

Série no Disney +
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Uma série elegante, sofisticada e cheia de pequenos detalhes, temas e possibilidades interpretativas. Estou falando de Nada, série argentina da Disney + (Star+), protagonizada pelo grande ator argentino Luis Brandoni, com participação especial de ninguém menos do que o astro de Hollywood Robert De Niro, e coprotagonizada pela excelente atriz paraguaia Majo Cabrera.

Deliciosamente, Nada acompanha a saga do de Manuel Tamayo Prats (Luis Brandoni), que precisa encarar sua vida solitária após a morte de sua fiel empregada Celsa (a ótima Maria Rosa Fugazot), única pessoa com quem convive e que lhe trata feito uma mãe, enchendo-o de cuidados que fazem dele um típico homem mimado latino-americano.

Contudo, a solidão não dura muito. Sua ex-namorada Grace (Silvia Kutika) lhe envia uma nova empregada, Antonia (Majo Cabrera), uma jovem de 20 anos, imigrante do Paraguai recém-chegada em Buenos Aires, onde busca oportunidade de trabalho que lhe possibilite enviar dinheiro à sua mãe e sua pequena filha, que ficaram em sua terra natal.

A relação que se instaura a partir daí muda os rumos do protagonista e lhe fazem enxergar novos pontos de vista além de seu próprio umbigo. A trilha original de Ignacio Gabriel e Alejandro Kauderer faz perceptível citação a Raros Peinados Nuevos, música do astro do rock argentino Charly Garcia, que traz o verso “ya no quiero criticar”; tudo a ver com o protagonista crítico gastronômico em crise.

O convívio diário entre patrão e empregada, com forte papel de um diário no qual a finada Celsa anotou tudo que “el señor” gosta e precisa, vai mudando aos poucos a percepção do sisudo crítico gastronômico sobre a própria vida. Ele aprende que a simplicidade é o que mais importa.

Tais fatos vão sendo narrados por seu amigo escritor nova-iorquino Vincente (o sempre genial Robert De Niro), jornalista e autor ítalo-americano premiado, a quem Manuel foi cicerone gastronômico na Buenos Aires dos anos 1980. É ao amigo gringo que ele recorre já na reta final da série, com um convite para viajar a Buenos Aires e dar seu prestígio internacional ao novo livro de Manuel, escrito após pressão do editor.

Muito bem criada por Mariano Cohn e Gaston Duprat, Nada é uma série curtinha — são só cinco episódios de cerca de meia hora cada —, mas certeira em criar uma atmosfera que torna-se uma tocante homeangem à própria cidade de Buenos Aires. Mostra não só sua rica gastronomia como suas belezas instrísecas e idiossincrasias típicas dos portenhos, sem deixar de abordar sutilmente temas como xenofobia, racismo, elitismo, colonialismo e machismo, entre outros.

A série confirma mais uma vez o primor de roteiro, atuação e produção audiovisual que nossos hermanos argentinos têm, ao ponto de um Robert De Niro topar entrar em um projeto ao sul do Equador. Merece ser saboreada cena a cena.

Buenos Aires está sempre acordada, à espreita, esperando para empurrá-lo para o vazio… ou para lhe dar uma mão. Isso te surpreende, para melhor ou para pior. É complexa, contraditória, sofisticada, selvagem e encantadora. E o melhor de tudo é que é imprevisível.”

Robert De Niro, na série Nada

★★★
NADA

Série no Disney +
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

view of the obelisco de buenos aires from diagonal sur in buenos aires argentina
Buenos Aires é cenário da série argentina Nada, no Disney + – Photo by belmont on Pexels.com Blog do Arcanjo 2024

Lugares de Buenos Aires que são cenários da série Nada ou Um roteiro turístico a partir da série da Disney +

A série Nada, da Disney +, é ambientad na cidade de Buenos Aires, onde um crítico gastronômico muda sua percepção de vida a partir do encontro com sua empregada, uma jovem imigrante paraguaia. A série passeia por lugares icônicos e também pequenos achados na capital da Argentia que merecem ser conhecidos. O Blog do Arcanjo lista alguns deles que merecem sua visita na próxima ida a Buenos Aires.

Antonio Niz, Robert De Niro e Luis Brandoni em El Rebenque de Omar, no bairro Once, em Buneos Aires, na série Nada © Divulgação Disney + Blog do Arcanjo 2024

Bife a cavalo no bairro Once

O restaurante El Rebenque de Omar
(Matheu 24, Once, CABA)
O lugar é cenário quando Manuel recebe Vincent em Buenos Aires e o leva para comer um bom bife à cavalo portenho, com 900 gramas de carne com dois ovos fritos acima. O nova-iorquino fica impressionado com a carne ser cortada pelo garçom com uma colher, de tão macia que é. Uma cena de dá água na boca. O proprietário é Omar Escudeiro, que cuida do local há quase 30 anos com sua mulher. Uma curiosidade: o garçom da cena é o parrillero da casa, Antonio Niz, que ficou satisfeito com seu momento de atuar com Robert De Niro e Luis Brandoni.

La Boca e sua Ponte Nicolás Avellaneda
O protagonista da série vive no bairro de La Boca, na zona sul de Buenos Aires. Da janela de seu apartamento se avista a ponte de ferro Nicolás Avellaneda, um marco do histórico bairro portenho inaugurado em 1914.

pexels-photo-16228261.jpeg
Obelisco em Buenos Aires – Photo by Gabriel Ramos on Pexels.com Blog do Arcanjo 2024

Obelisco e Diagonal Norte
Manuel também faz Vincent caminhar por toda Buenos Aires, um dos pontos de parada é na Avenida Diagonal Norte, no centro de Buenos Aires, de onde eles avistam o famoso Obelisco, símbolo fálico da cidade. Ao vê-lo, o persongem de Robert De Niro afirma que o obelisco de Washington nos Estados Unidos é maior. O que é verdade, já que o Obelisco portenho mede 67,5 metros, já o de Washington tem 169 metros de altura.

Luis Brandoni e Majo Cabrera na Calle Florida em Buenos Aires na série Nada © Disney + Divulgação Blog do Arcanjo 2024
Luis Brandoni anda pela calle Arroyo, no bairro de Retiro, em Buenos Aires, na série Nada © Disney + Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Florida, Plaza San Martin e Retiro
A região do microcentro portenho também aparece na série. A Calle Florida surge com seus “arbolitos”, os homens do cambio que trocam dólares e reais. É para lá que Manuel se dirige com sua empregada Antonia para trocar os dólares recebidos pela venda de um quadro. Mas ele prefere fazer a troca em uma loja na Galeria Larreta (Florida, 971), já quase em frente à Plaza San Martín, no bairro de Retiro, uma das mais antigas e queridas praças portenhas. Manuel também passa pela Calle Arroyo, em Retiro, considerada uma das mais francesas ruas de Buenos Aires, com seus cafés e galerias de arte.

Majo Cabrera e Luis Brandoni na Parilla Rojas – Superpancho Milan em Caballito, Buenos Aires, na série Nada © Disney + Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Parilla Rojas e seu superpancho en Caballito
Em uma cena maravilhosa da série, Manuel pergunta a sua empregada o que ela deseja comer. E ela responde: “um pancho”, que é como os argentinos chamam o cachorro quente. Então, o crítico gastronômico a leva ao à Parillas Rojas, ou melhor, como aparece no cartaz, Superpancho Milan (Yerbal 799, Caballito), pertinho da estação de trem Sarmiento. O local é especializado em panchos, hamburguesas e sanduíches de milaneasa há mais de um quarto de século.

O elegante bar notable The Brighton, no centro portenho, é um dos destaques da série Nada © Disney + Divulgação Blog do Arcanjo 2024

The Brighton no microcentro portenho
Um dos interiores mais luxuosos da série, todo trabalhado em madeira do começo do século 20, o restaurante The Brighton (Sarmiento, 645), chamado de bar notable, é cenário da cena na qual Manuel se une com seu seleto clube de amigos em um jantar que termina em briga. O movito? Manuel resolve contestar o filho de um dos amigos presente no encontro, um jovem estudante de sociologia na Universidade de Buenos Aires que defende ideias socialistas, falando para ele não falar “boludeces” [besteiras]. A briga faz terminar sua amizade, já que o amigo o chama de um velho amargo.

Veja a série Nada no Disney +

Nada

Um emblemático dândi de Buenos Aires, crítico gastronómico sofisticado e provocador, convive há décadas com uma governanta que lhe trata de tudo, desde a limpeza da casa até aos seus assuntos mais privados. Mas uma reviravolta inesperada do destino deixa-o sozinho e leva-o a perceber que realmente não pode fazer nada sem ajuda. Quando uma rapariga inexperiente e ingénua do interior do Paraguai aparece à procura de emprego, ele tem de decidir entre contratá-la e ensinar-lhe todas as suas peculiaridades ou tentar viver sozinho. Este choque de culturas e gerações levará a situações inusitadas e enternecedoras que ensinarão a ambos.

★★★
NADA

Série no Disney +
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *