Festival Mirada celebra teatro do Peru com atrações internacionais em Santos

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Teatro hermano bem próximo de nós. De 5 a 15 de setembro acontece a 7ª edição do MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, realizado pelo Sesc São Paulo em Santos, no litoral paulista. Dessa vez, o Peru é o país homenageado, com 11 atrações participantes, oito peças e três apresentações musicais e performáticas no Ponto de Encontro do evento, no Sesc Santos. O evento tem 33 espetáculos de 10 países. Além das peças peruanas, há 12 peças internacionais vindas de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai. Do Brasil, são 13 trabalhos que representam os estados Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. O encontro ainda abriga o Mirada Pro, com dezenas de programadores internacionais e nacionais de festivais de artes cênicas do mundo todo, e atividades formativas. O tema do festival une três palavras: o sonho, a floresta e a esperança, navegando por temáticas como questões indígenas, decoloniais e ecológicas, além das pautas identitárias nas artes cênicas. Como é tradição desde a primeira edição, o Blog do Arcanjo vai acompanhar de perto o evento.
Confira a programação do Mirada!

Compreender o pertencimento ancestral enriquece a pesquisa nas artes performáticas, ampliando visões e criando novos contextos. Essa percepção pode superar supostas hierarquias entre povos e permitir novas aproximações simbólicas. O MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, em sua sétima edição, estimula essas confluências por meio de eixos sobre o sonho, a floresta e a esperança, incentivando trocas culturais entre os países convidados”.
Luiz Galina
Diretor Regional do Sesc São Paulo

MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas
Desde 2010 com a missão de destacar a diversidade de estéticas e as investigações nas artes cênicas dos países da América Latina e da Península Ibérica, o MIRADA chega à sua sétima edição na cidade de Santos, que possui, além de sua beleza natural, a aptidão de ser um cenário ideal para ressaltar e propiciar o intercâmbio entre os povos.

Blog do Arcanjo conta a história do Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas – Sesc – Santos
Com seu movimentado porto em comunicação direta com o mundo, Santos abriga o Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas desde 2010. O Blog do Arcanjo acompanha o evento do Sesc de perto desde sua primeira edição e conta a seguir a sua história.
2010
A primeira edição estabeleceu algumas características que se mantiveram ao longo das edições seguintes: um país homenageado (a Argentina), a duração estendida (10 dias); o panorama rico (30 espetáculos, com 18 produções internacionais e 13 nacionais) e a ocupação não só do Sesc Santos, mas também de pontos icônicos da cidade (o Porto, o Teatro Guarany e a Casa da Frontaria Azulejada).
2012
Com 38 espetáculos, o festival homenageou em sua segunda edição o México – que teve sete trabalhos na programação – e transbordou para as cidades vizinhas de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grande e São Vicente.
2014
A terceira edição homenageou o Chile e teve 40 espetáculos, intervenções, atividades formativas e infantis – estas últimas percorreram Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, São Vicente e Peruíbe.
2016
A quarta edição versou sobre a capacidade da arte de reagir às realidades políticas e sociais contemporâneas, sem perder de vista a poética e a estética. Foram 43 espetáculos e a Espanha foi o país homenageado, com oito trabalhos na programação.
2018
O país homenageado da quinta edição foi a Colômbia, que teve nove espetáculos inéditos no Brasil encenados aqui por ocasião do festival. A edição também marcou a estreia da Nicarágua entre os países participantes.
2021
Excepcionalmente realizado como uma ocupação, devido à pandemia de covid 19, o Mirada 2021 foi realizado em novembro e lançou um olhar para a criação cênica ibero-americana com aberturas de processos de criação e transmissões de obras ao vivo e gravadas.
2022
A sexta edição marcou o ano do bicentenário da Independência, e o país homenageado foi Portugal. De 36 espetáculos, 9 tiveram o país ibérico como origem. Na pauta, temas como a ditadura do regime salazarista e a colonização.
2024
A sétima edição do Mirada celebra o Peru, com 11 atrações, das quais oito espetáculos de teatro, que refletem a cultura peruana, representada por grupos como o Grupo Cultural Yuyachkani e o Antares Teatro.

Festival Mirada de Santos sobe a serra e traz atrações a São Paulo
Os paulistanos que não conseguirem descer a Santos para acompanhar o Mirada podem ficar tranquilos. O festival trará algumas das atrações internacionais para as unidades na capital paulista. Veja só quanta coisa boa e programe-se!
Los Mirlos (Peru)
7 de setembro (sábado, 18h30)
Sesc Pompeia
G.O.L.P. (Chile e Portugal)
Teatro Experimental do Porto e Teatro La María
13 e 14 de setembro (sexta e sábado, 20h)
Sesc Bom Retiro
Tierra (Uruguai)
Sergio Blanco
18 e 19 de setembro (quarta e quinta, 21h)
Sesc Vila Mariana
El Presidente Más Feliz (Peru)
Cristina Velarde
19 e 20 de setembro (quinta e sexta, 20h)
Sesc Consolação
Sombras, Por Supuesto (Argentina)
Compañía El Silencio e Romina Paula
18 e 19 de setembro (quarta e quinta, 21h30)
Sesc Belenzinho

Parto Pavilhão (Brasil | São Paulo)
Aysha Nascimento, Naruna Costa e Jhonny Salaberg
17 de setembro a 18 de outubro (terça a sexta, 20h30)
Sesc Pompeia
VAPOR, ocupação infiltrável (Brasil | Piauí)
Original Bomber Crew
19 a 22 de setembro (quinta a sábado, 20h e domingo, 18h)
Sesc Avenida Paulista
MONGA (Brasil | Ceará)
Jéssica Teixeira
26 de setembro a 27 de outubro (quinta a sábado, 20h e domingos, 18h – exceto dia 6/10. Dia 12/10, sábado, 18h. Dia 23/10, quarta, 20h)
Sesc Avenida Paulista
Imagens do Toque (Peru)
Com Cristina Velarde
17 e 18 de setembro (terça e quarta, das 10h às 12h)
CPT – Sesc Consolação
- Susana Vieira leva Lady ao Teatro Vivo em São Paulo após sucesso no Rio
- A Língua Mãe estreia sob fortes aplausos a Monica Biel no Sesc Pinheiros em SP
- O Céu da Língua consagra Gregório Duvivier no Guairão no Festival de Curitiba
- Rapidinhas Curitibanas: Saiba o que rolou nos bastidores do 33º Festival de Curitiba
- Ana Cañas lança o envolvente Vida Real, álbum com feats poderosos de Ivete Sangalo, Ney Matogrosso e Roberta Miranda
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.