Rapidinhas: Satyros, Fagundes e Torloni, Vinicius Aguiar, Alessandra Negrini, Ana Barroso, Renata Vilela e mais!

Ana Barroso, Renata Vilela, Vinicius Aguiar e Alessandra Negrini: solos no teatro de São Paulo © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Lorca na Roosevelt

Após lotarem o Sesc 14 Bis, os integrantes da Cia. Os Satyros celebram a reestreia de A Casa de Bernarda Alba, texto lendário de Federico García Lorca sob direção inventiva de Rodolfo García Vázquez, em sua sede na Praça Roosevelt. A encenação idealizada por Vázquez e Ivam Cabral pode ser vista por lá de 31 de agosto a 10 de novembro, de quinta a sábado, 20h, e domingo, 18h, com ingressos a preços populares. Vai, gente!

Cabe mais um?

Tem gente se matando para entrar na lista dos convidados VIPs da estreia da nova peça de Antonio Fagundes e Christiane Torloni. A comédia Dois de Nós promete e estreia dia 5 de setembro no Tuca, em São Paulo. A coluna vai, tá?

Boca a boca

O ator Vinicius Aguiar anda feliz da vida. Afinal, seu solo mal estreou e já está na boca do povo. Diga Que Não Me Conhece, que faz temporada sob direção de Ester Laccava no Teatro Itália de 1º a 27 de outubro, tem tido alta procura por ingressos antecipados. Também pudera. A obra é baseada no romance autoficcional homônimo de Flávio Cafiero, vencedor do Prêmio APCA de Literatura em 2021. Em foco, relações de amor, sexo e amizade na fervilhante São Paulo para um homem gay na faixa dos 40 anos. Vai dar o que falar.

Grito de liberdade

A atriz Renata Vilela embarca em um solo sob direção e produção de Arlindo Lopes e com dramaturgia de César Mello. O Pássaro na Gaiola estreia neste sábado, 31 de agosto, às 20h, no Teatro Estúdio. Na trama, ela vive uma jornada inspirada por ícones negras dos EUA como Ruby Bridges e Maya Angelou. Misturando real e fictício, a peça mergulha no subconsciente de mulheres que transformaram dor em força e superação. Vai até 22 de setembro, com sessões aos sábados, às 20h, e domingos às 17h. Tema importantíssimo!

Reta final

Alessandra Negrini anda em processo de despedida da primeira temporada de seu primeiro solo, A Árvore, em cartaz no Centro Cultural São Paulo. O texto, com uma mulher isolada em um apartamento com sua plantinha, é da inteligentíssima Silvia Gomez, querida da coluna de velhos carnavais, com direção de Ester Laccava. Curtinha, a temporada acaba neste domingo, 1º de setembro. Pode uma coisa dessas?

Escritora aprovou

A atriz Ana Barroso está impressionada com o sucesso e a forte repercussão da temporada de seu solo Isabel das Santas Virgens e Sua Carta à Rainha Louca em São Paulo, onde fica em cartaz até 13 de setembro no Sesc Pinheiros. Outro dia, entre tantas alegrias, ela viveu uma surpresa agradabilíssima. Maria Valéria Rezende, a premiada autora santista do romance no qual o espetáculo se inspira, foi assistir à montagem. Ao fim, a autora foi só elogios à atriz. Haja coração!

Ingleses estão chegando

Cultura Inglesa Festival chega à sua 27ª edição de 26 de setembro a 13 de outubro em SP. A programação mescla música, teatro, cinema, arte digital, além de debates. São 14 espaços culturais com 52 atividades ao em 17 dias. O Blog do Arcanjo revela destaques: a Casa Natura Musical recebe Xenia França, Funmilayo Afrobeat Orquestra e DJ Evelyn Cristina no dia 28/9. Já o Sesc Consolação será palco do espetáculo The Talent, da companhia britânica Action Hero, nos dias 4 e 5/10. No Tendal da Lapa, o reggae de Mr Williamz (Reino Unido) é destaque do CIF Soundsystem e se apresenta em 13/10, junto com atrações nacionais como  Lys Ventura e Peroli. Imperdível que fala?

Drag é pop

Depois de causar furor no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, a montagem de Rei Lear, com elenco composto por drags no clássico de William Shakespeare, segue sua trajetória de consagração. Bastaram 15 minutos para que se esgotassem todos os ingressos da atual temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita, na zona norte paulistana. A Cia. Extemporânea precisa urgentemente planejar uma temporada no teatrão comercial. É preciso saborear o sucesso.

Gonga ele

O humorista Rafa Chalub, o Esse Menino, foi o convidado de honra do Gongada Drag, criado por Bruno Motta, no imponente Teatro Bradesco, na última quinta. No palco, sugeriu que Reynaldo Gianecchini, que vive uma drag no musical Priscilla, A Rainha do Deserto, seja o chamado em uma próxima edição. Pelo jeito, gongada não faltará ao galã. Será que ele topa?

Baile proibido

O Grupo Pano estreia seu novo espetáculo, ¡Cerrado!, no Teatro de Contêiner, em 6 de setembro, sexta-feira, às 20h. Fica por lá até o fim do mês sexta, sábado e segunda, 20h, e domingo, 19h. A peça tem direção e dramaturgia de Caio Silviano. O enredo aborda a legislação de San Pedro de Atacama, no Chile, que restringe o direito de dançar em estabelecimentos licenciados. Que loucura!

Não é não!

Após sucesso no Rio, a atriz Adriana Birolli estreia seu solo de comédia NÃO! em São Paulo no Teatro UOL dia 7 de setembro, sempre sábados, às 18h e às 20h, e aos domingos, às 18h, até 1º de dezembro. O texto e a direção são de Diogo Carmargos. Na peça, ela ensina quem tem dificuldade em dizer a sucinta palavrinha. Você é dessas pessoas?

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *